Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal,

Já temos alinhavado que a melhor solução para substituir a nossa caldeira actual a gás propano que serve para AQC e AS é uma caldeira a pellets.

Precisava de opiniões relativamente a que fabricante de caldeira a pellets devo comprar, e se deve ser um modelo que queime também caroços de azeitona ou não, etc.

Já agora, a título de informação, o número de radiadores que temos é o seguinte:

Piso 1:
    TOTAL: 9 radiadores num total de 36 elementos.

• Quarto principal: 1 radiador de 5 elementos e 1 de 6 elementos
    • Wc do quarto principal: 1 toalheiro radiador
    • Quarto suite: 1 radiador de 6 elementos
    • Wc quarto suite: 1 toalheiro radiador
    • Corredor piso 1: 1 radiador de 4 elementos
    • Wc corredor do piso 1: 1 toalheiro radiador
    • Quarto vazio: 1 radiador de 6 elementos
    • Quarto hóspedes: 1 radiador de 6 elementos

Piso 0:
    TOTAL: 7 radiadores num total de 46 elementos.

• Corredor principal: 1 radiador de 5 elementos e 1 radiador de 6 elementos
    • Wc serviço: sem radiador
    • Corredor secundário: sem radiador
    • Escritório: 1 radiador de 4 elementos
    • Lavandaria: sem radiador
    • Cozinha: 1 radiador de 4 elementos
    • Sala de estar e jantar: 1 radiador de 7 elementos; 2 radiadores de 10 elementos cada

Piso -1 (piso menos usado):
    TOTAL: 7 radiadores num total de 54 elementos.

• Corredor: 2 radiadores de 4 elementos cada
    • Wc: sem radiadores
    • Ginásio: 2 radiadores de 5 elementos cada
    • Salão: 3 radiadores de 12 elementos cada

Agradecia opiniões.

Obrigado!
    • Arcade
    • 23 março 2018 editado

# 2

Colocado por: karnivoré uma caldeira a pellets.

...uma aposta falhada.
    Prepare-se para andar a correr leroys e outros que tais para comprar meia dúzia de saquitos de cada vez.
    e o preço sempre a subir...muita procura pouca pouca oferta.
    Concordam com este comentário: ratodecasa
  2.  # 3

Então o que é que recomenda para este caso específico?
    • Leb
    • 23 março 2018

# 4

Tenho uma salamandra a pellets há mais de dois anos. Sempre paguei o mesmo pelo saco (3€) e entregam-me em casa aos 50 sacos de cada vez (zona do Porto).
    Gasto uns 130 sacos por inverno, para aquecer a casa (moradia geminada) que tem 160m2. Já não me recordo quantos elementos tenho, mas anda à volta dos 60 + 3 toalheiros (a salamandra por si só dá conta da cave que tem 40m2). A temperatura anda sempre entre os 18 e 22 graus (menos numa das casa de banho que é maior e o toalheiro não dá conta do recado).

Pontos negativos: limpar a salamandra todos os dias (5-10 minutos), limpeza mais profunda ao fim de semana (30 minutos) e carregar com os sacos de 15kg.

Mas de qualquer forma para mim não há melhor relação qualidade/preço.
    Concordam com este comentário: silvameister
  3.  # 5

Colocado por: karnivorEntão o que é que recomenda para este caso específico?

"tudo" menos caldeira a pellets, não que eu tenha nada contra este tipo de máquinas.
    Se lhe fizessem entregas ao domicílio assim (como na Áustria, Alemanha, e Suíça,) já não tinha nada contra.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  4.  # 6

Ouvi dizer que basta limpar a caldeira uma vez por semana. Tem de ser todos os dias?
  5.  # 7

Gasto uns 130 sacos por inverno

Cada saco a 3€ dá 390€ por inverno para aquecer a casa, dá 78€/mês.

limpar a salamandra todos os dias (5-10 minutos), limpeza mais profunda ao fim de semana (30 minutos) e carregar com os sacos de 15kg.

Para o trabalho que dá, tinha de ser muito mais económico! (na minha opinião)

130*15kg dá aprox. 2 toneladas de pellets => ou temos espaço ou andamos sempre a comprar. Este ano já houve mais procura do que oferta de pellets...
    Se estimarmos uma necessidade de 1200h de aquecimento por inverno, a sua caldeira gasta 1.7Kg por hora.
    A caldeira gasta muito pouco! Tem aí uma bela máquina.
    • SACS
    • 23 março 2018

# 8

Colocado por: karnivorOuvi dizer que basta limpar a caldeira uma vez por semana. Tem de ser todos os dias?

Ouviu dizer... E foi um vendedor da máquinas que lhe disse, aposto!!
    Mais tarde quando se queixar que faz pedra e se calhar vai ter que limpar mais que uma vez por semena o mesmo vendedor vai dizer que o material não presta e as tantas ele até vende um melhor....
  6.  # 9

viva, tenho uma ecoforest aveiro e gosto da minha casa bem quentinha, gasto uma media de um saco dia a trabalhar cerca de 8 horas , tem limpeza de permutadores automatica e so faço uma aspiraçao semanal ao sabado a zona da queima e copo de cinzas, e uma limpeza mais a fundo mensalmente na zona de permutadores e chemine.
    tenho colegas que ainda esticam mais a corda, mas usam pellets de melhor qualidade, por isso nao sei qual o seu espanto!!!
    (Ouviu dizer... E foi um vendedor da máquinas que lhe disse, aposto!!
    Mais tarde quando se queixar que faz pedra e se calhar vai ter que limpar mais que uma vez por semena o mesmo vendedor vai dizer que o material não presta e as tantas ele até vende um melhor....)
  7.  # 10

Colocado por: Arcade
    "tudo" menos caldeira a pellets, não que eu tenha nada contra este tipo de máquinas.
    Se lhe fizessem entregas ao domicílio assim (como na Áustria, Alemanha, e Suíça,) já não tinha nada contra.
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021
    e fazem, há empresas espanholas k vendem a granel para Portugal, não me lembro é do nome
  8.  # 11

Colocado por: SACS

Mais tarde quando se queixar que faz pedra e se calhar vai ter que limpar mais que uma vez por semena o mesmo vendedor vai dizer que o material não presta e as tantas ele até vende um melhor....

Nas instruções da minha diz para limpar o cinzeiro e o queimador 1 vez por semana e uma limpeza mais a fundo 1 vez por mês.
    Concordam com este comentário: Danijose
  9.  # 12

Colocado por: ratodecasa tinha de ser muito mais económico! (na minha opinião)

[...]

A caldeira gasta muito pouco!.
    • zeto
    • 24 março 2018

# 13

- A maior parte das caldeiras incl. a minha teêm limpeza automática de cinzas, a cinza fica em pó, chega perfeitamente limpar uma vez/semana,

- algumas delas incl. a minha teêm um deposito ou silo que conseguimos abastecer 300kg /20 sacos durante 2/3semanas não precisamos de abastecer.

- em relação a preços na minha maneira de ver acho até que os preços iram baixar e se compramos grandes quantidades temos outros preços e descarregados em casa...
    Concordam com este comentário: lprolog
  10.  # 14

"Invadindo" o tópico, mas com o mesmo propósito..

Alguém tem experiencia com caldeiras a pellets da Moretti?
    Aquilo tem app e liga/desliga remotamente, ou mantem ligada consoante temperatura programada para a casa, ou com horário.. todas as marcas têm este tipo de opções?

A pensar seriamente para o próximo Inverno..
    • Leb
    • 26 março 2018

# 15

Colocado por: SACS

No meu caso é uma salamandra e não uma caldeira, e não tem limpeza automática, daí ter que a limpar diariamente ou de dois em dois dias. Depende da qualidade dos pellets e do tempo que está ligada, pode até esticar mais, mas com os meus consumos dificilmente chegaria a uma semana sem limpar.

Em relação a espaço, nem é preciso muito. Eu tenho a salamandra na cave e ponho no vão de escadas 60 sacos sem grandes problemas.

Colocado por: miguelcristovao"Invadindo" o tópico, mas com o mesmo propósito..

Alguém tem experiencia com caldeiras a pellets da Moretti?
    Aquilo tem app e liga/desliga remotamente, ou mantem ligada consoante temperatura programada para a casa, ou com horário.. todas as marcas têm este tipo de opções?

A pensar seriamente para o próximo Inverno..

A minha não tem app, mas não é preciso, basta ter um comando de infravermelhos. A partir daí arranja-se um repetir de sinal universal ligado à rede Wifi (tenho este, mas há outros: https://www.gearbest.com/living-appliances/pp_357329.html) e pode controlar o equipamento remotamente. Tem a vantagem de poder controlar todos os aparelhos na mesma divisão que usem infravermelhos: boxes, Tvs, ar condicionado...
  11.  # 16

Eu tenho uma Moretti de 24kW na sala. Limpo-a uma vez por semana, anualmente leva uma limpeza mais profunda (também sou eu que a faço). Há 3 anos que compro pellets, 3,40€/saco (15kg) em casa, ou então quando compro eu aproveito promoções e compro a cerca de 3€/saco (os últimos foram a 2.90€ com talão do Continente).

Por acaso estou a achar estranho a quebra de oferta, mas não vejo subida de preço a acompanhar ainda.
  12.  # 17

Fogos = quebra na oferta.
  13.  # 18

Colocado por: ratodecasaFogos = quebra na oferta.

Porquê? Pelo menos a matéria prima (lenha) deve estar ao preço da uva mijona...
    Concordam com este comentário: lprolog
  14.  # 19

Eu tenho uma solzaima 24kw, com limpeza automatica e estou satisfeito. Tenho dois colegas que mandaram vir em transportadora caldeiras lusochama de 24kw automáticas a bom preço e depois fizeram a montagem à parte e ate agora estão satisfeitos. Eu ate desconheçia a lusochama!
    • pjf
    • 27 março 2018

# 20

Colocado por: Kazuza148Eu ate desconheçia a lusochama!
    Eu tambem tenho uma dessa marca de 32kw
      E2C1E268-9095-4A7C-A355-18CF0901F7F1.jpeg

0.0209 seg. NEW