Depois de ver muitas publicações neste fórum e de muita pesquisa... mesmo assim fiquei com o "pé" atrás e gostaria de pedir uma segunda opinião.
Ando a procura de um ar condicionado para uma sala. A sala tem 20 m2, apenas uma televisão que funciona entre as 20:00H e as 23:00H e normalmente estão 3 pessoas nessa mesma sala durante esse intervalo de tempo.
Ao lado dessa sala existe uma varanda, que seria o local onde seria colocado ao nível do chão a unidade exterior do ar condicionado.
Essa varanda e sala, recebem muito calor desde as 13H até ao final do dia e o calor é constante, mesmo depois do sol desaparecer.
Segundo a minha pesquisa... o mais ar condicionado mais adequado é uma unidade de pelo menos 12 mil btu's, superior a este valor seria demasiado grande para a área em questão.
Então andei a pedir orçamentos a empresas locais (preferencialmente gostaria de comprar numa destas empresas e não numa grande superfície comercial, ajudar os da terra por outras palavras)
O orçamento mais atractivo que encontrei foi o seguinte:
PROSPOSTA 1:
EXTERIOR: Sistema Mono Split Inverter, com bomba de calor e alimentação monofásica, classe A+++ em frio e classe A+++ em calor, eficiência energética SEER 8,51 e SCOP 5,10.
INTERIOR: Unidade interior do tipo “Mural”, PERFERA, inverter, refrigerante R-32, com capacidade nominal para arrefecimento e aquecimento de 12.000 Btu ́s / 3,50Kw
Modelo : FTXM35M + RXM35M
Pelo preço de 980,00€ + IVA
A segundo proposta foi:
EXTERIOR: Sistema Mono Split Inverter, com bomba de calor e alimentação monofásica, classe A+ em frio e classe A+ em calor, eficiência energética SEER 6,05 e SCOP 4,06.
INTERIOR: Unidade interior do tipo “Mural”, COMFORT, inverter, refrigerante R-410A, com capacidade nominal para arrefecimento e aquecimento de 12.000 Btu ́s / 3,50Kw
Modelo : FTXB35C + RXB35C
Preço desta proposta foi 770,00€ + iva
Ambos as propostas o equipamento é da marca DAIKIN e a empresa não trata dos trabalhos de construção civil (furo na parede...)
Ficaria com garantia e assistência técnica durante 3 anos.
O que gostaria de perguntar a esta comunidade é se o preço está razoável na vossa opinião ou se deveria de optar por outra alternativa ?
Pois essa empresa Naficond que está aqui, vigarizou-me em quase 3.000 euros. Contratei fornecimento e intalacao de ar condicionados com essa Sra Nadia negrão e seu marido Felipe , pois nem dinheiro nem ar condicionados.
paguei um adiantamento do valor contratado ... no caso seriam 3 multisplits , aparelhos HTW ,pre instalação e instalação ... agora temos de recorrer à justiça para tentar reaver nosso dinheiro...sei lá ...