O mais fácil de fazer acaba por ser em vigotas. Provavelmente vou optar por esse sistema.
O telhado tem 35 metros por 5 metros. Vou comprar 36 vigotas de 5,20 mts para ficarem de 1 em 1 metro. Antes vou fazer um lintel para dar mais segurança às paredes. As ripas ficam de quanto em quanto espaço, geralmente?
Comecei a colocar o tecto falso... e acho que a laje não tem vigas.
A laje por cima apresenta algumas rachadelas e vibra. Estou metido numa encrenca. A solução mais indicada era deitar isto abaixo e fazer uma laje aligeirada com vigotas.
Soluções sem ser deitar abaixo? O orçamento já é curto mas também não quero que isto me caia em cima...
Pensei em algo deste género. Colocar umas 3 vigas (a preto) por cada divisão, dependendo dos vãos posso por mais, entre o tecto e o tecto falso, com a viga colocada imediatamente após o tecto, para servir de suporte.
As tais vigas poderão ser em: Vigotas/ripões; Perfil de ferro I (mais caro); Madeira;
Por cima pensei numa malha sol ou mesmo ferro, mas tenho medo de por mais peso em cima.
Alguém opina? Sim, sei que o melhor era chamar um engenheiro civil (e estou a tentar encontrar), mas entretanto algum que por aqui ande possa dar o ser veredicto.
Como aquela da imagem nunca vi, mas placa sem ser com vigota e abobadilha já e ainda não vi nenhuma a cair.. A lá de casa é dessas, tem "nervos" de betão e aço de 30 em 30cm e no meio deve ser tijolo..não caiu nem rachou até agora.
Em casa dos meus pais também tem lá uns anexos velhos com a cobertura plana feita do mesmo modo..dado que as paredes são de adobe deve ter + que 70 anos sem problema..e está a cair, mas não é da placa, é mesmo das paredes :)
Do que vejo isso até era típico antes de usar as vigotas e abobadilhas..
A única preocupação extra que teria/tenho é não por muito peso no meio dos vãos e não mandar paredes abaixo sem reforço..
Quanto ao vibrar..ainda há coisa de um mês estive no apartamento de um colega meu em Lisboa e o piso do prédio "vibrava" com qualquer pancadinha de nada..até metia confusão..também é um prédio dos anos 60/70..deve ser do mesmo gênero de construção..
Estou a falar com um Eng. Civil conhecido e disse-me para abrir uns rasgos na parte de cima da parede e fazer um lintel onde depois se ligariam uns perfis em I. Ficaria escondido dentro do tecto falso.
Bem em relação à placa, vou deixar como está. Reforçar com algumas paredes por baixo para ter mais apoio.
Quanto ao aproveitamento do sótão. Pensei na seguinte solução. Subir, no sótão, as paredes interiores da casa e construir um estrado. Assim os apoios do estrado (que vai ser o chão da laje) estarão distribuídos pela casa toda e paredes exteriores. Além disso fica uma caixa de ar entre o estrado e a laje, o que também será benéfico para o isolamento térmico da casa.
Vejam lá se percebem pelas fotos. E já agora se é uma boa solução.
Está aí com alterações demasiado profundas para serem feitas desta forma (aconselhamentos por foto), e até mesmo trabalhos feitos por pessoas fora dessa área. Poupar não é tudo na vida. Penso que seja por isso que ninguém lhe dá conselhos, porque se certas perguntas são feitas, é sinal de que a pessoa não está à altura para a situação.
Isso aparentemente está com mau aspecto... Arranje um tecnico habilitado para fazer um avisita tecnica ao local e ver consigo o que fazer por forma a não pro em causa a segurança de pessoas e bens..
Estas obras estão a ser feitas por um encarregado de obras numa empresa de construção civil. Não é a mesma coisa que um engenheiro, mas tem algum conhecimento na área.
Tenho as estruturas do tecto quase todas prontas. Mas estou com alguma dificuldade em fazer a distribuição da iluminação led.
Essa parede falta rebocar antes de colocar a cantoneira da estrutura. Fiz a mesma parede para fechar a sala de jantar e reforçar a estrutura (laje). A parede ficou 45 cms aberta, que serão preenchidos ou com blocos de vidros ou simplesmente um vidro fosco, uma vez que esta divisão não tem janela (luz natural).
Desculpem a minha faca apetência para trabalhar com o paint. A azul/lilás, a distribuição dos focos de luz. Falta só o wc.
Serão todos focos assim:
E estes para a cozinha.
Na sala de jantar aqueles 3 talvez fique bem um candeeiro suspenso.
Dicas?
Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ, zinna
Para ser sincero acho que tem aí demasiada iluminação. Na cozinha chegam 3 em linha desses da imagem que colocou. Na sala 2 + 2 em quadrado. No corredor 3. Suite linha de 4 nos pés da cama. Outro quarto linha de 3 aos pés da cama, mais um candeeiro no/junto do aparador. No WC 2 focos mais a luz de espelho (focos ligados ao extrator de vapores). Closet com 3 em L com o roupeiro. Sala de jantar um ou mais suspensos por cima da mesa.