Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.

Apesar de já ter lido muito aqui sobre este assunto, continuo com uma dúvida existencial para a construção da minha moradia.

Basicamente estou indeciso entre 3 sistemas, do interior para o exterior:

tijolo 11 + 4cm eps grafitado + caixa de ar + tijolo 15

tijolo 11 + 4cm eps grafitado + caixa de ar + tijolo térmico de 20

tijolo térmico de 29 + 8cm ETICS

As minhas dúvidas são em relação ao comportamento térmico e condensações, uma vez que no apartamento que tenho, além de frio no inverno e quente no verão, tem muita humidade.

Obrigado.
  2.  # 2

Porque é que umas soluções tem 4cm de isoladamento e outra tem 8cm?
    O que é que está no projecto térmico? isto se já o tiver.
  3.  # 3

Tem 3 opções onde nas duas primeiras só vai colocar 4 cm de isolamento e no terceiro vai colocar o dobro e ainda pergunta qual é a melhor opção? Já agora os 8 cm também é com EPS grafitado?
  4.  # 4

Bruno....você já nasceu com 20anos? não pois não.. teve de nascer, aprender a andar e a falar...pois nas paredes é igual...projeto de arquitetura é que definirá isso..cliente+ arquiteto, depois isso influencia os projetos de especialidades.

Faça as coisas pela ordem correta pois a sua questão não tem qualquer tipo de fundamento
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 5

É OBVIO QUE A SOLUÇÃO COM MELHOR DESEMPENHO DESSAS É A ULTIMA... MAS ENFIM,
    isso é para discutir com os seus projectistas.. em fase de projecto.
  6.  # 6

Boa tarde novamente.

Ainda estou na fase de projecto de arquitectura, mas já me falaram nestas três hipóteses.

Claro está que será decidido em conjunto com o engenheiro da térmica, mas gostava de ter o máximo de informação nessa altura.
  7.  # 7

Colocado por: brunomoraAinda estou na fase de projecto de arquitectura, mas já me falaram nestas três hipóteses.

qual a espessura de parede que vao definir?. soluções recorrentes:

paredes de 35cm, duplo pano de alvenaria 15+11 com XPS de 5cm, esqueça a caixa de ar.

paredes de 35cm,bloco térmico de 25cm+Etics de 6cm
  8.  # 8

Colocado por: ****Eu aplicava os dois!!
    os 3
  9.  # 9

Colocado por: brunomorainda estou na fase de projecto de arquitectura, mas já me falaram nestas três hipóteses.
    quem falou? o arquitecto?
  10.  # 10

Colocado por: antonylemosquem falou? o arquitecto?

Sim, dois arquitectos e um construtor
  11.  # 11

Colocado por: riscos

qual a espessura de parede que vao definir?. soluções recorrentes:

paredes de 35cm, duplo pano de alvenaria 15+11 com XPS de 5cm, esqueça a caixa de ar.

paredes de 35cm,bloco térmico de 25cm+Etics de 6cm

Se não tiver caixa de ar, como fica em termos de condensações?
  12.  # 12

Colocado por: brunomora

Se não tiver caixa de ar, como fica em termos de condensações?

Acha que as supostas caixas de ar funcionam?! É preferivel nao ter e preencher com mais isolamento
  13.  # 13

Acha que as supostas caixas de ar funcionam?! É preferivel nao ter e preencher com mais isolamento
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022B
      26.jpg
  14.  # 14

J cardoso eu conheço a teoria...e conheço a prática, e em tudo na vida muitas vezes a teoria nao funciona.
  15.  # 15

J cardoso eu conheço a teoria...e conheço a prática

Engraçado que eu tb conheço a prática. Há 34 anos, mais precisamente. Cabe aos projectistas garantir a boa prática na construção e não acredito que me diga que não é possível boa prática numa parede dupla. Agora se me disser que prefere outro sistema isso já é outra loiça, mas dizer que não funciona ... enfim.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  16.  # 16

Eu digo-lhe que nao funciona, porque 95% dos pedreiro nao sabem ou nao querem saber, e nao tem o devido cuidado na contrucao das caixas de ar. Na teoria isso é muito bonito.. Na pratica a caixa de ar fica toda cagada com massa, e se houver condensacoes toda a humidade fica alojada dentro da parede á mesma.
  17.  # 17

Colocado por: j cardoso
    Engraçado que eu tb conheço a prática. Há 34 anos, mais precisamente. Cabe aos projectistas garantir a boa prática na construção e não acredito que me diga que não é possível boa prática numa parede dupla. Agora se me disser que prefere outro sistema isso já é outra loiça, mas dizer que não funciona ... enfim.

Aos projetistas? Pq aos projetistas se na obra os empreiteiros fazem como querem?? Nao respeitam os projetos minimamente, so quando os fiscais sao lixadosss
  18.  # 18

E eu digo que isso acontece porque infelizmente a maioria dos técnicos está a marimbar-se para isso e gosta de ir às obras em "visitas de médico", de preferência à hora de almoço. Experimente ser exigente e mandar deitar abaixo uma parede mal executada e vai ver que eles afinal até sabem.
    • riscos
    • 29 março 2018 editado

# 19

Olhe que por acaso ja mandei...o pedreiro por 30m2 de alvenaria abandonou a obra.há um mes atras, fui obrigado a suspender uma betonagem no proprio dia pk o empreiteiro lembrou se de poupar 30%das armaduras numa laje.
  19.  # 20

Colocado por: brunomoratijolo 11 + 4cm eps grafitado + caixa de ar + tijolo 15

tijolo 11 + 4cm eps grafitado + caixa de ar + tijolo térmico de 20

tijolo térmico de 29 + 8cm ETICS

Na 2ª opção, de que lhe serve o tijolo térmico depois da caixa de ar? Para nada.

A meu ver a melhor opção é a 3ª.

Riscos, pq aconselha duplo pano sem caixa de ar? é preferível em relação à 3ª opção exposta? Porquê? preço? facilidade de exução?

0.0211 seg. NEW