Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, estou em fase de pedir orçamentos a empreiteiros, e gostava de algumas opiniões em relação a caixilharia e vidro duplo para estipular logo o vidro e caixilharia que pretendo... o que está no pré certificado térmico parece-me pouco pelo que vou lendo aqui, por isso opiniões são bem vindas.

    deixo a planta de implantação com a orientação da casa e o pré certificado térmico ( de salientar que originalmente os vãos dos 3 quartos tinham 3,30 de largura, mas foram reduzidos para 2,20, a altura de todos os vãos é de 2,30)
    vai levar estores pelo exterior nos 3 quartos e na sala pelo menos, as palas tem 1,20.

    Cumprimentos
      adn.png
      PI.JPG
  2.  # 2

    Se é obra nova pergunte ao técnico da térmica e /ou ao arquitecto do edifício
  3.  # 3

    Mas como regra básica será ter vidros com espessuras diferenciadas e apostar numa caixa de ar com mínimo de 16mm. Como tem protecção solar exterior não necessita de vidros especiais. Se os quiser deve inquirir o projectistas
  4.  # 4

    Obrigado pela resposta Pedro, a ideia com o tópico era mesmo ter opiniões diferentes do técnico da térmica e arquitecto...
    Acabei por pedir um orçamento com vidro duplo planitherm 4mm cx 16mm planilux 6mm... pelas minhas leituras creio que fico melhor servido a nível térmico, inverno aproveito exposição solar directamente nos vãos, verão as palas e os estores ajudam na protecção... um vidro normal como o planiclear é pior em termos térmicos correcto? (manter temperatura no interior da casa)

    Já agora, uma opinião se possível sobre o uso de estores ou não no vão da cozinha, pela orientação da casa acham que vale a pena?
  5.  # 5

    O que aparece nesse certificado é o requesito minimo para passar na termica. Verifique o que referencia no projeto acustico.tem ou deve de colocar igual ou melhor que o melhor das duas especialidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasSe é obra nova pergunte ao técnico da térmica e /ou ao arquitecto do edifício


    se ele souber.... pelo menos o Perito que emitiu o PRE_CE parece que não percebe nada do assunto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasComo tem protecção solar exterior não necessita de vidros especiais.


    há um Valor de Uw minimo a cumprir, que neste caso é 2.4.... não vai lá com vidro duplo normal e caixilharia de aluminio.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  8.  # 8

    Colocado por: mfa17um vidro normal como o planiclear é pior em termos térmicos correcto?

    Certo!
    dificilmente cumpre o regulamento se fizer como está no pré_certificado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  9.  # 9

    Boa tarde, creio não ter comigo nenhum projecto acústico... tenho sim as especialidades e na acústica não consta nenhum pormenor em relação a vãos em vidro, apenas das paredes..

    Em termos de vidro já pedi um orçamento com vidro 4mm planitherm cx 16mm 6mm planilux, acham que fico bem servido? Nesta solução o vidro planitherm será no interior correcto?
  10.  # 10

    Colocado por: mfa17Boa tarde, creio não ter comigo nenhum projecto acústico... tenho sim as especialidades e na acústica não consta nenhum pormenor em relação a vãos em vidro, apenas das paredes..

    Em termos de vidro já pedi um orçamento com vidro 4mm planitherm cx 16mm 6mm planilux, acham que fico bem servido? Nesta solução o vidro planitherm será no interior correcto?



    Peça os valores ITT da serie que pediu-me qual foi o vidro testado. Assim tem a certeza dos valores que vai obter (mais ou menos).
    Os vãos são testados com medidas a rondar 1,4x1,4m, se tiver vãos maiores vai ter resultados melhores. Não esteja só preocupado com as características da janela tão importante quanto isso é como ela vai ser colocada.
    Certifique-se que o caixilho leve calços de Nylon para não encostar as paredes que esteja rodeado por material isolante (ex. Capoto), tenha cuidado com as soleiras para não cederem e ter infiltrações nas alvenarias, como vai ser selado o caixilho entre outros.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  11.  # 11

    Colocado por: mfa17Acabei por pedir um orçamento com vidro duplo planitherm 4mm cx 16mm planilux 6mm... pelas minhas leituras creio que fico melhor servido a nível térmico, inverno aproveito exposição solar directamente nos vãos, verão as palas e os estores ajudam na protecção...


    Está a pensar bem. Essas espessuras também estão correctas para vãos não muito grandes. Senão começará a fazer sentido 6+16+5 ou até mais. Mas quanto mais área, mais detalhe deve haver na escolha, eventualmente com upgrades para temperados e/ou laminados.

    Colocado por: mfa17um vidro normal como o planiclear é pior em termos térmicos correcto? (manter temperatura no interior da casa)


    Se não for baixo emissivo, nunca irá cumprir os requisitos do "projecto térmico", e sim, um Planiclear é vidro normal, não deve ser usado em nenhuma caixilharia que se pretenda que tenha um bom desempenho térmico.

    Colocado por: mfa17Já agora, uma opinião se possível sobre o uso de estores ou não no vão da cozinha, pela orientação da casa acham que vale a pena?


    Depende se apanha muito sol ou não. Depende também se quer ter aquela sensação de segurança que o estore proporciona (repare que escrevi sensação, pois um estore convencional não dá propriamente uma grande segurança, apesar da maioria das pessoas achar que sim. :)
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  12.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreirahá um Valor de Uw minimo a cumprir, que neste caso é 2.4.... não vai lá com vidro duplo normal e caixilharia de aluminio.


    Com vidro baixo emissivo e caixilharia de alumínio (com corte térmico) chega lá facilmente. :)

    Colocado por: fernandoFerreiradificilmente cumpre o regulamento se fizer como está no pré_certificado.


    Eles estão sempre safos, porque mandam uns bitaites e depois acrescentam que tem de cumprir determinado valor, por isso a responsabilidade fica sempre fora das mãos de quem faz o "pré". Muitas vezes "parece" copy/paste.

    Colocado por: mfa17Nesta solução o vidro planitherm será no interior correcto?


    Se for o planitherm XN ou UN sim, é pelo interior. Se for o 4S já é pelo exterior. Mas isso se trabalhar com gente séria nem se precisa preocupar com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  13.  # 13

    Colocado por: two-rok

    Está a pensar bem. Essas espessuras também estão correctas para vãos não muito grandes. Senão começará a fazer sentido 6+16+5 ou até mais. Mas quanto mais área, mais detalhe deve haver na escolha, eventualmente com upgrades para temperados e/ou laminados.

    Senão se importar veja no primeiro post tenho lá uma imagem com o tamanho dos vãos, assim como a orientação. Os maiores serão o da sala 3,50 largura x 2,30 altura, e na cozinha 3,00 x 2,30. Nos quartos virados a sul irá levar 2,20 x 2,30. Para estas dimensões que acha da espessura que falei 4mm planitherm + cx 16mm + 5mm normal, suficiente ou melhor aumentar? Laminados sim ou não justifica?

    Colocado por: two-rok
    Se não for baixo emissivo, nunca irá cumprir os requisitos do "projecto térmico", e sim, um Planiclear é vidro normal, não deve ser usado em nenhuma caixilharia que se pretenda que tenha um bom desempenho térmico.


    Agora fiquei com uma duvida, numa configuração de vidro duplo baixo emissivo, 1 dos vidros será sempre normal, tipo planiclear, planilux, certo? Não se deve é usar os dois vidros normais?

    Quanto ao estore na janela da cozinha já me decidi, como a orientação fica a poente, vai levar com sol directo ao final do dia, vou optar por meter estore também.

    Colocado por: two-rok
    Eles estão sempre safos, porque mandam uns bitaites e depois acrescentam que tem de cumprir determinado valor, por isso a responsabilidade fica sempre fora das mãos de quem faz o "pré". Muitas vezes "parece" copy/paste.

    No meu caso foi mesmo isso, copy/paste, infelizmente confirmei que quem fez esse pré deve perceber menos de vidros que eu.

    cumps
  14.  # 14

    Colocado por: mfa17
    Senão se importar veja no primeiro post tenho lá uma imagem com o tamanho dos vãos, assim como a orientação. Os maiores serão o da sala 3,50 largura x 2,30 altura, e na cozinha 3,00 x 2,30. Nos quartos virados a sul irá levar 2,20 x 2,30. Para estas dimensões que acha da espessura que falei 4mm planitherm + cx 16mm + 5mm normal, suficiente ou melhor aumentar? Laminados sim ou não justifica?



    Agora fiquei com uma duvida, numa configuração de vidro duplo baixo emissivo, 1 dos vidros será sempre normal, tipo planiclear, planilux, certo? Não se deve é usar os dois vidros normais?

    Quanto ao estore na janela da cozinha já me decidi, como a orientação fica a poente, vai levar com sol directo ao final do dia, vou optar por meter estore também.


    No meu caso foi mesmo isso, copy/paste, infelizmente confirmei que quem fez esse pré deve perceber menos de vidros que eu.

    cumps



    Não necessariamente, pode ter baixo emissivo por dentro e por fora. Normalmente não se usa em Portugal por dentro pois este serve para reter o a transmissão de calor de dentro para fora ou seja é mais comum ver-se isso em países frios.
  15.  # 15

    Colocado por: Vasco Bento


    Não necessariamente, pode ter baixo emissivo por dentro e por fora. Normalmente não se usa em Portugal por dentro pois este serve para reter o a transmissão de calor de dentro para fora ou seja é mais comum ver-se isso em países frios.


    pode desenvolver este seu raciocínio?

    tinha ideia que o baixo emissivo (que se vê nas imagens. brochuras e outros que tais, em Portugal) servia para isso mesmo, para reter o calor dentro de casa, o que no inverno é bom, já no verão....
  16.  # 16

    Colocado por: mfa17Senão se importar veja no primeiro post tenho lá uma imagem com o tamanho dos vãos, assim como a orientação. Os maiores serão o da sala 3,50 largura x 2,30 altura, e na cozinha 3,00 x 2,30. Nos quartos virados a sul irá levar 2,20 x 2,30.


    Aconselho sempre um de 6 e um de 4 como mínimo para uma caixilharia, e no seu caso aconselho 6 + CX16 + 5 como mínimo devido ao vão da sala, sendo que a diferença de preço é tão pequena que pode aplicar este vidro na casa toda.

    Colocado por: mfa17Laminados sim ou não justifica?


    A meu ver, justifica sempre, se puder pagar. Quer a nível de roubos, quer a nível de segurança no caso de uma quebra, para ninguém se magoar. Mas se os euros estiverem apertados, já se sabe que alguma coisa tem de ficar para trás.

    Colocado por: mfa17Agora fiquei com uma duvida, numa configuração de vidro duplo baixo emissivo, 1 dos vidros será sempre normal, tipo planiclear, planilux, certo? Não se deve é usar os dois vidros normais?


    Exactamente.

    Colocado por: mfa17No meu caso foi mesmo isso, copy/paste, infelizmente confirmei que quem fez esse pré deve perceber menos de vidros que eu.


    Infelizmente, estas situações são "o prato do dia" na construção.

    Colocado por: Vasco BentoNão necessariamente, pode ter baixo emissivo por dentro e por fora. Normalmente não se usa em Portugal por dentro pois este serve para reter o a transmissão de calor de dentro para fora ou seja é mais comum ver-se isso em países frios.


    Pois, por cá não é nada habitual. Até porque 2 películas dessas num duplo, aumenta consideravelmente o preço.

    Por cá existe a mania do desenrascanço e como uma película de baixa emissividade (sem controle solar), se colocada no vidro exterior, melhora ligeiramente o factor solar, toca de fazer assim "porque é melhor". Mas isso é invenção tuga. Se precisa de controle solar isso já é outra história e aí sim coloca-se no vidro exterior, mas tem (deve) ser uma película apropriada para esse efeito.


    Colocado por: nmex2pode desenvolver este seu raciocínio?

    tinha ideia que o baixo emissivo (que se vê nas imagens. brochuras e outros que tais, em Portugal) servia para isso mesmo, para reter o calor dentro de casa, o que no inverno é bom, já no verão....


    A retenção de calor "começa" na face interior da película. Se tivermos 2 películas, a maior % de retenção fica entre uma e outra, como tal não vai chegar dentro de casa. Mas vai ter um valor Ug muito interessante. Não se pode ter tudo. Há que definir prioridades. :)
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vasco Bento, mfa17
  17.  # 17

    Meta vidro duplo com caixa-de-ar de 16 mm, em que os vidros são pelo menos 6 mm + 4 mm e um deles é baixo emissivo (tipo planitherm ou equivalente). Com isto fica com uma solução boa e eficaz, economicamente racional.

    Em cima disto pode meter árgon na caixa-de-ar, laminar os vidros (segurança/protecção/acústica), meter intercalares térmicos, adoptar vidro triplo... mas o básico é o do parágrafo acima.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  18.  # 18

    Colocado por: fernandoFerreira
    Certo!
    dificilmente cumpre o regulamento se fizer como está no pré_certificado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mfa17


    E quem é que anda a verificar isso? Todos os dias ouço que sou o primeiro a exigir a marcação CE dos caixilhos... ninguém quer saber de nada, pedem os ensaios ITT do perfil, o que está em obra por acaso até é da mesma marca mas só por sorte é o mesmo perfil, o vidro então nem se fala, é o que calha... et voilá, temos um certificado.

    Tenho uma obra onde sou fiscal e ando a moer a cabeça ao Dono de Obra que falta isolamento na cobertura, grelhas nos caixilhos, extractores e por aí fora. Mas o certificado energético já lá está, pelos vistos estava tudo conforme. Ando aqui mesmo a apanhar bonés...
    • jcfcid
    • 19 abril 2018 editado

     # 19

    Pequena ajuda.

    Estão-me a propor para PVC da Rehau Série 799 os seguintes vidros:

    vidro Guardian Sun 6mm / cx 18 / Float 6mm para vãos maiores com exposição solar .

    Vidro Guardian Sun 4mm / cx 16 / Float 4mm para vãos mais pequenos com exposição solar .

    Vidro Térmico 6mm / cx 18 / Float 6mm para vãos com pouca exposição solar.

    O que posso pedir para melhorar? Alguma sugestão?
  19.  # 20

    Colocado por: nmex2
    pode desenvolver este seu raciocínio?

    tinha ideia que o baixo emissivo (que se vê nas imagens. brochuras e outros que tais, em Portugal) servia para isso mesmo, para reter o calor dentro de casa, o que no inverno é bom, já no verão....


    Colocado por: two-rokPois, por cá não é nada habitual. Até porque 2 películas dessas num duplo, aumenta consideravelmente o preço.

    Por cá existe a mania do desenrascanço e como uma película de baixa emissividade (sem controle solar), se colocada no vidro exterior, melhora ligeiramente o factor solar, toca de fazer assim "porque é melhor". Mas isso é invenção tuga. Se precisa de controle solar isso já é outra história e aí sim coloca-se no vidro exterior, mas tem (deve) ser uma película apropriada para esse efeito.


    Existem duas diferenças em colocar no exterior e no interior:

    No exterior são capas de controlo solar. Estas tem maior influencia nos valores G (factor solar) e no fator TL (transmissão luminosa).

    No interior usam-se capas de revestimento para vidros baixo-emissivos. Estes têm a função de reflectir a energia por radiação gerada no interior, permitindo a entrada de energia através da radiação exterior ou seja basicamente permite a redução do Ug.

    Ou seja o que o two-rok disse esta certo nós aqui inventamos pois o baixo-emissivo foi criado para colocar no vidro interior e não no exterior.
 
0.0229 seg. NEW