Iniciar sessão ou registar-se
    • DM
    • 16 março 2018

     # 1

    Viva

    Recentemente reabilitei uma casa de familia com 60 anos para férias e tenho duas situações que queria resolver.
    A primeira são as juntas de uma parede de pedra cujo o material da junta é barro, o que no inverno faz lama e no verão se esboroa todo. As paredes tinham reboco pobre e foram picadas para ficar com a pedra à vista. Parte está em zona coberta e outra no exterior. Qual será a melhor forma de resolver a situação mantendo a pedra à vista e sem argamassar as juntas?

    A outra questão prende-se com humidades em paredes interiores de dois quartos, humidades por ascensão capilar, são quartos terreos, qual será a melhor forma, substituir o reboco? mais tarde ou mais cedo volta. Ocultar com placas de pladur hidrofugo?

    Desde já obrigado, de seguida coloco fotografias.
    • DM
    • 16 março 2018

     # 2

    Fotografias

    Obrigado
    Concordam com este comentário: AMVP
      20180309_145905.jpg
      20180309_150143.jpg
      20180309_150158.jpg
  1.  # 3

    Tem a certeza que isso é humidade capilar? A mim parece-me infiltracao.

    Melhor esperar pelos especialistas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
  2.  # 4

    na questão do muro, ou usa uma argamassa mais forte, ou então terá que a proteger envernizando o muro, para manter as pedras à vista.

    na questão do quarto, já deu a resposta. pode no entanto caso seja possível, tentar desviar as águas dessa parte da casa fazendo uns drenos. Basicamente do lado exterior, cavar uma vala com 50 cm, e colocar lá um tubo com uns buracos, rodeado de brita. O objectivo é que a água que existe na terra entre nesse tubo e seja desviada da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
  3.  # 5

    Colocado por: pauloagsantosna questão do muro, ou usa uma argamassa mais forte, ou então terá que a proteger envernizando o muro, para manter as pedras à vista.


    Por experiência própria, envernizar pedra é o pior que se pode fazer. Após as primeiras chuvas começam a aparecer manchas brancas a escorrer pelas juntas porque o verniz tapa completamente os poros.
    O melhor será tratar primeiro com anti algas e depois aplicar hidrofugante e ir renovando de 2 em 2 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
  4.  # 6

    No exterior, não deveria ter picado o reboco da pedra, pois retirou a protecção e essa alvenaria é ordinária, não deve ficar à mostra. Aplique novo reboco.
    No interior, é o mesmo. No entanto está protegida da acção dos elementos. E entendo a questão estectica.
    Não deve dar verniz, mas sim aplicar um consolidante para pedra natural.... Por exemplo da BEISSIER (dyrup) à base de silicatos de etileno...
    A MAPEI também tem o consolidante 8020...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
  5.  # 7

    o primeiro erro foi tirar o reboco.. o melhor é rebocar de novo, pena ter deitado for o antigo pois em principio dava para reaplicar. use rebocos de cal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
    • DM
    • 16 março 2018

     # 8

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Quanto ao quarto interior, a foto até é de uma parede interior, e a parece-me mesmo humidade que ascende do solo, antes da intervenção já tinha problemas mas a ideia do dreno é boa!

    Quanto às juntas, ainda não tinha chovido muito e por isso não tinha este aspecto de lama. Se calhar é mesmo melhor rebocar de novo.
    Na interior, é uma parede exterior mas num coberto e pretendia manter com a pedra à vista, procurava mesmo um produto do tipo que o Pedro Barradas referiu, algo que evitasse o esboroamento, no verão está sempre a cair terra das juntas.
    • DM
    • 22 maio 2019 editado

     # 9

    Voltando à questão das humidades da casa reabilitada.
    Acontece que a casa antes de ser reabilitada, colocação de novas janelas e substituição do telhado, não apresentava tantos problemas de humidades, tanto por ser habitada continuamente antes, actualmente é de férias, como por estar mais estanque agora.

    Com a reabilitação durante o inverno aparecem mais humidades nas paredes e num dos quartos que sempre teve um sobrado sobre caixa de ar com ligação ao exterior,que se aguentou muito anos sem grandes humidades, agora com novo sobrado apresenta já problemas de humidade nas tabuas.

    Agora pergunto, valerá a pena fazer aberturas de ar em todos os quartos para permitir o arejamento da casa quando não está lá ninguém? Poderá isto resolver ou atenuar os problemas de humidades?
    Aberturas que possam ser fechadas com a nossa presença...

    Muito obrigado
  6.  # 10

    Existem umas peças para colocar no aro das janelas q permite a circulação de ar. Assim evita andar a furar as paredes...
    Pelo q sei as peças são um pouco caras, mas é algo q o DM faz sem problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
    • DM
    • 28 maio 2019

     # 11

    Obrigado pela resposta.
    Sabe-me indicar ou mostrar exemplos?
    Obrigado
  7.  # 12

    Colocado por: DMObrigado pela resposta.
    Sabe-me indicar ou mostrar exemplos?
    Obrigado

    Tente pesquisar por Grelha de Ventilação para Caixilharia.
 
0.0148 seg. NEW