Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Crio este tópico como interessado em detalhes sobre este programa que deverá ser implementado nas próximas semanas/meses.

    Como ponto de partida, penso que já foram publicadas pelo INE as rendas médias que servirão de base para cálculo da tal renda acessível que trará beneficios fiscais. Alguém encontrou a listagem online?

    Agradeço que interessados possam passar novas informações/desenvolvimentos interessantes sobre este tema. Caso já exista algum tópico dedicado, não encontrei.
  2.  # 2

  3.  # 3

  4.  # 4

    Em relação a este ponto:

    "Outro ponto desta autorização legislativa passa por beneficiar aqueles que adiram ao programa de arrendamento acessível. Quem arrendar imóveis ou frações em regime de arrendamento acessível pode vir a gozar de isenção total de IRS. Por rendas acessíveis entende-se as rendas cujo valor é pelo menos 20% abaixo do que valor que é praticado no mercado, na mesma zona de localização."

    Como é que se calcula o valor praticado em cada região?
  5.  # 5

    Colocado por: jorgferrComo é que se calcula o valor praticado em cada região?


    acho que vão ser camaras municipais a publicar os valores

    pelas minhas contas é capaz de dar para ganhar 1oo€ por ano
  6.  # 6

    Colocado por: jcp123

    acho que vão ser camaras municipais a publicar os valores

    pelas minhas contas é capaz de dar para ganhar 1oo€ por ano
    Eu acho que se avançar poderá efectivamente impulsionar o arrendamento. Nos grandes centros além de não se ver nada para arrendar está caríssimo.
  7.  # 7

    Colocado por: jorgferrEu acho que se avançar poderá efectivamente impulsionar o arrendamento. Nos grandes centros além de não se ver nada para arrendar está caríssimo.



    o problema é não haver nada para arrendar,por isso está caro

    para mim está bom,depois de meter um imovel renovado para arrendar no olx passado 5 minutos já tinha o telefone a tocar,foi um corrupio durante dois dias que foi o tempo que demorei a arrendar e houve um que vinha com papeis falsos e chateou-se comigo por não lhe arrendar a casa,como se eu fosse obrigado a arrendar-lhe a casa,o que ele não sabe e eu não lhe disse foi que topei logo que os papeis eram "cozinhados"!

    quanto aos contratos de longa duração vai sr dificil,a vida de hoje não é como a de antigamente que arrendavam uma casa para a vida inteira
    pela minha experiencia que tenho varios arrendados só as pessoas mais idosas arrendam por mais tempo,malta nova é um dois a nos e saiem...já estou a arrendar minimo dois anos
  8.  # 8

    Como é que se calcula o valor praticado em cada região?


    Parece que será com base na lista do INE, correspondente ao valor médio dos contratos celebrados durante 2017.
  9.  # 9

    Colocado por: albergaParece que será com base na lista do INE, correspondente ao valor médio dos contratos celebrados durante 2017.


    Deve dar um lindo resultado em zonas onde haja muito mais t1 do que t3
  10.  # 10

    o valor é p/ m2
    Concordam com este comentário: jcp123
  11.  # 11

    Vejo demasiada fé por aqui. Se o Estado não tem dinheiro para arranjar hospitais, não estou a ver como vá prescindir de receita em IRS, e em expansão, para propósitos sociais. Bem sei que é uma política necessária mas o Estado não funciona assim. O estado se puder não pagar alguma coisa, não paga. Neste caso pode muito bem não pagar e continua tudo na mesma.
  12.  # 12

    Colocado por: nunompVejo demasiada fé por aqui. Se o Estado não tem dinheiro para arranjar hospitais, não estou a ver como vá prescindir de receita em IRS, e em expansão, para propósitos sociais. Bem sei que é uma política necessária mas o Estado não funciona assim. O estado se puder não pagar alguma coisa, não paga. Neste caso pode muito bem não pagar e continua tudo na mesma.


    Depois aumentam o imposto sobre as rendas de 28% para 28,5% e já está
  13.  # 13

    Quando é que criam um programa para a mariscada acessível? A constituição diz que temos direito a alimentação...
  14.  # 14

    Colocado por: nunompVejo demasiada fé por aqui. Se o Estado não tem dinheiro para arranjar hospitais, não estou a ver como vá prescindir de receita em IRS, e em expansão, para propósitos sociais. Bem sei que é uma política necessária mas o Estado não funciona assim. O estado se puder não pagar alguma coisa, não paga. Neste caso pode muito bem não pagar e continua tudo na mesma.
    Eu digo que se o imposto baixar dos 28% muitos mais contratos de arrendamento começam a entrar nas finanças. Com um imposto a 28% no arrendamento o estado tira um lucro brutal mas a grande maioria nem entra nas finanças
    Concordam com este comentário: treker666
  15.  # 15

    A maioria entra nas finanças porque os arrendatários precisam e exigem os contratos. Se baixasse o imposto de 28% para uns 20% acredito que muita gente deixaria o alojamento local e passava a arrendamento tradicional. uma cota de 28% para o Estado é muito para um sócio de um negócio que nada faz nem ajuda em nada.
  16.  # 16

    Finalmente....

    Para quem tiver interesse:

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/tranquilidade-lanca-seguro-para-rendas-acessiveis

    https://www.tranquilidade.pt/particulares/seguros/habitacao/arrendamento-acessivel
    "Em média, o Programa Arrendamento Acessível recebe 2 registos de alojamento e 40 candidaturas de inquilinos por dia."
 
0.0192 seg. NEW