Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Não sei se já repararam mas existe uma publicidade da EDP que passa na TV, que diz que se pode instalar painéis solares desde 20 euros por mês com iva e sem entrada inicial durante 36 meses, poupando na fatura 20%.
    Fazendo as minhas contas:
    20 X 36 = 720 euros (custo do sistema com instalação incluida)
    70 euros -20%=14 euros (pago em media mensalmente 70 euros menos 20% da produção = 14 euros)
    14 x 36=504 euros ( ao fim dos três anos faltam-me pagar 216 euros pelo sistema)
    Sistema esse que têm 25 anos de vida util.
    Isto parece bom demais para ser verdade,alguém sabe alguma coisa sobre isto?
  2.  # 2

    esqueceu-se de incluir nas suas contas, quanto vai servir para pagar, por exemplo, o ordenado do Ricardo Pereira...

    se procurar (não precisa de muito) vai ver que encontra soluções (material) mais barato com características equivalentes, o que provavelmente não encontra, é a solução financeira da oferta - o pagamento suave em 36 prestações...

    o cálculo da produção estimada, e respectiva poupança mensal, acho um "pouco" (eufemismo) optimista.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 3

    Os 20€ são para autoconsumo com 1 painel de 250w. Diria que em media conseguirá uma redução de fatura a rondar os 90 - 100€ ano (tenho autoconsumo desde 2016, pelo que tenho alguma experiência). Retorno a partir dos 7 / 8 anos mais ou menos.

    Para um investimento de 20€\mês durante 36 meses não me parece mal, visto que na pratica não pagará os 20€\mês, mas sim 20 - 8 = 12€.

    A partir dos 7 / 8 anos terá uma redução de 8 euros na fatura (em media)
  4.  # 4

    Tem que se perceber que a oferta inclui pagamentos faseados, logo o valor final terá de ser superior à restante oferta a pronto pagamento
  5.  # 5

    Se não houver juros e/ ou outras taxas mesmo que possamos dispor desta pequena quantia é melhor pagar mensalmente as mensalidades, pagamos sem dar por isso.
    As duvidas são:
    1º Como foram feitas as contas para se chegar a 20% de poupança?
    2º Esta poupança tem em conta as taxas? (potência do contador, imposto audiovisual, iva, etc)
    3º Os painéis sozinhos sem a ajuda da rede conseguem fazer funcionar algum eletrodoméstico?
    4ºQuando o sistema estiver a funcionar junto com a rede elétrica para fazer funcionar determinado equipamento este vai apenas buscar a energia toda dos painéis e só a restante da rede?
    5º O que fazemos a energia em horas que não consumimos nada?
    6º Se a podermos vender, quanto nos pagam por ela?
    7º O meu vizinho deu por um sistema completo de 3600w de potência máxima =17.500 euros diz que se a vendesse a rede ao preço que a compramos que receberia cerca de 150 euros mensais
    Relacionando os preços do vizinho com o da publicidade EDP verifico que:
    O do vizinho custa quase 25 vezes mais e só produz quase 11 vezes mais, por isso deve haver qualquer gato escondido com o rabo de fora.
  6.  # 6

    Então se eu optar por um sistema equivalente ao da EDP consigo preços mais baratos a única desvantagem seria não ter mensalidades. Então optava por pronto pagamento.
    O senhor Turnip diz retorno em 7/8 anos, mas nas contas que eu fiz em cima pelos valores da EDP dariam 3 anos e alguns meses, que se optasse por um sistema equivalente comprado noutro lado e que fosse apenas fixar o painel no telhado e liga-lo a uma tomada nem a 3 anos chegaria. (isto se as minhas contas estiverem corretas)
  7.  # 7

    O senhor Turnip diz que depois dos 7/8 anos em vez de ter 12 euros de desconto na fatura teria apenas 8 euros (valores médios) porquê? Produzem menos ao longo dos anos??
  8.  # 8

    É muito optimista. Passei à pouco por essa publicidade da. edp.
    Hoje não sei, mas à dois anos colocar painéis pela EDP ficava ao dobro do preço que se fosse noutra loja qualquer.

    Estou para instalar em breve autoconsumo, e sinceramente, o retorno do investimento anda pelos 7-8 anos. Algumas propostas até com garantia de 20 anos.
    Se for 720 euros para instalar 250 watts, é um exagero.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • turnip
    • 18 março 2018 editado

     # 9

    Se não houver juros e/ ou outras taxas mesmo que possamos dispor desta pequena quantia é melhor pagar mensalmente as mensalidades, pagamos sem dar por isso.
    R: Nas lojas consegue os mesmos 250w por menos de 600€ instalação incluída.

    As duvidas são:
    1º Como foram feitas as contas para se chegar a 20% de poupança?
    R:Média optimista, ou seja, consideram que toda a produção é consumida

    2º Esta poupança tem em conta as taxas? (potência do contador, imposto audiovisual, iva, etc)
    R:Não

    3º Os painéis sozinhos sem a ajuda da rede conseguem fazer funcionar algum eletrodoméstico?
    R:Não

    4ºQuando o sistema estiver a funcionar junto com a rede elétrica para fazer funcionar determinado equipamento este vai apenas buscar a energia toda dos painéis e só a restante da rede?
    R:Sim

    5º O que fazemos a energia em horas que não consumimos nada?
    R:Oferece (com 250w pouco ou nada oferecerá)


    6º Se a podermos vender, quanto nos pagam por ela?
    R:Não compensa o investimento para vender

    7º O meu vizinho deu por um sistema completo de 3600w de potência máxima =17.500 euros diz que se a vendesse a rede ao preço que a compramos que receberia cerca de 150 euros mensais
    Relacionando os preços do vizinho com o da publicidade EDP verifico que:
    O do vizinho custa quase 25 vezes mais e só produz quase 11 vezes mais, por isso deve haver qualquer gato escondido com o rabo de fora.
    R:O vizinho devera ser micro produtor e devera ter contrato antigo
  9.  # 10

    Colocado por: callinasÉ muito optimista. Passei à pouco por essa publicidade da. edp.
    Hoje não sei, mas à dois anos colocar painéis pela EDP ficava ao dobro do preço que se fosse noutra loja qualquer.

    Estou para instalar em breve autoconsumo, e sinceramente, o retorno do investimento anda pelos 7-8 anos. Algumas propostas até com garantia de 20 anos.
    Se for 720 euros para instalar 250 watts, é um exagero.


    Não me parece muito exagerado...veja, nas lojas da especialidade vende-se kits de 250w por 330€...adicione
    transporte 15€
    Instalação 200€ - 300€

    Ficara entre 545€ e 645€...e paga a pronto
  10.  # 11

    Colocado por: José1982O senhor Turnip diz que depois dos 7/8 anos em vez de ter 12 euros de desconto na fatura teria apenas 8 euros (valores médios) porquê? Produzem menos ao longo dos anos??


    Não escrevi isso...disse que terá 8€ de desconto na fatura em média.

    20-8=12€, ou seja com a mensalidade de 20, se os painéis produzirem 8, pagará na realidade 12
  11.  # 12

    No final dos 36 meses em vez de pagar 12 verá a fatura descer 8.

    Exemplo
    Fatura de 70/mês

    Com os painéis, em media, passará a pagar 70+12=82€ durante 36 meses

    No final dos 3 anos a fatura passará a ser de 70-8=62€

    Há aqui mais variáveis...Mas já da para ter ideia
  12.  # 13

    Estes sistemas de que estamos a falar são sistemas que é só por o painel no telhado orientado a sul e ligar a ficha na tomada?
  13.  # 14

    Colocado por: José1982Estes sistemas de que estamos a falar são sistemas que é só por o painel no telhado orientado a sul e ligar a ficha na tomada?


    Sim
  14.  # 15

    Oh José... limita-se a procurar um instalador de paineis que exista na região e deixa-te de **** com a EDP

    Nao te chega já pagares um absurdo por cada KW quando esta semana lemos que estivemos 69 HORAS a consumir apenas de renovaveis?


    E convém se calhar explicar ao José, que nao percebi se escreveram já, que um painel de 250W NAO produz 250W durante muito tempo
    Eu até vou apostar que será capaz de produzir menos de 1 hora os tais 250W e depois vêm por ai abaixo
    sao 11h30
    tenho 1100W instalados
    estou a produzir 900W
    com umas nuvens fracas pelo caminho


    E para concluir, deve o Jose instalar uns paineis no seu telhadito?
    SIM!
    MAS nao atraves da EDP!
    Concordam com este comentário: skypt, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José1982
      Mar. 18 11.28.png
    •  
      skypt
    • 18 março 2018

     # 16

    @master_chief
    Qual é o sistema de monitorização da imagem ?
    Thanks
  15.  # 17

    nao tenho a certeza do que vou dizer...

    Mas o inversor é SMA, logo digo que seja o sistema SMA de monitorização
    Concordam com este comentário: turnip
  16.  # 18

    Colocado por: master_chiefnao tenho a certeza do que vou dizer...

    Mas o inversor é SMA, logo digo que seja o sistema SMA de monitorização
    Concordam com este comentário:turnip


    Se poder diga quanto custou o seu sistema e mais o menos quanto poupa em euros na sua fatura mensalmente.
  17.  # 19

    josé
    2800€

    quanto poupo não sei
    Não estou a fazer essa contabilização

    Talvez se tivesse algum dispositivo que contabilizasse o que eu gasto e envio gratis para a EDP soubesse numeros mais redondos.
  18.  # 20

    Obrigado master_chief pela informação é um bom preço tendo em conta o sistema instalado, a empresa contratada por si estará interessada em instalar na zona norte?
 
0.0225 seg. NEW