Iniciar sessão ou registar-se
    • j97
    • 2 abril 2018

     # 1

    Olá.

    Eu e o meu namorado estamos a pensar construir casa num terreno que pertence aos pais dele, mais concretamente à mãe.
    Quanto custa passar esse terreno para o nome do meu namorado (filho)? Quais os procedimentos? Ele tem mais uma irmã, para conhecimento.
    Em questões de crédito ao banco, beneficiaremos se o terreno já estiver em nome dele?
    Obrigada
    • RCF
    • 2 abril 2018

     # 2

    Colocado por: j97Eu e o meu namorado estamos a pensar construir casa num terreno que pertence aos pais dele, mais concretamente à mãe.
    Quanto custa passar esse terreno para o nome do meu namorado (filho)? Quais os procedimentos? Ele tem mais uma irmã, para conhecimento.

    O custo é relativo, pois depende do valor desse terreno. Na prática, o que terá de acontecer é uma doação. A mãe doa o terreno ao filho e fazem uma escritura de doação. O filho pagará, creio que imposto de selo, que é calculado com base no valor que o terreno tiver registado nas Finanças. O procedimento é procurar um notário para fazer essa escritura de doação e onde, com base no valor do terreno, informarão qual o valor do imposto a pagar.

    Colocado por: j97Em questões de crédito ao banco, beneficiaremos se o terreno já estiver em nome dele?

    Sim, poderão haver vantagens. Primeiro, porque o Banco apenas empresta dinheiro para construção se existir terreno onde construir e não empresta para que alguém construa num terreno que não é seu, até porque, provavelmente, com o empréstimo o Banco hipoteca o terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j97
  1.  # 3

    Colocado por: RCFNa prática, o que terá de acontecer é uma doação.

    Convém ter autorização da irmã.
    Se não tiver, não há problema. Quando a mãe morrer, se não houver mais nada para herdar, o seu namorado pagará "tornas" à irmã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j97
    • j97
    • 2 abril 2018

     # 4

    Muito obrigada RCF e Luis K.W.!
  2.  # 5

    Se for a conservatória na parte da Casa Pronta pode tratar do processo. Irá custar cerca 300 a 350€ senão estou em erro, paguei 750 porque envolveu o destaque de parcela.

    Quanto ao terreno terá de ser feita uma doação por conta da quota disponível com dispensa de colação, penso que até 1/3 do património poderá ser doado sem consentimento, agora tem de haver bom senso no caso de haverem herdeiros(irmã).

    Par efeitos de empréstimo terá de ser feito désta forma pois apenas assim o banco tem a garantia de que se algo correr mal o terreno é seu. Se assim não fosse, isto é, se fosse objeto de partilhas após a morte dos pais o banco não teria garantia nenhuma que i terreno poderia ser seu dai nunca aceitariam conceder lhe um empréstimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j97
    • j97
    • 3 abril 2018

     # 6

    Obrigada Ricardo!
 
0.0117 seg. NEW