Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 30 março 2018

# 1

Boa tarde.
    Já aqui tinha colocá do uma questão sobre evolucao preço de casas.
    Voltando ao tema...
    Cada vez tenho conheço mais casos de pessoas que venderam as casas, mudaram-se para casas arrendadas e isto porque penSam que daqui a 1 ano os preços vão baixar. Isto em Lisboa.
    O que penso sobre o assunto?
  1.  # 2

Boa noite

Tendo em conta todas as depesas associadas à compra de uma casa acho arriscado. Em 1 ano as casas teriam que descer mais de 4%, pelo menos! É muito dinheiro...
  2.  # 3

Tendo em conta que vi casas a subir 23% (valor de venda no mercado) em 4-5 meses atá não é muito.
  3.  # 4

Mas também acho arriscado. Podem não descer e sobretudo pode não aparecer a casa que se quer, sobretudo quando não se quer mudar de zona.
    • RCF
    • 3 abril 2018

# 5

Colocado por: AMVPCada vez tenho conheço mais casos de pessoas que venderam as casas, mudaram-se para casas arrendadas e isto porque penSam que daqui a 1 ano os preços vão baixar. Isto em Lisboa.

Jamais ganharão dinheiro assim... Primeiro - o preço das casas em Lisboa não vai descer. Pode deixar de subir, ou subir menos, mas baixar, não baixa. Segundo - ainda que baixe, essa redução nunca será suficiente sequer para cobrir os custos da compra (escritura e IMT).
  4.  # 6

Se baixa ou não é a questão, a verdade é que houve imóveis a subirem 100% em Lisboa, e até já me falaram de mais.

No caso dos 100% talvez uma ligeira baixa compense as despesas da escritura e IMT.

A verdade é que há pessoas a apostar nisso, quer no centro da cidade quer na periferia.
    • RCF
    • 3 abril 2018

# 7

Colocado por: AMVPSe baixa ou não é a questão, a verdade é que houve imóveis a subirem 100% em Lisboa, e até já me falaram de mais.

No caso dos 100% talvez uma ligeira baixa compense as despesas da escritura e IMT.

A verdade é que há pessoas a apostar nisso, quer no centro da cidade quer na periferia.

Quando muito, podem vender no centro, que valorizou bastante e depois compram na periferia, por preço inferior. Agora vender no centro e voltar a comprar no centro, jamais ganharão dinheiro.
  5.  # 8

Talvez tenha toda a razão, o jamais é que me parece forte demais.

as coisas podem mudar, digo eu.
    • RCF
    • 3 abril 2018

# 9

Colocado por: AMVPo jamais é que me parece forte demais.

A história diz-nos isso. Só se houver alguma calamidade é que o "jamais" não o será.
    •  
      larkhe
    • 3 abril 2018 editado

# 10

Dificilmente vão baixar, porque quem esta a comprar agora caro, depois não vai vender barato ( pode haver um negocio ou outro mas hão de ser poucos)

e como tal a unica forma de ganhar dinheiro é vender caro no centro e comprar barato na periferia, pode ser que daqui a uns anos o preço alto chegue tambem a periferia.
  6.  # 11

Talvez. Mas será que ninguém se lembra que há poucos anos houve muitos a vender abaixo do preço de aquisição e até do valor em divida?
    • RCF
    • 3 abril 2018

# 12

Colocado por: AMVPTalvez. Mas será que ninguém se lembra que há poucos anos houve muitos a vender abaixo do preço de aquisição e até do valor em divida?

Na cidade de Lisboa...?
    Na periferia, talvez...
    Abaixo do valor em dívida, sim, porque muitos compravam por 100 e o banco emprestava 120.
  7.  # 13

As casas mesmo na cidade de Lisboa chegaram a baixar à volta de 20%, dependendo dos locais é claro.

Na periferia a queda foi maior sim.
  8.  # 14

Mas também nunca estiveram com preços tão elevados como agora, logo o risco pode ser maior. Já sei à fatores externos, diversos, que mesmo que se admita que o turismo se mantêm à fatores que podem mudar a evolução dos preços, digo eu.
  9.  # 15

Foi um crescimento demasiado rápido. Não tenho tanta certeza na sua sustentabilidade. E há sinais na economia mundial de um nível de endividamento superior ao verificado na pré-crise de 2008.
  10.  # 16

Quando olho para esta evolução fico preocupada...Comprar agora a estes preços com sinais de que algo pode estar a mudar faz-me lembrar algo...

http://www.mercadosfinanceiros.org/2018/04/02/novo-trimestre-expectativas-diferentes/
  11.  # 17

Neste momento, se pensasse em vender e pelo que vou vendo no mercado da minha zona com facilidade tinha um lucro de 45%

e só tenho a casa a 2 anos e meio .
  12.  # 18

Comprei um apartamento há 4 anos e já não encontro nenhum semelhante por menos do dobro. Mas não vendo...
  13.  # 19

Pois... esse é o ponto. Ou seja, se algo acontece o risco é elevado.
  14.  # 20

Não há formulas mágicas. A vida não é uma Bimby em que se segue uma receita e dá sempre certo. Mas acho isso que os seus conhecidos estão a fazer uma tremenda estupidez...

0.0184 seg. NEW