Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ratodecasaNão é por se fazer muitas vezes a mesma questão que se vão obter respostas diferentes. Concordo com o que disseram e estou no mesmo barco. Mas temos de perceber que cada caso é um caso e que profissionais da área vão sempre recomendar aquilo que acham melhor, como é natural. Neste assunto parece ser unânime que o piso radiante é o melhor sistema paraaquecimento. Para arrefecimento já não há assim tanto concenso...
    Agora é fazer as contas: investimento inicial, gastos mensais, manutenção, sustentabilidade, conforto obtido...
    Quanto ao que foi dito, queria apenas acrescentar que quando comecei esta saga, estava inclinado para pellets, agora é um dos sistemas que cada vez mais me convenço que foi uma moda e não é nada prático. As caldeiras boas são igualmente caras!

No arrefecimento só não há consenso para quem não conhece todos os sistemas e vão pelo fácil.
    Mas siga/..
  2.  # 22

Sabe bem que é mais eficiente no aquecimento...
  3.  # 23

Colocado por: ratodecasaSabe bem que é mais eficiente no aquecimento...
    os sistemas e as bombas de calor nao sao todas iguais, além de obviamente aos mãozinhas que mexem nelas.

Normalmente quem aplica piso radiante são os picheleiros/canalisadores que não percebem um corno de bombas de calor.
  4.  # 24

Colocado por: ratodecasaSabe bem que é mais eficiente no aquecimento...

Tem razão...para alguns users deste fórum.
  5.  # 25

OK, fica registada a v/ opinião.
    Grato.
  6.  # 26

Como se tem verificado a questão do aquecimento não é muito unânime, talvez às diversas opções que existem, pelo que as opiniões divergem.
    Mesmo assim, não olhando tanto ao investimento inicial, pois qualquer tem os seus custos, devemos então analisar a questão do consumo mensal, durante o inverno, pois é quando faz mais falta, ao longo da sua vida.
    Devemos também analisar a questão das águas sanitarias no inverno, pois os painéis não a aquecem suficientemente, pelo que o sistema de aquecimento deverá ter as duas valências.
    Sendo assim, qual é o sistema que aqueça no inverno e dê para aquecer ao mesmo tempo as aguas sanitárias, sem que o consume mensal dispare.
    Obrigada antecipadamente uma vez mais.
    Fátima
  7.  # 27

Prh com solar termico e bomba de calor devidamente dimensionados, instalados e configurados aliado a um bom isolamento térmico.
    Concordam com este comentário: GANDAREZ, Fatima1975
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fatima1975
  8.  # 28

Exmo. Sr. Jorge Alves,

Será que é possível indicar-me em quanto poderá ficar o conjunto que me indicou, ou seja, um a dois paineis solares, bomba de calor e o piso radiante para uma area útil (sala e 4 quartos e 2 hall) de cerca de 140 m2.
    Já que pode aproveitar a instalação do recuperador na sala para que quando se acendesse podesse ajudar no aquecimento das águas do coletor, pois seria mais uma ajuda à bomba de calor (isto é a minha ideia, sem qualquer conhecimentoda área).
    Caso trabalhe na área será que me pode apresentar um orçamento detalhado, podendo-o envia-lo para o meu email.
    Grata pela atenção
    Fatima
  9.  # 29

Colocado por: Fatima1975um a dois paineis solares, bomba de calor e o piso radiante para uma area útil (sala e 4 quartos e 2 hall) de cerca de 140 m2.
    entre 15.000€ e 20.000€

0.0152 seg. NEW