Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Gostaria de "ouvir" opiniões acerca da viabilidade de abertura de uma porta para o nosso terraço. A abertura da porta já foi aprovada em reunião de condomínio com unanimidade, faltando agora entrar com o processo na Câmara. Mas antes disso gostaria de saber se existe alguma viabilidade ou se com o que apresento no documento em anexo, essa hipótese é bastante remota ou impossível. O prédio é gaveto e está integrado numa urbanização... Do ponto de vista estético a porta não é preceptivel da rua, visto estar localizada numa parte recolhida do prédio...
    Aguardo opiniões.
    Fica desde já o meu bem-haja.
    (posso disponibilizar se necessário mais algumas plantas)
    Cristóvão Santos
  2.  # 2

    Se o condomínio aprovou e vai colocar o projecto na câmara para aprovação, penso que não terá problemas.

    A nivel técnico terá de ter cuidado na impermeabilização, porque ao abrir um vão irá colocar uma pedra e a impermeabilização deverá trabalhar por baixo dessa pedra.

    A impermeabilização deverá ser ligada à existente...
  3.  # 3

    A sua dúvida é? saber se a CM lhe vai aprovar ou não a abertura da porta? não há muito a "opinar" já tem a aprovação do condomínio em unanimidade, à priori não parece ser difícil a aprovação da CM, talvez coloquem restrições é na largura do vão...
  4.  # 4

    já agora, e na propriedade horizontal ? não é preciso fazer nada? como estava esse terraço antes? era parte comum acessivel ou simplesmente parte comum? é que agora terá certamente que ficar com a designação de parte comum de utilização privada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristms
  5.  # 5

    O terraço está como parte comum do prédio com usufruto exclusivo da nossa fracção.

    Marco1, a minha intenção era perceber se há partida haverá algo que possa inviabilizar a abertura da porta... Falaram-me nas paredes mestras... No vão... Mas parece que nada é impeditivo... :)

    Muito obrigado pelas opiniões e se alguém quiser dar mais alguma dica ou questão agradeço desde já!
  6.  # 6

    como era feito o acesso?

    acho que reunindo quer a aprovação do condominio e essa condição em que o terraço já era de usufruto privado vosso, não vejo qualquer impeditivo para a camara não aprovar essa alteração.
  7.  # 7

    O acesso é e sempre foi apenas possível pela nossa fracção, daí ter ficado logo como usufruto exclusivo...
    O que algumas pessoas me falaram foi por causa da estética do prédio... Que poderia ser problemático por causa disso...
  8.  # 8

    Penso que não pois o seu andar está na base dessa fachada e algo pouco visivel, já por exemplo se o seu vizinho de cima pensasse em abrir uma janela por si só, já poderia haver alguma objecção estética.
    só não percebo atraves dos desenhos como é que acedia ao terraço, mas isso nem é importante.
  9.  # 9

    O acesso é actualmente feito pelas assoalhadas voltadas para a rua.. Daí querermos que a sala tb ela (e principalmente ela) ligue ao terraço.
    :)
  10.  # 10

    Boa noite.
    Penso já ter toda a informação necessária para fazer o projecto de alteração.
    Agora preciso de um arquitecto interessado em fazer o trabalho...
    A obra é no concelho de Oeiras, e o projecto de alteração será para a abertura da porta e fecho de varanda.
    Aguardo propostas.

    Cumprimentos.
    cristms
  11.  # 11

    Obrigado Luis já entrei em contacto.

    Ninguém tem mais propostas?

    Cumprimentos
  12.  # 12

    acho o AugsHill de oeiras a pessoa indicada.
    (ah corporativista)!
  13.  # 13

    Boa tarde.
    Venho partilhar como decorreu esta experiência desde 16 de Julho de 2009, dia em que iniciei esta discussão. Pois bem, passado quase um ano, obtive há duas semanas atrás a licença por parte da Câmara Municipal de Oeiras para o fecho da varanda e a abertura da porta. Foi um processo moroso. Pus os papéis em Outubro na Câmara e demorou cerca de 8 meses a obter o licenciamento... E porquê? Para além da enorme burocracia envolvida, nomeadamente no que concerne a termos de responsabilidade, cada vez que entregava um documento, a Câmara demorava cerca de um mês (prazo legal máximo) para dar resposta, ou seja, se faltava um documento, demoraria um mês a saber... e foi o que aconteceu ao longe destes meses. É desanimador... E mais ainda quando pela primeira vez cheguei à Câmara e me perguntaram se as obras já estavam feitas ao que respondi com espanto "Claro que não, daí vir pedir licenciamento" ao que me responderam "Pois, a maioria das pessoas faz a obra e vem posteriormente regularizar!". Enfim, assim vai este país... Mas digo sinceramente, que caso se tratasse apenas do fecho da varanda e não teria seguido este caminho, mas sim o mais fácil, pois as coisas estão feitas é para isso mesmo! Não compensa querer fazer as coisas bem feitas!

    O arquitecto escolhido foi o Fernando Gabriel que mostrou muito profissionalismo.

    Cumprimentos a todos,
    Cristóvão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fmba
  14.  # 14

    Boas

    E porquê? Para além da enorme burocracia envolvida, nomeadamente no que concerne a termos de responsabilidade

    Confesso que não entendo esta.

    cada vez que entregava um documento, a Câmara demorava cerca de um mês (prazo legal máximo) para dar resposta, ou seja, se faltava um documento, demoraria um mês a saber... e foi o que aconteceu ao longe destes meses

    Também não entendo muito bem esta.

    Enfim, assim vai este país... Mas digo sinceramente, que caso se tratasse apenas do fecho da varanda e não teria seguido este caminho, mas sim o mais fácil, pois as coisas estão feitas é para isso mesmo! Não compensa querer fazer as coisas bem feitas!

    Esta entendo, entendo o seu espanto e tem toda a razão para isso, mas é assim que funciona o país que temos.

    Obrigado por partilhar, são poucos os que dão notícias depois de servidos pelo fórum.

    cumps
    José Cardoso
  15.  # 15

    Em relação a pedidos de licença venho explicar o que aconteceu a um amigo meu há 6 anos +-. Quis abrir um café/bar numa loja e teve de pedir todas as licenças obrigatórias para o funcionamento. Fez o projecto, efectuou os pedidos de licenças e logo o informaram que se não tivesse resposta no espaço de 3 meses poderia efectuar as obras. Será verdade?
    •  
      FD
    • 2 junho 2010

     # 16

    Quase um ano...!
    • Fmba
    • 27 fevereiro 2021

     # 17

    Colocado por: cristmsBoa tarde.
    Venho partilhar como decorreu esta experiência desde 16 de Julho de 2009,
    ....
    O arquitecto escolhido foi o Fernando Gabriel que mostrou muito profissionalismo.

    Cumprimentos a todos,
    Cristóvão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fmba

    Caro cirstms,

    Sei que o seu tópico já tem mais de 10 anos, mas foi-me muito útil. Obrigado.

    Estou numa situação igual e estou à procura de arquitecto com experiência no Municipio de Oeiras. Podia partilhar o contacto do Arquitecto Fernando Gabriel?

    Obrigado
    Cumprimentos,
    Fernando
 
0.0196 seg. NEW