Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a recuperar uma casa na Serra da Estrela em que só ficaram parte das paredes. esta casa, actualmente será só para fins de semana, mas depois deverá ser para 1ª. residência. Ficará com um bom isolamento térmico (8cm de Eps) e uma razoável exposição solar. Gostava de utilizar piso radiante hidráulico, por poder ter uma grande escolha de fontes de calor e por ser um sistema com óptimas prestações. Mas, tinha o problema da inércia pelo menos enquanto a casa não é habitação permanente.
    Depois de várias pesquisas, encontrei o sistema Schlueter Bekotec em que apenas colocam uma pequena camada de betonilha (cerca de 8mm). Contactei o representante, vizitei a tektónica e fiquie bem impressionado. No entanto, continuo com dúvidas sobre tão fina camada de betonilha. Sei que leva uma manta de desacuplamento, para evitar a fragilização do revestimento, que me dizem ser eficaz.
    Já coloquei esta questão no Forum da climatização, onde despertou algum interesse (cerca de 3250 leitores e 64 respostas), não era conhecido (excepto o Sr. PC Saldanha que já aqui o referiu num outro tema). Mas,algumas das minhas dúvidas continuam sem resposta.
    Mais alguém neste Fórum conhece o sistema ou sabe de algum utilizador?
    Conhecem outro semelhante?
    Obrigado José Borges
  2.  # 2

Outro: http://www.roth-spain.com/files/Suelo_Radiante_Clima_Confort.pdf
    Concordam com este comentário: Kal.El.86
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J Borges
  3.  # 3

Obrigado Sr. Anonimo18072022A
    Segundo as informações da schluter(em português), essa placa de desacuplamento é eficaz. Mas desejava ver para querer...
    Quanto à inércia, para se notar o aquecimento, será pouco tempo, segundo o fornecedor (entre uma a duas horas, julgo eu). Estou a pensar colocar um depósito de 600/800 litros que vai sendo aquecido durante a semana por painel totalmente autónomo que utiliza só energia solar, mesmo para a circulação (se houver sol), que poderá ser programado para ir dando uma ajuda. Quando este não chegar, utilizo um recuperador alimentado a lenha que é abundante lá na quinta...
    Cumprimentos J B.
  4.  # 4

Colocado por: Pedro Azevedo78Outro:http://www.roth-spain.com/files/Suelo_Radiante_Clima_Confort.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J Borges
  5.  # 5

Obrigado Sr. Pedro
    Estive a visualizar o link mas é muito resumido. Não consigo ver o que é que colocam entre a tubagem e o pavimento. Tentei informação em Portugal mas não consegui.
    Cump. J B.
  6.  # 6

Colocado por: J BorgesObrigado Sr. Pedro
    Estive a visualizar o link mas é muito resumido. Não consigo ver o que é que colocam entre a tubagem e o pavimento. Tentei informação em Portugal mas não consegui.
    Cump. J B.

Veja aqui: http://www.roth-france.com./files/DCOM_SYSTEM_CLIMACOLMFORT_DWNL.pdf
    è em frances mas já da para ver mais um pouco.
    Entre a tubagem e o pavimento é colocado um autonivelante, pelo que percebo. No primeiro PDF que deixei link, até aparecem lá marcas e referências dos autonivelantes que se podem aplicar.
    Dê uma olhadela peleos sites ( www.roth-spain.com e www.roth-france.com ) e talvez encontre mais informação
  7.  # 7

Obrigado Sr. Pedro
    Isto ainda é muito confuso e não consigo perceber bem qual será a espessura total para uma construção nova, porque apresentam o isolamento, depois um enchimento bastante espesso, a tubagem nos respectivos paineis e depois uma betonilha especial.
    Tentei vários contactos,para Portugal e por fim lá me lembrei da Joro onde há uns tempos tinha comprado material da Roth. Apesar de, segundo me informaram, serem eles os representantes da referida marca, ainda tinham menos informação que eu. Comprometeram-se a investigar e informarem-me sobre a "novidade".
    Quanto ao da schluter, leva o isolamento, as blacas moldadas com os tubos e uma pequena camada, entre 8mm e 25mm máximo, de betonilha vulgar, sem aditivos porque a espessura é pequena.
    Cump. J B.
  8.  # 8

J. Borges,
    Imagine uma laje, coloca o isolamento (25mm, 30mm, 33mm, o que escolher), por cima desse isolamento leva aqueles paineis (tem 14mm e uma face adesiva para colarem no isolamento por exemplo), os tubos, e o autonivelante.
    Ou seja, paieneis tubos e auto-nivelante ocupam 17mm. Depois é so aplicar o que quiser por cima.
    Essa sua confusão terá a ver com o sistema ter sido desenvolvido principalmente para renovação. Por isso aparece nos esquemas grandes betonilhas por baixo... Deve ser isso.
  9.  # 9

Também apresentam o tubo só com 10,5mm, quando costumo ver 16mm. Não será pouco para áreas maiores, que poderá forçar mais a bomba circuladora?
    Obrigado pelas suas explicações
    Cump. J.B.
  10.  # 10

:) Já é "areia" demais para mim...
    Tente assim: escreva para a Roth espanha a pedir indicações de um bom instalador por ca.
    Eles devem responder. Já obtive respostas deles. Experimente.
  11.  # 11

Mais uma vez, o meu muito obrigado pela sua disponibilidade e tempo perdido desinteressadamente Sr.Pedro Azevedo.
    Confirmo que já escrevi para Espanha, logo que recebi aquela "informação" dum "Representante" para Portugal e aguardo resposta quanto a vendedor mais esclarecido e um bom instalador.
    Ninguém mais conhece estes sistemas ou outros semelhantes ?
    Agradeço informações, nem que seja de alguém que já ouviu falar a um amigo que tinha um conhecido que...
    Obrigado e Cumprimentos
    José Borges
  12.  # 12

Esta questão da betonilha de 8mm, aparentemente é algo que preocupa.
    Agora se pensarmos que:
    - A placa de EPS tem um formato de rabo de andorinha, o que garante a ancoragem mecânica da betonilha à placa;
    - A placa de EPS tem um desenho o que garante a criação de micro-fissuras superficiais, que não são mais que micro-juntas de fraccionamento, o que num sistema convencional com 4cm somos "obrigados" a criar juntas de fraccionamento em secções máximas de 8x7 no interior e em quadriculas nunca superiores à relação de 1/1,5.
    - A Schluter-Systems, Kg é uma empresa especializada na aplicação de cerâmica e pedra natural;
    - A garantia dada não é só do aquecimento, é também da construção da betonilha e da aplicação da cerâmica,

mas claro, eu sou funcionário da fábrica, melhor que cada um tire as suas ilações.
  13.  # 13

J Borges,
    De facto tem aqui no pc Saldanha alguém completamente por dentro do assunto. A não ser que a diferença de preços seja evidente, parece-me uma mais valia ter uma "ajuda" e "acompanhamento" tão informado...
    É que nos outros produtos não tem encontrado (pelo que disse...) niguém muito seguro de si!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira, J Borges
  14.  # 14

Colocado por: Pedro Azevedo78J Borges,
    De facto tem aqui no pc Saldanha alguém completamente por dentro do assunto. A não ser que a diferença de preços seja evidente, parece-me uma mais valia ter uma "ajuda" e "acompanhamento" tão informado...
    É que nos outros produtos não tem encontrado (pelo que disse...) niguém muito seguro de si!
  15.  # 15

Obrigado Sr.Pedro Azevedo78
    É como o senhor diz, uma pessoa por dentro do assunto, e uma mais valia. Afinal eu até já o conhecia e nem me lembrava do nome dele nos Fóruns. Mas, apesar de eu conhecer bém este sistema e considerar ser uma boa opção, gosto de confrontar com outros antes da decisão final.
    Já recebi informação da Roth e é um sistema mais aconselhado para renovações onde não queremos demolir nada e já temos isolamento na placa ou piso de madeira. Eles mesmos, me aconselharam para o meu caso, o piso rad. tradicional ou outro semelhante ao que eu refiro da Schluter.
    Se mais alguém conhecer piso radiante com pequena camada de betonilha, agradeço que me informem.
    Obrigado J. Borges

Colocado por: pc saldanhaEsta questão da betonilha de 8mm, aparentemente é algo que preocupa.
    Agora se pensarmos que:
    - A placa de EPS tem um formato de rabo de andorinha, o que garante a ancoragem mecânica da betonilha à placa;
    - A placa de EPS tem um desenho o que garante a criação de micro-fissuras superficiais, que não são mais que micro-juntas de fraccionamento, o que num sistema convencional com 4cm somos "obrigados" a criar juntas de fraccionamento em secções máximas de 8x7 no interior e em quadriculas nunca superiores à relação de 1/1,5.
    - A Schluter-Systems, Kg é uma empresa especializada na aplicação de cerâmica e pedra natural;
    - A garantia dada não é só do aquecimento, é também da construção da betonilha e da aplicação da cerâmica,

mas claro, eu sou funcionário da fábrica, melhor que cada um tire as suas ilações.
  16.  # 16

Obrigado Sr. pc saldanha
    Ainda bém que só agora eu o reconheci
    Efectivamente eu conheço o V. sistema quando vos vizitei na Fil e depois de me documentar, quer através dos V. folhetos, quer através da Net. Considero-o como a melhor opção para mim, até ao momento. Mas, tento encontrar outro ainda melhor, se existir. Claro, que surgem sempre algumas dúvidas quando se trata de novidade e às vezes eu gosto de ser como São Tomé, ver para querer...
    Um abraço e até breve.
    Cumprimentos
    José Henrique Lopes Borges

0.0203 seg. NEW