Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Proposta 1:


    Proposta 2:


  2.  # 2

    Para preços, comparaste com estes?
    https://loja.solarimpact.pt/autoconsumo-ate-1500w/
    https://www.solarshop.pt/autoconsumo/kitsautoconsumo/kitsautoconsumobase

    Para opinião... o que é que pretendes mesmo saber?

    Dá também uma olhada aqui, muita info sobre autoconsumo e não só:
    https://www.novaenergia.net/forum
    • eu
    • 20 março 2018

     # 3

    Quais são as garantias dos sistemas, particularmente o inversor?
  3.  # 4

    Uma das propostas é da solar impact.
    Garantia é 2 anos, excepto paineis solares
  4.  # 5

    Acho esses valores muito elevados o que vai aumentar significativamente o ROI

    Eu instalei 1Kw em Janeiro 2018 e paguei €1395,74 (material e instalação + IVA)

    4 painéis 265w policristalinos (AUO SunPrimo - BenQ)
    2 Microinversores APS 500w
    Estrutura para telhado inclinado
    Contador Energia Digital (colocado no quadro elétrico - permite ver a produção em tempo real e a acumulada... não tem função wifi)
    Disjuntores
    Cabos

    Na instalação foram feitas duas puxada do 1º andar para o sótão onde também foi deixada um caixa de derivação estanque para posteriormente ligar luzes e/ou 1 tomada). O sótão está aproveitado mas é apenas usado para arrumos.
  5.  # 6

    Callinas.... essas somas aí nas propostas não estão corretas!! é que eu só vi 3100 e 3400... mas isso somado parcela a parcela dá muito menos!!!!
    De qualquer modo dá perto dos €2500 para a proposta 1 e €2750€ para a proposta 2... ainda é elevado mas já não é tão escandaloso!
  6.  # 7

    Estou virado para a proposta de 1500 euros.

    ivreis, o total é o somatorio das parcelas mais iva
    Concordam com este comentário: turnip
    • espt
    • 20 março 2018

     # 8

    Eu vou colocar o SMA...
  7.  # 9

    Onde vai comprar e que potência vai instalar?
  8.  # 10

    Colocado por: ivreisAcho esses valores muito elevados o que vai aumentar significativamente o ROI

    Eu instalei 1Kw em Janeiro 2018 e paguei €1395,74 (material e instalação + IVA)

    4 painéis 265w policristalinos (AUO SunPrimo - BenQ)
    2 Microinversores APS 500w
    Estrutura para telhado inclinado
    Contador Energia Digital (colocado no quadro elétrico - permite ver a produção em tempo real e a acumulada... não tem função wifi)
    Disjuntores
    Cabos

    Na instalação foram feitas duas puxada do 1º andar para o sótão onde também foi deixada um caixa de derivação estanque para posteriormente ligar luzes e/ou 1 tomada). O sótão está aproveitado mas é apenas usado para arrumos.


    Pode indicar o fornecedor/instalador?
    • espt
    • 20 março 2018

     # 11

    Colocado por: callinasOnde vai comprar e que potência vai instalar?


    Vou importar.

    1500W com SMA 1.5

    A instalação faço eu mesmo, já ficou tudo preparado para esse kit.
  9.  # 12

    Isso é em que zona? Eu meti 3.5kw por 5300+Iva mas já foi à cerca de 2 anos. Painéis Luxor (Alemão) inversor trifásico, painéis com 25 anos de garantia a 80% de produção e inversor com 5.

    Fiquei muito satisfeito com os painéis, às vezes têm picos de produção superiores ao suposto e a chegarem aos 3.7kw. E com a empresa que me instalou também, sempre honestos e alertaram-me para vários erros que as empresas concorrentes estavam a propor, e o preço quase 3000€ a menos que a 2ª empresa mais barata.

    Se for na zona de Coimbra posso ou mandar por MP ou se não for contra as regras, meter aqui o nome da empresa!
  10.  # 13

    Colocado por: NTORION

    Pode indicar o fornecedor/instalador?


    Livre Power Lda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  11.  # 14

    Colocado por: callinasProposta 1:


    Proposta 2:




    E precisa mesmo de 1500w?

    Estou a ver a maior parte dessa produção ir de borla para a EDP...
  12.  # 15

    • emad
    • 21 março 2018

     # 16

    " ninguém dá nada a ninguém!"
    E quando mete uma empresa como a EDP no meio, é porque alguém tem de sair a ganhar e muito. E duvido que sejam neste caso os consumidores.
    Isto foi em 2014. Nao sei se está desactualizado.
    https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=18478
    Para mim poupar na conta da luz é reduzir ao consumo. Investir para produzir para a EDP? Por mais que o investimento seja pequeno, ....
  13.  # 17

    Os precos apresentados estão bastante desatualizados, o ultimo sistema de autoconsumo de 1500w que instalei rondou os 2000 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  14.  # 18

    Colocado por: emadPara mim poupar na conta da luz é reduzir ao consumo. Investir para produzir para a EDP? Por mais que o investimento seja pequeno, ....

    Ainda que o meu exemplo não tenha corrido como o esperado, já relatado noutro tópico, no final deste ano teria recuperado o investimento inicial de cerca de 18.500€ ao longo de 8 anos.
    A partir dessa altura será um rendimento, como por exemplo um aluguer.
    Se fosse permitido actualmente, era um investimento mais seguro e mais rentável do que a compra de um qualquer apartamento para investimento.

    Edit. Tenho pena que tendo hipóteses, não tenha optado também por um sistema de autoconsumo. Em pouco tempo iria com certeza mudar de opinião.
  15.  # 19

    Vejo o autoconsumo como um "bichinho".
    Hoje 500watt amanha 1,5kWh e depois baterias.

    Faz sentido apostar num inversor híbrido, que permita carregamento de baterias, ou "hoje" apostamos no inversor necessário e no próximo ano ou daqui a 3 anos logo se vê?
    Concordam com este comentário: BJB
  16.  # 20

    Colocado por: callinasFaz sentido apostar num inversor híbrido, que permita carregamento de baterias, ou "hoje" apostamos no inversor necessário e no próximo ano ou daqui a 3 anos logo se vê?


    Sem dúvida que optava por um inversor apenas para o necessário hoje. A tecnologia fica ultrapassada rapidamente.
    Penso que será um pouco como os telemóveis. Hoje é novidade, amanhã já existe um melhor.
    Concordam com este comentário: r_m_f_f, BJB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
 
0.0212 seg. NEW