Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho um anexo de 3 divisões que tem algumas tomadas e lampadas de tecto.
    Faz uns 2 meses que está sem electricidade pois o disjuntor correspondente dispara e manda abaixo o geral.
    Dispara no instante em que o ligo e por isso, tenho que o ter sempre desligado.
    Já tirei todas as lampadas e já tirei tudo de todas as tomadas, continua a disparar.
    Tenho alguma experiência na electricidade, o que me sugerem que faça para detectar o problema - ainda antes de ter que tirar as telhas todas e andar a analisar cm a cm de fio eléctrico.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Actualização: descobri com o multímetro que fase e neutro estarão a tocar-se. Falta saber onde. Com o multímetro encostei ponta na fase no disjuntor e com a outra ponta encostei na fase do quadro e deu continuidade.
    O problema agora é perceber onde estarão os cabos a tocar-se ou até mesmo se não será algum lugar com água a fazer de condutor entre ambos.
    Alguma dica para tornar o processo mais rápido?
    Obrigado.
  3.  # 3

    Procure sítios onde poderá estar danificado pois poderá ter partido os cabos. Pode também desmanchar tomada a tomada e ver se não está a haver passagem entre a própria tomada. Agora o que está a disparar? O disjuntor ou o diferencial?
  4.  # 4

    Fez furos na parede recentemente, ou coisas do gênero?
    Tente descobrir a primeira lâmpada ou tomada que chega o fio, e faça nova medição entre quadro e tomada e da tomada para frente e assim por diante até chegar ao problema
  5.  # 5

    Esses casos de curto-circuito são lixados de descobrir. Vai ter mesmo de começar a desmanchar tomada por tomada e derivação por derivação para ver onde está o problema e testar para ver quando é que o curto desaparece.

    Tem tubos enterrados entre a casa e o anexo? Pode ter entrado água por aí.

    Uma vez tive uma chatice num automático de escada de um prédio que foi um pincel para descobrir. Estava sempre ligado, era como se os botões estivessem sempre premidos. Comecei a desmanchar de cima para baixo e o problema era no rés-do-chão, e nem sequer num botão!!! Havia dois fios que estavam em curto dentro de um tubo. Não sei que raio andaria dentro daquele tubo, mas os fios saíram com um bom comprimento sem isolamento e todos corroídos!
  6.  # 6

    Colocado por: mysteriumCom o multímetro encostei ponta na fase no disjuntor e com a outra ponta encostei na fase do quadro e deu continuidade.


    Boa noite,

    Encostou uma ponta na fase e a outra ponta também na fase ou no neutro?
  7.  # 7

    Colocado por: mysteriumCom o multímetro encostei ponta na fase no disjuntor e com a outra ponta encostei na fase do quadro e deu continuidade.


    Boa noite,

    Encostou uma ponta na fase e a outra ponta também na fase ou no neutro?
  8.  # 8

    Claro que se foi fase com fase, vai dar continuidade. :D
  9.  # 9

    Tens a instalacao em serie?

    Se sim abre a meio e ve se ainda esta em curto, e vais atras, assim ja poupas meio caminho

    Eu nao percebo nada de electricidade mas podera ser uma dica util lolol
  10.  # 10

    Multimetro no quadro foi fase com neutro e deu continuidade.
    Entretanto já isolei o problema, fui ao telhado e desliguei cabo para arrecadação. O curto já não ocorre. Significa que estará lá o problema. O problema agora é descobrir onde! É que já verifiquei lampadas e tomadas e está tudo bem. Mas pelo menos já tenho luz nas divisões do anexo.
    Só se for dentro das paredes.....cabos que se estejam a tocar... mas isto já tem uns 50 anos, como é que foi agora dar-lhes para se tocarem...
  11.  # 11

    Colocado por: mysteriumMultimetro no quadro foi fase com neutro e deu continuidade.
    Entretanto já isolei o problema, fui ao telhado e desliguei cabo para arrecadação. O curto já não ocorre. Significa que estará lá o problema. O problema agora é descobrir onde! É que já verifiquei lampadas e tomadas e está tudo bem. Mas pelo menos já tenho luz nas divisões do anexo.
    Só se for dentro das paredes.....cabos que se estejam a tocar... mas isto já tem uns 50 anos, como é que foi agora dar-lhes para se tocarem...
    já respondeu a pergunta. Se a instalação tem mais de 50 anos queria o que? Trate mas é de começar a substituir circuito a circuito e vai ver que logo logo dá conta o gato e tem garantia para mais 20 ou 30 anos. Sorte é de não ter pego fogo a casa com o curto circuito
    • size
    • 31 março 2018

     # 12

    Colocado por: mysteriumMultimetro no quadro foi fase com neutro e deu continuidade.



    Com ou sem resistência ? (Ohmios)

    Já tive um caso idêntico que se localizou numa derivação para uma tomada junto a uma churrasqueira exterior, em que a tomada adquiriu grande quantidade de humidade e fazia disparar o diferencial
  12.  # 13

    Experimente ir às caixas de derivação do anexo e testar os circuitos existentes.
 
0.0166 seg. NEW