Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, peço imensa desculpa caso este tópico já tenha sido aqui debatido, mas, após alguma pesquisa, nada encontrei... Uma determinada empresa veio a minha casa fazer uma análise à água, neste caso do poço. Após alguns testes ao ferro, PH, etc., partiu-se para um teste final (electrolíctico, acho que é o termo), onde muito sinceramente fiquei um pouco chocado. Após alguns minutos de fervedura através destes "polos eléctricos" a água começou a ganhar uma camada de "lixo" que no final, após filtragem por um guardanapo, ficou parecia uma massa preta. Agora pergunto: Isto é malabarismo? Alguma manobra de marketing? Há alguma explicação lógica para este resultado? Ou porque pura e simplesmente a água está imprópria? Alguém já recebeu este tipo de visita?

    Obrigado
  2.  # 2

    Convem saber a que proposito e a mando de quem é que lá foram, para um melhor entendimento da questão.
  3.  # 3

    Boas,
    Se é algum tipo de "malabarismo" para vender sistemas de filtragem de água, Não sei!
    Mas quase toda a água de consumo quando submetida a cargas ou a produtos floculantes sofre uma agregação de partículas (afinal existem em solução muitos elementos- p.ex. ferro, manganês). A verdadeira forma de verificar a qualidade da água é uma análise laboratorial a alguns microorganismo (principalmente fecais) e a alguns elementos ou químicos nocivos (nitratos, nitritos p.ex.).
    É necessário ter cuidado no uso de certos sitemas de filtragem pois retiram demasiadas "coisas" da água. Note-se que a água apresenta minerais importantes ao equilibrio do "sistema corpo" sendo bem mais do que H2O.
    Cumprimentos
    PS Se necessitarem de quarquer coisa em "segurança alimentar" disponham. É o mínimo que posso fazer por tudo o que aprendo aqui.
    •  
      FD
    • 16 julho 2009

     # 4

    E não lhe apresentaram uma solução milagrosa para o problema?
  4.  # 5

    Olá a todos,

    FD, o objectivo era a apresentação de uma máquina de filtragem de água por "osmose". Até aqui percebo que a ideia será realmente impressionar o "alvo" para poder vender. Ainda por cima nada barata (perto de 2000 euros). Apresentação esta aceite por mim, após contacto telefónico.

    É que sinceramente, qualquer um ficaria cismado depois de ver o que vi, por isso coloquei aqui a questão.

    Cumps.
    • nj05
    • 16 julho 2009

     # 6

    É um caso típico. Já vi relatos semelhantes de pessoas que depois mandaram analisar a água a um laboratório e era potável sem qualquer problema.
    Acontece que esse teste electrolítico quase seguramente provocou corrosão dos próprios ânodos metálicos que foram mergulhados na água, libertando metais que depois originaram o lixo que apareceu.

    Para que não tenha dúvidas, mande analisar a água num laboratório. Peça análise bacteriológica e fisico-química. Se se verificar que a água tem mesmo algum problema procure ajuda mais profissional. Esses vendedores porta a porta pedem 2 ou 3 vezes o preço justo desses equipamentos de osmose que lhe propôs.

    E como diz a Ema22, só instale osmose em último recurso pois são retirados grande parte dos minerais da água que nos fazem falta e lhe dão sabor característico.

    nj05
    •  
      FD
    • 16 julho 2009

     # 7

    É o mesmo truque usado pela malta dos aspiradores e tem um nome: ilusionismo.
  5.  # 8

    Agradeço os comentários! Vai ser mesmo isso que vou fazer. Vou mandar analisar a água e comparar...
  6.  # 9

    Bom, esse truque é velho...

    O que se passa é o seguinte, a sua água tem (como todas aliás) minerais dissolvidos. Até é bom que tenha pois se não tiver chama-se água destilada e se a beber ...
    As águas de poço em portugal, especialmente no Norte do pais são bastante ricas em manganês e algumas em ferro. Estes minerais precipitam com facilidade se usar panelas de aluminio ao fim de alguns anos de uso não nota uma "pelicula" negra no fundo? É manganês!
    Existem algum problema no facto da água ter manganês? NÃO! Se for ver os parâmetros da OMS, eles são elevadissimos.
    Após alguns anos como responsável de qualidade da rede de abastecimento de água dum municipio do norte, digo-lhe essas maquinetas são treta.

    O que deve fazer é uma análise à água. Se for no norte do país encontrará provavelmente excesso de manganês e ferro (este depende), se for um incumprimento ligeiro não se preocupe não vai morrer disso. Esteja mais atento ao pH dado que as águas no norte são muito ácidas e isso sim pode ser chato, mas a correcção de pH é baratucha. Muita atenção à contaminação microbiológica em especial: coliformes fecais, clostridium perfringens e pseudomonas. Qualquer contaminação microbiológica deve ser imediatamente combatida com recurso a desinfecção (a cloragem é o mais barato).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, pinokio69
  7.  # 10

    Caro PBarata, se pedir uma análise à água, deverei pedir em concreto para analisar os coliformes fecais, clostridium perfringens e pseudomonas???

    Cumps.
  8.  # 11

    Boas

    Normalmente os laboratórios têm pack´s, com as análises mais importantes já previstas.
    Procura packs que tenham o seguinte, dependendo do teu orçamento:

    Análise Microbiológica (todos importantes)
    Coliformes Totais
    E.Coli
    Enterococos
    Clostridium Perfringens
    Contagem de Colónias a 22º e 37ºC
    As pseudomonas fazem sentido em águas expostas ao ar, depende do teu tipo de captação.

    Análises Físico-Química
    * Temperatura (este parâmetro tem utilidade relativa mas serve para avaliar os outros)
    * pH - Importante
    * Alcalinidade
    * Condutividade - Importante em especial dependendo do tipo de tubagem
    * Sódio
    * Potássio
    * Sulfato
    * Cálcio - se for no sul é importante
    * Magnésio - se for no sul é importante

    * Cloreto
    * Nitrato - Importante em especial se a captação tiver zonas agricolas por perto
    * Sílica

    * Cor
    * Oxigénio Dissolvido
    * Dióxido de Carbono livre
    * Alumínio (em águas da rede pública - não deve ser o caso)
    * Oxidabilidade
    * Fluoreto
    * Amónio
    * Nitrito

    * Fosfato
    * Ferro - Importante
    * Manganês - Importante


    Existem mais mas começa a ficar caro para o que pretendes... mas se tiveres disponibilidade financeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  9.  # 12

    pois tal como estava a prever. como já lhe disseram mande é fazer uma analise a um laboratório. nessa analise deve em principio vir toda essa informação e mediante isso é que se deve tomar alguma medida se for o caso.
  10.  # 13

    e poderá dizer em quanto poderá ficar esse pack de análise?
  11.  # 14

    Isso é que é mais dificil, uma vez os preços que eu conheço são para planos anuais com tonelades de análises e parâmetros.
    Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa a água da rede pública tem muitissimas análises.
    Mas PENSO pode ir dos 50€ (parametros mais importantes) aos 200 euros (tudo o que aí está e mais umas coisitas)
    Se for só microbiológico será mais barato - 30 €.

    É melhor perguntar...
  12.  # 15

    ok. muito obrigado.

    Já agora tem algum laboratório que recomende, de preferência na zona de Lisboa
  13.  # 16

    Nop em lisboa não conheço.

    No site do IRAR, www.irar.pt tem uma listagem de todos os laboratórios acreditados em Portugal, bem como muita informação sobre o assunto.
    Concordam com este comentário: RJ
    • AnaT
    • 17 julho 2009

     # 17

    Excelente tópico.
  14.  # 18

    Na margem sul conheço a QUIMITESTE, as instalações são na zona industrial de Palmela. Dependendo das análisas a serem feitas são eles que fazem a recolha da água.
    No meu caso o local da recolha é perto das suas instalações vou pagar 25€ + iva. Os testes (análise bacteriológica + análise fisico-química) ronda os 100€ + iva.

    Ainda estou á espera dos resultados para saber o que fazer a seguir
  15.  # 19

    Colocado por: marjoaoNa margem sul conheço a QUIMITESTE, as instalações são na zona industrial de Palmela. Dependendo das análisas a serem feitas são eles que fazem a recolha da água.
    No meu caso o local da recolha é perto das suas instalações vou pagar 25€ + iva. Os testes (análise bacteriológica + análise fisico-química) ronda os 100€ + iva.

    Ainda estou á espera dos resultados para saber o que fazer a seguir


    Pois, são +- os preços que eu referi.

    Se precisar de ajuda quanto aos resultados...
  16.  # 20

    Colocado por: sergyiook. muito obrigado.

    Já agora tem algum laboratório que recomende, de preferência na zona de Lisboa


    Acabei de fazer análises à água nos IST (Instituto Superior Técnico) e infelizmente foi detectado valor 7 de coliformes fecais. Ou seja, é imprópria para consumo.
    O que é que posso fazer?
 
0.0218 seg. NEW