Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.

    É a 1a vez que participo neste fórum.
    A minha moradia tem 18 anos, e aparentemente, o telhado foi mal feito, as vigas de cimento que suportam o telhado arquearam (a curvatura/barriga é visível!) com o peso da telha e já tenho infiltrações. Como tal, é preciso substituir o telhado.
    É uma moradia isolada com 2 telhados separados, cada um de 2 águas, e com 25m2 e 60m2, aproximadamnte. As paredes são duplas e têm wallmate entre as 2 fiadas de tijolos.
    A casa sendo extremamente fria de inverno (+/-12ºC) e mt quente de Verão (+/-30ºC no piso superior) e visto que teremos de mudar o telhado, queremos também apostar no isolamento.
    Já nos apresentaram as alternativas das traves serem de madeira casquinha (demasiado cara) e de aço galvanizado, hipotese para a qual estou mais inclinada.
    E quanto ao isolamento apresentaram-me 2 alternativas:

    1 - OSB+roofmate+OSB+subtelha+ripas+telha lusa
    2 - painel sandwich+telha lusa

    Ora, como há sempre a possibilidade de se vir a aproveitar o sótão, tenho algumas dúvidas em relação a qual das opções escolher:

    a) se usar um painel sandwich (com isolamento térmico e com acabamento interior tipo abeto), necessito de colocar subtelha ou posso aplicar logo a ripa e telha lusa?

    b Alguém tem experiência com o painel sandwich tipo termochip PLUS? Diz que "tela impermeável transpirável incorporada na parte superior do painel". São materiais respiráveis? Precisaria de ter na mesma a ventilação? https://www.sotecnisol.pt/hp-mais-produtos/painel-sandwich-thermochip/

    c) preocupa-me o tempo (e dias extras) de aplicação do OSB+roofmate+OSB de uma dessas soluções que me apresentaram...não compensará logo pagar um pouco mais pelo painel sandwich(com bom acabamento e uma espessura de isolamento maior tipo 80mm) mas poupar na mão de obra?

    Obrigada a todos
    • AMCP
    • 26 março 2018

     # 2

    ´
    a moradia fica em que zona do país?
  2.  # 3

    Charneca da Caparica
  3.  # 4

    Vigas mal dimensionadas.
    Estamos a falar que vão sem ter apoio?
    Se não for nenhuma brutalidade não tem mal nenhum com vigas de cimento...
  4.  # 5

    O vão é de 4.2 metros
  5.  # 6

    Colocado por: monica gabrielOra, como há sempre a possibilidade de se vir a aproveitar o sótão,


    Pese bem isto, se é uma possibilidade real ou uma possibilidade longínqua.

    Se é uma possibilidade que dificilmente se concretiza, então é mais barato colocar o isolamento directamente sobre o piso e vai gastar menos energia no aquecimento.
 
0.0112 seg. NEW