Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pretendo substituir o telhado actual da minha casa por uma solução tipo sub-telha com painéis sandwich, de poliuretano ou lã de rocha, e telha cerâmica tipo lusa.

    Pretendo também colocar 3 janelas de sótão e que, no total, a solução não ultrapassasse os 25 cm de espessura.

    O sotão será habitável. O telhado tem cerca de 11,00 m por 5,20 m e é de uma só água no sentido transversal.

    Tendo em conta que o vão máximo é de aproximadamente 5,20 m e que poderá ser dividido em 2 x 2,60 m com uma viga no sentido longitudinal (com 4 apoios), será possível um painel com 10 ou 12 cm +/- de espessura suportar o telhado e as janelas no vão?
    E suficiente para garantir um conforto térmico aceitável no sotão?

    Encontro pouca informação sobre a aplicabilidade de janelas de sótão tipo Velux em coberturas de paineis de sandwich.
      Janelas-de-sotão-Velux-em-painéis-sandwich-metálicos.jpg
      ERFI SubTelha SA.PNG
  2.  # 2

    Colocado por: paulo.c.aguiarsolução tipo sub-telha com painéis sandwich


    Alguém me sabe dizer na zona de Lisboa, quem (empresas) utiliza este tipo de material da ERFI na remodelação de telhados?
  3.  # 3

    Qq empresa utiliza. Desde que lhe digam que é assim que pretende a solução pretendida.

    Essa solução não é a melhor tecnicamente. pretende essa solução porquê?
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasQq empresa utiliza. Desde que lhe digam que é assim que pretende a solução pretendida.

    Essa solução não é a melhor tecnicamente. pretende essa solução porquê?


    Resumidamente...
    Neste momento tenho um telhado com alguns problemas de infiltração para o interior, em especial porque as telhas já perderam a sua capacidade impermeabilizante, já são muito antigas e o telhado já foi várias vezes revisto tendo já várias telhas de outros modelos contribuindo também para a entrada de água para o interior.
    É uma casa em banda, anterior a 1951, o telhado tem 2 àguas, cerca de 80m2. Para o lado da via publica tem platibanda e a caleira já deve ter fissuras.
    A estrutura do telhado é em madeira, tem barrotes e varas de eucalipto. O sotão não é aproveitado, mas tem laje de esteira. As telhas são marselha.


    Pensei nesta solução pois pretendo retirar a estrura existente, mandar colocar uma estrutura LSF habitável, aproveitando assim o sotão. Em termos de isolamento e de acabamento interior do sotão pensei que o painel sandwich serviria perfeitamente. O painel sandwich como sub-telha e depois colocava telha ceramica, marselha. Em vez de optar por soluções, possivelmente melhores, mas também possivelmente mais caras de isolamento térmico/acustico e de acabamento interior.
    Estou aberto a opiniões de experts, sou apenas um curioso da internet que faz pesquisas e leio o que os experts opinam. Se me puder ajudar agradeço.

    A quem pedi orçamento aconselhou-me painel sandwich a imitar telha, mas eu não pretendia alterar “a forma da cobertura, a natureza e cor dos materiais existentes”.

    Eu ainda não encontrei quem fizesse telhados com este sistema, encontrar encontrei, mas foi no Porto.
    http://obrasemtelhados.blogspot.com/

    Obrigado
  5.  # 5

    Faz muito bem. Veja a solução tectum. Tem um sistema todo pensado em LSF,osb e telha de barro.
  6.  # 6

    Nas minhas pesquisas já tinha encontrado o Tectum active frame e o Lightcob. Mas como lhe digo, uma coisa é fazer pesquisas na Internet, outra é ter experiência no terreno.

    Técnicamente é esse o sistema que aconselha? E em termos de custos?
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasFaz muito bem. Veja a solução tectum. Tem um sistema todo pensado em LSF,osb e telha de barro.


    E pode me indicar alguém/empresa que aplique essa solução?
  8.  # 8

    Peça contactos à TECTUM.
  9.  # 9

    bom dia,preciso de mudar o meu telhado e vou por estrutura lsf, estou a ponderar o mesmo que o senhor painel sandwich a fazer de subtelha e isolamento e telha lusa por cima. Sempre fez o seu telhado como disse? Cumprimentos
  10.  # 10

    Colocado por: paulo.c.aguiarBom dia,

    Pretendo substituir o telhado actual da minha casa por uma solução tipo sub-telha com painéis sandwich, de poliuretano ou lã de rocha, e telha cerâmica tipo lusa.

    Pretendo também colocar 3 janelas de sótão e que, no total, a solução não ultrapassasse os 25 cm de espessura.

    O sotão será habitável. O telhado tem cerca de 11,00 m por 5,20 m e é de uma só água no sentido transversal.

    Tendo em conta que o vão máximo é de aproximadamente 5,20 m e que poderá ser dividido em 2 x 2,60 m com uma viga no sentido longitudinal (com 4 apoios), será possível um painel com 10 ou 12 cm +/- de espessura suportar o telhado e as janelas no vão?
    E suficiente para garantir um conforto térmico aceitável no sotão?

    Encontro pouca informação sobre a aplicabilidade de janelas de sótão tipo Velux em coberturas de paineis de sandwich.
      Janelas-de-sotão-Velux-em-painéis-sandwich-metálicos.jpg
      ERFI SubTelha SA.PNG
  11.  # 11

    Colocado por: andre_m6bom dia,preciso de mudar o meu telhado e vou por estrutura lsf, estou a ponderar o mesmo que o senhor painel sandwich a fazer de subtelha e isolamento e telha lusa por cima. Sempre fez o seu telhado como disse? Cumprimentos

    Pode optar por uma solução com painel sandwich a fazer de subtelha como pode colocar os componentes em separado, de melhor aplicação e poderá inclusive ser uma solução mais eficaz e menos onerosa. Como?

    Estrutura (madeira/vigotas/aço)
    OSB
    XPS
    Ripa
    Membrana de subtelha
    Ripa
    Telha

    Com o painel sandwich perde a permeabilidade ao vapor (suscetibilidade de condensados), terá uma espessura de isolamento térmico menor (30-40 mm a partir daí os preços disparam ainda mais), tem mais carga na estrutura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre_m6
  12.  # 12

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Pode optar por uma solução com painel sandwich a fazer de subtelha como pode colocar os componentes em separado, de melhor aplicação e poderá inclusive ser uma solução mais eficaz e menos onerosa. Como?

    Estrutura (madeira/vigotas/aço)
    OSB
    XPS
    Ripa
    Membrana de subtelha
    Ripa
    Telha

    Com o painel sandwich perde a permeabilidade ao vapor (suscetibilidade de condensados), terá uma espessura de isolamento térmico menor (30-40 mm a partir daí os preços disparam ainda mais), tem mais carga na estrutura.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andre_m6


    Colocado por: Vítor Magalhães
    Pode optar por uma solução com painel sandwich a fazer de subtelha como pode colocar os componentes em separado, de melhor aplicação e poderá inclusive ser uma solução mais eficaz e menos onerosa. Como?

    Estrutura (madeira/vigotas/aço)
    OSB
    XPS
    Ripa
    Membrana de subtelha
    Ripa
    Telha

    Com o painel sandwich perde a permeabilidade ao vapor (suscetibilidade de condensados), terá uma espessura de isolamento térmico menor (30-40 mm a partir daí os preços disparam ainda mais), tem mais carga na estrutura.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andre_m6


    Boa noite, obrigado pela opinião. Falei com alguns pedreiros e têm me dito que o painel sandwich está muito caro, mas que fazendo como o senhor está a dizer osb,xps, subtelha, etc fica mais caro. Tenho de fazer contas dos materiais, honestamente não estou dentro dos preços dos materiais.
 
0.0182 seg. NEW