Iniciar sessão ou registar-se
    • Zafa
    • 15 julho 2009 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Tenho andado à procura de casa para arrendar no entanto as arendas são elevadas e põe-se sempre a tentação de arrendar sem recibo. No entanto como sou cumpridor (na medida do possivel lol )tive um colega que me arrendava uma casa mas dizia que com recibo me levava cerca de 450€ mas que eu depois podia deduzir no IRS e que ainda me ficava mais barato que sem recibo!? Isto a mim faz-me alguma confusão pois o estado não dá nada a ninguém. Falaram-me em simular no site das finanças mas eu ano passado trabalhava em part-time enqtuanto estudava e tb estive desempregado e como tal penso que as coisas devem dar relativamente diferentes uma vez que a minha situação actual é diferente.

    Será que alguém me pode dar umas luzes sobre este assunto? Já perdi umas horas a pesquisar ca no forum e a googlar mas sistematicamente só encontro questões da parte dos senhorios e nunca dos inquilinos sobre estes assuntos.

    Grato pelos futuros esclarecimentos.
    •  
      FD
    • 15 julho 2009

     # 2

    Tem rendimentos? Se sim, deduz à colecta 30% do valor anual do arrendamento até um limite de 586€.

    Isto quer dizer que, explicado de forma básica e tecnicamente com algumas falhas, desde que pague mais de 586€ de IRS por ano e pague pelo menos 1.953€ de renda anual, reaverá no IRS esses 586€.

    Exemplos explicativos:

    - ganha 10.000€ por ano e gasta 1.000€ em despesas de saúde. Pagaria, imaginemos, 15% de IRS sobre os 10.000€, mas sobre esse resultado abateria os 1.000€ em despesas de saúde
    10000 (o que ganhou) * 0,15 (a taxa de IRS) = 1500 (quanto teria que pagar de IRS) - 1000 (despesas de saúde) = 500 (quanto efectivamente pagaria de IRS)

    - neste caso, imaginemos que ganha 10.000€ num ano e paga 5.400€ de renda anual (450*12)
    Com recibo: 10000 (o que ganhou) * 0,15 (a taxa de IRS) = 1500 (quanto teria que pagar de IRS) - (dedução do arrendamento que é o menor destes dois valores: 5400*0,3 ou 586) = 914€
    Sem recibo: 10000 (o que ganhou) * 0,15 (a taxa de IRS) = 1500€
    Na prática, pagaria menos 586€ de impostos o que se traduziria numa renda mensal virtual de arrendamento de (450-586/12) 401,17€.

    Claro que isto funciona assim se tiver que pagar IRS, porque se não pagar IRS o estado não lhe vai devolver dinheiro que nunca recebeu.
 
0.0084 seg. NEW