Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Obrigado pela vossa paciência. É a minha 1ª vez nestes campos.

    É o seguinte: Quem me fez o telhado da minha casa, na aldeia, era de família, era "artista", e desde então não deixei de pagar ingressos.

    Ou seja: Telhado com aramação de madeira, barrotes muito espaçados, curvatura algo visível, inclinação (pente, em francês) pouca,... Estão a ver o filme. Anos mais tarde, o filho, algo mais adiantado, instalou-me três mansardas, mas como a "pente" era baixa, os cumes das ditas ficaram acima da cumieira do telhado.
    Além disso, forrou-me a casa por dentro, aproveitando o declive interno, e daí que o forro (bem feito, camisa e saia) esteja pregado nos barrotes da armação existente.

    Estou a pensar em melhorar a situação.

    Pensei o seguinte:
    Colocar uma viga de aço em I (8x4) (apoiada nos extremos (2) nos garfos (2) e numa parede meeira numa extensão total de 14-15 m) acima da existente para melhorar a inclinação;
    Deixar a armação existente (que tem anel de betão em cima das paredes de pedra)
    Fazer uma nova armação, com ferro rectangular (8x4), fazendo de barrotagem, soldada à dita viga em I no topo e encalhada no anel de betão pré-existente.
    Unida entre si por verguinha soldada e com esticadores soldados em baixo (verguinha soldada nas pontas e com um ferro no meio entre a verguinha e o tubo a fazer tensão).
    Nos intervalos, preenchê-los com abobadilha EPS (48x100 cm). com fina camada de betão celular (3 cm) e malha sol.
    Por cima, Ondutiss (ou outra tela do género) e ripado transversal e cruzado, à francesa, para levar a telha.


    Isto tudo, para aligeirar o peso - penso que substancialmente - e a carteira.

    A minha filha, que é engenheira, não concorda. A pessoa que sondei para este "ensaio" mostra-se reticente - é algo novo. Prefere algo mais sólido.

    Por favor, castiguem-me, mas ajudem-me- Se puderem.

    Grato

    Jal
  2.  # 2

    Boas

    A minha filha, que é engenheira, não concorda. A pessoa que sondei para este "ensaio" mostra-se reticente - é algo novo. Prefere algo mais sólido.

    O método construtivo que propõe pode perfeitamente ser feito (em relação ao cálculo dos perfis a sua filha faz isso com uma perna às costas). O que tenho dúvidas é que seja o método mais prático. Em vez da laje em betão eu optaria por algo mais leve e mais prático e fazer: veja aqui

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio lima
  3.  # 3

    Meu caro,

    Julguei que estava sózinho nesta minha ideia, uma espécie de "haverá vida em Marte, ou sou o único?". Felizmente, vale a pensa ler, pensar, imaginar, comunicar e ter quem nos secunde. Bem haja.

    Já agora, e não abusando: Fui ao site (de que sou fã, introduzi a Ondutiss aqui na aldeia!) e fiz o download de todo o catálogo.

    Assim, pergunto-lhe: Por cima da armação metálica, basta aplicar a Onduline subtelha, , com parafusos próprios, ripas e telha (isolando bem por baixo a barrotagem do telhado que fica - com lã rígida? wallmate?); aplicar por cima da armação metálica painel sandwich, por cima tela, e depois ripado e telha; ou optar por vulgo painel de aglomerado, ondutiss, ripado e telha?

    Tenha paciência. É só mais um bocadinho.

    Obrigado.
    jal
  4.  # 4

    Boas

    Eu colocaria a armação (metálica ou madeira) com onduline e telha. Pelo interior, tecto falso em gesso cartonado com isolamento em lâ mineral (mínimo 6 cm). Em alternativa ao gesso cartonado poderia usar placas OSB.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Caro José Cardoso,

    Uma vez mais, deu uma valiosa carta.

    Fico-lhe grato. Grato.

    Podendo, ao seu dispôr.

    Jalima
 
0.0120 seg. NEW