Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Venho aqui em busca de informação.
    Adquiri um imóvel em Julho de 2017 através de crédito habitação e foi então escriturado.

    Entretanto, o antigo dono do imóvel ligou-me a dizer que recebeu para pagar o IMI do meu imóvel referente ao ano 2007, e perguntou-me se tinha averbado o imóvel nas Finanças.

    Ora, o banco tinha-me dito que eles é que faziam o averbamento, e penso que agora a isenção do IMI é automática para quem cumpre uns certos requisitos. Certo?

    No Portal das Finanças, não me aparece nenhum imóvel na Consulta de Imóveis. Teria que ter ido com a Escritura às Finanças depois? Se sim, ninguém me informou acerca disso, nem o banco nem no dia da Escritura.

    O que poderá ter passado?

    Atenciosamente...
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: pedro7bTeria que ter ido com a Escritura às Finanças depois?

    Sim, apesar do notário ter comunicado a compra às finanças, apesar de você ter pago IMT e IS, ou seja, as finanças estão fartas de saber que comprou o imóvel, mas vai ter que ir às finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro7b
  3.  # 3

    Pelo que o banco me disse, fiquei com a ideia que a conservatória comunicava às finanças e ficava tudo resolvido.
    Irei ter que pagar alguma coima por só ir lá às finanças passado 8 meses?
  4.  # 4

    Colocado por: pedro7bPelo que o banco me disse, fiquei com a ideia que a conservatória comunicava às finanças e ficava tudo resolvido.

    Normalmente sim, mas quando não fica resolvido, a culpa é do comprador.

    Colocado por: pedro7bIrei ter que pagar alguma coima por só ir lá às finanças passado 8 meses?

    Não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro7b
  5.  # 5

    Tive este problema recentemente e segue solução:

    Idealmente o notário deve fazer a comunicação. Contudo, nem sempre as Finanças recebem em "tempo útil". Pode demorar 3 ou 4 meses.
    Para evitar esta situação, após 1 mês da escritura, verificar se no portal das finanças, na área património, aparece o imóvel em questão.
    Se não:
    Site finanças » pesquisar "E-Balcão" » aceder » registar nova questão
    NOTA: deverás ter a escritura digitalizada para carregar o ficheiro
    Imposto: IMI/AIMI
    Tipo de Questão: AIMI
    Questão: Declaração

    "
    Exmos Senhores bla bla bla, solicito averbamento da escritura aqui em anexo, bla ba bla"


    Carregar a digitalização da escritura e enviar
  6.  # 6

    3 anos depois já deve estar resolvido! :)

    Colocado por: Ricardo_Sousa_20Tive este problema recentemente e segue solução:
  7.  # 7

    Colocado por: Ricardo_Sousa_20Tive este problema recentemente e segue solução:

    Idealmente o notário deve fazer a comunicação. Contudo, nem sempre as Finanças recebem em "tempo útil". Pode demorar 3 ou 4 meses.
    Para evitar esta situação, após 1 mês da escritura, verificar se no portal das finanças, na área património, aparece o imóvel em questão.
    Se não:
    Site finanças » pesquisar "E-Balcão" » aceder » registar nova questão
    NOTA: deverás ter a escritura digitalizada para carregar o ficheiro
    Imposto: IMI/AIMI
    Tipo de Questão: AIMI
    Questão: Declaração

    "
    Exmos Senhores bla bla bla, solicito averbamento da escritura aqui em anexo, bla ba bla"


    Carregar a digitalização da escritura e enviar



    é ficou resolvido assim?
    teve de pagar alguma coisa?

    obrigado
  8.  # 8

    Bem, há aqui várias situações. A primeira é de facto poder não ter sido averbada, a segunda é estar a haver confusão entre quem é que tem a obrigação de pagar o IMI de determinado ano. O IMI é devido ao proprietário do imóvel a 31 de Dezembro do ano a que respeita o IMI a pagar, ou seja, se eu vender uma casa no dia 30 de Dezembro deste ano, para o ano quem o vai pagar é o novo proprietário, é injusto mas é assim. A outra situação que também já me aconteceu e foi no inicio deste ano, foi ter feito a escritura de venda de uma casa num escritório de advogados que me disse para ser eu a averbar o imóvel nas finanças. O que fiz foi enviar a escritura digitalizada para o email da repartição de finanças da localidade do imóvel e cerca de 2h depois já constava do meu património no portal das finanças. Não se paga nada.
  9.  # 9

    Colocado por: Famel85Bem, há aqui várias situações. A primeira é de facto poder não ter sido averbada, a segunda é estar a haver confusão entre quem é que tem a obrigação de pagar o IMI de determinado ano. O IMI é devido ao proprietário do imóvel a 31 de Dezembro do ano a que respeita o IMI a pagar, ou seja, se eu vender uma casa no dia 30 de Dezembro deste ano, para o ano quem o vai pagar é o novo proprietário, é injusto mas é assim. A outra situação que também já me aconteceu e foi no inicio deste ano, foi ter feito a escritura de venda de uma casa num escritório de advogados que me disse para ser eu a averbar o imóvel nas finanças. O que fiz foi enviar a escritura digitalizada para o email da repartição de finanças da localidade do imóvel e cerca de 2h depois já constava do meu património no portal das finanças. Não se paga nada.


    Isto aconteceu-me e eu achei extremamente injusto. A imobiliária devia pensar que eu queria ir lá passar o ano novo e vai de marcar a escritura para o dia 30 de Dezembro.
  10.  # 10

    Colocado por: pipocas4

    Isto aconteceu-me e eu achei extremamente injusto. A imobiliária devia pensar que eu queria ir lá passar o ano novo e vai de marcar a escritura para o dia 30 de Dezembro.


    O vendedor pode ter pedido para ser ainda nesse ano fiscal, tanto por causa do IMI, IRS etc.

    Quem está em aquisição no final do ano, está sujeito a isso, principalmente se não souber.
  11.  # 11

    Colocado por: pipocas4Isto aconteceu-me e eu achei extremamente injusto. A imobiliária devia pensar que eu queria ir lá passar o ano novo e vai de marcar a escritura para o dia 30 de Dezembro.

    Percebo bem o que diz, a primeira escritura de compra que fiz foi a um dia 28 de Dezembro... perdi 1 ano de isenção de IMI por 3 dias... nunca mais caiu nessa! As imobiliárias aproveitam-se da ignorância dos outros, como isto não lhes afecta nada... eles querem é despachar o negócio!
  12.  # 12

    Colocado por: Duartehome


    é ficou resolvido assim?
    teve de pagar alguma coisa?

    obrigado



    Desculpe a demora:
    foi rápido e não se paga nada.
    Em duas semanas ficou pronto e no portal das finanças ficou a constar o imóvel em questão!
 
0.0207 seg. NEW