Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Devido ao facto de após 14 anos de trabalho numa multinacional ter ficado no desemprego (tal como a esposa ambos na mesma empresa) estou a equacionar regressar as origens, evitando assim despesas que nos consomem actualmente mais de metade do que ganhamos mensalmente ...
    A casa dos pais nesta fase em que a idade deles já é algo avançada torna-se grande demais para eles e a companhia dos netos é sem duvida das mais valia para eles nesta fase.
    11
    Tenho luz verde para remodelar algumas áreas da casa de forma a tornar-se mais funcional para o nosso uso, no entanto tenho algumas questões:
    A remodelação da casa com alterações de paredes internas (alteração inferior a 15%) obriga a um licenciamento ?

    Segue um esboço da casa actual em que somente um dos quartos (quarto com área de 15m2) esta em uso , existindo uma cozinha (parte superior direita) e mais 3 quartos sem utilidade.
    http://valera.no.sapo.pt/casa/Casa00.jpg

    e o que eu gostaria de fazer:
    http://valera.no.sapo.pt/casa/Casa01.jpg


    Agradeço o vosso feedback em relação a aspectos legais da remodelação ( Licenças....) e questões de melhor aproveitamento do espaço e tudo o resto que possa ser uma mais valia para eu poder realizar esta remodelação sem muitos sobressaltos.

    Jorge
  2.  # 2

    Jorge,

    Relativamente às alterações que pretende fazer, há um ou outro aspecto que poderá ser melhor resolvido na sua solução, mas parece-me que o mais importante é pra já saber se poderá fazer ou não essas alterações.
    À primeira vista sim pode, deitar paredes a baixo, abrir e pechar portas, enfim, se não mexer nas fachadas, na estrutura ou qualquer infraestrutura, não precisa de licenciar. Terá sim é de apresentar projecto de alterações se quiser acrescentar instalações sanitárias, tendo de licenciar também as respectivas especialidades, pelo menos de água e saneamento, isto se não alterar estruturalmente a habitação.
  3.  # 3

    Caro SRPP,

    Este piso tambem tinha um WC muito pequeno (sendo 2 no total) que foi há muito inutilizado. Como vou continuar com 2 WC, apesar da localização ser distinta será que tenho que apresentar projecto de alterações ?
    Em relação as aguas e saneamento a nova WC seria no local da Cozinha onde tenho agua/ saneamento.

    No piso RC pondero abrir uma janela exterior ? Esta alteração já é considerado alteração a fachada ?

    Obrigado pela vossa ajuda.

    Jorge
  4.  # 4

    Colocado por: valerajoNo piso RC pondero abrir uma janela exterior ? Esta alteração já é considerado alteração a fachada ?
    Jorge,
    Infelizmente, sim.
  5.  # 5

    Este piso tambem tinha um WC muito pequeno (sendo 2 no total) que foi há muito inutilizado. Como vou continuar com 2 WC, apesar da localização ser distinta será que tenho que apresentar projecto de alterações ?

    Legalmente, qualquer alteração aos projectos existentes, tem de ser licenciada. Apesar de preservar o mesmo numero de Instalações Sanitárias, o facto de localizar uma delas num local diferente, está implícito alterar o previsto nos projectos de arquitectura, de águas e saneamentos existentes (pelo menos).

    No piso RC pondero abrir uma janela exterior ? Esta alteração já é considerado alteração a fachada ?

    Sim, abrir uma janela é alteração de fachada e essa alteração tem de ser licenciada. Qualquer alteração de aberturas é uma alteração de fachada.
  6.  # 6

    Caros,

    Caso predenda alterar a fachada com mais uma janela quais os passos legais a fazer e quais os custos médios envolvidos?

    É que para o RC eu tinha planeado algumas alterações :

    Esta é a situação actual :
    http://valera.no.sapo.pt/casa/RC01.jpg

    estas são mais ao menos as alterações que pretendo: (nenhuma das paredes removidas fazem parte da estrutura da moradia - tendo sido todas construidas numa remodelação feita há uns 20 anos ....)

    http://valera.no.sapo.pt/casa/RC01F.jpg

    Como sou o leigo nestas andanças gostaria tambem de receber o fosso feedback de forma a optimizar o espaço existente para um espaço comum (sala de refeições/estar, cozinha e WC de serviço).


    Cumprimentos,

    Jorge,
  7.  # 7

    Para acrescentar a janela tem de pedir o respectivo licenciamento. Fale com a Câmaras. algumas aceitam Comunicação Prévia.
  8.  # 8

    No rés-do-chão parecem-me bem as alterações pretendidas. Só talvez fizesse diferente na cozinha. Percebo o facto de deixar o espaço de despensa, sempre muito útil, mas já pensou em eleminá-lo, aumentando a cozinha, tornando-a em planta quase num quadrado perfeito, aumentando a área de armários? Talvez a área de arrumação nesses armários fosse suficiente para poder eliminar a despensa e assim não ficava com uma zona demasiadamente estrangulada entre a "ilha" e a porta de acesso à despensa. É uma ideia...

    Quanto às alterações de fachada, vai precisar forçosamente de projecto de alterações.

    Cump.
    SRPP
  9.  # 9

    ... a dispensa não tem pé alto pois é por debaixo das escadas para o 1º piso !!!
    Pois tenho que ver quais os custos de projecto de alterações ... Poderei não avançar com a janela adicional pois o orçamento está muito limitado.
    Caso remova alguns azulejos que estão na fachada exterior e os troque por pedra ou simplesmente os pinte estou a incorrer em alterações que impliquem um projecto de alterações ?

    Obrigado pela vossa contribuição,

    Jorge
  10.  # 10

    ... a dispensa não tem pé alto pois é por debaixo das escadas para o 1º piso !!!

    Isso não é um problema, há formas de resolver.
    Pois tenho que ver quais os custos de projecto de alterações ... Poderei não avançar com a janela adicional pois o orçamento está muito limitado.

    Se pensa alteração nas Instalações sanitárias, terá de realizar projectos de alterações de arquitectura e respectivas especialidades das alterações. Nesse caso poderá continuar a pensar em alterar fachada, acrescentando a tal janela.
    Caso remova alguns azulejos que estão na fachada exterior e os troque por pedra ou simplesmente os pinte estou a incorrer em alterações que impliquem um projecto de alterações ?

    Em princípio não, mas tudo depende da fachada de que tipo de edifício estamos a falar. Por exemplo numa zona histórica não é assim tão simples, e também depende da respectiva Câmara. Aconselho antes de executar qualquer alteração deste tipo, informar-se na Câmara do seu Concelho.
  11.  # 11

    Boa Noite,

    Gostaria da vossa opinião se é viável e fazível a troca direta dos alumínios existentes por caixilharias em alumínios/pvc com vidros duplos e tambem os respetivos estores com outro tipo de caixa sem alterar as pedras de mármores .

    As Janelas e alumínios actuais :

    Janela
    https://picasaweb.google.com/lh/photo/pQl3pWjvmvDT7DhdF0FWDNMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink

    Aluminio
    https://picasaweb.google.com/lh/photo/Z5Zb3-E4SBOFW9edLpvu-dMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink

    Tendo em consideração que esta moradia tem 30 anos, situada no concelho do seixal e tendo pouca exposição solar qual o tipo de caixilharias, vidros e estores aconselhado conseguindo uma boa relação entre qualidade/preço.

    Caso exista algum interessado poderá me enviar um valor de referência para a realização deste trabalho (remoção das antigas e instalações das novas)
    Porta rua em aluminio 90x210 1 unidade
    Vitral 50x170 1 unidade
    Porta Sala 230x210 1 unidade
    Janela Sala 150x120 1 unidade com alteração caixa de estores
    Janela 200x120 3 unidades com alteração caixa de estores
    Porta Varanda 80x210 3 unidades com alteração caixa de estores
    Porta Quarto 200x210 1 unidade com alteração caixa de estores
    Porta Quarto 150x210 1 unidade com alteração caixa de estores
    Janela WC 80x80 2 unidades Opaca com a eliminação da caixa de estores existente
    Janela WC G 150x80 1 unidade Opaca com a eliminação da caixa de estores existente
    Janela Cozinha 1 150x80 1 unidade com a eliminação da caixa de estores existente

    Desde já agradeço a vossa ajuda,

    Jorge
 
0.0166 seg. NEW