Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Há alguém por aí que já tenha passado pelo processo de remodelação em ARU em Lisboa?

Quanto tempo depois do pedido da primeira vistoria demora a CML a responder? Quais os custos do processo?

Muito obrigada.
  2.  # 2

Depende do que quiser remodelar, eu ja fiz duas remodelaçoes em ARU e em nenhuma delas foi necessario vistoria.

Ou melhor na primeira solicitei para ter direito aos beneficios fiscais.... Na segunda os mesmos beneficios já não existiam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MARFER
  3.  # 3

Larkhe o apartamento será remodelado por completo.
    A necessidade das vistorias será mesmo para atribuição de benefícios fiscais.

Pediu as vistorias? Dizem que são necessárias antes da obra começar e após a sua conclusão? Conseguiu obter os benefícios?
  4.  # 4

Sim consegui, fiz só a vistoria final, a inicial não fiz e depois entreguei fotos
    Mas nada como ir a Sociedade de reabilitaçao urbana da sua Zona e perguntar, inclusivamente se quiser deitar paredes abaixo ou colocar algo diferente da planta original esqueça que eles não aprovam.

A minha pertence a Liboa oriental os escritorios ficam na Rua da correnteza na Ajuda. salvo erro
  5.  # 5

Muito obrigada.

Vou verificar onde fica na minha zona.

Mas alterações da planta original não são aprovadas no geral ou não seriam no seu caso concreto? Pois eu tenho um apartamento muito antigo e com áreas que hoje em dia já não se justificam (por exemplo um quarto de empregada) e pelo que me informaram não haveria problema em mudar a planta desde que as janelas e afins cumprissem a nomenclatura do prédio no geral e afins.
    Há alguma razão lógica para não aprovarem? É que irei transformar esta casa numa muito mais funcional e agradável.
  6.  # 6

Tenho só mais uma pergunta: após o pedido de vistoria final eles demoraram muito tempo a responder a fazer a vistoria?
  7.  # 7

Em principio não aprovam, ou melhor até podem aprovar mas vai ter de colocar um projecto de alteraçao na camara fazer as coisas totalmente legais, e logo ai perde ( ou perdia) o eventual "lucro" que iria ter com o beneficio fiscal.

No meu caso a vistoria foi em 2 ou 3 dias, muito poucas pessoas na altura solicitavam vistorias e eles ate ficavam contentes de ver as casas reabilitadas, isto foi em 2011, em 2016 ja não solicitei vistoria fiz obras que não seriam aprovadas e não havia beneficios fiscais.

Qual é a sua Zona?
  8.  # 8

Mas eu quero fazer a coisa totalmente legal e procuro os seguintes benefícios fiscais:
    - Decréscimo de IVA de 23% para 6%;
    - Isenção de IMI no prazo de 3 anos podendo ser renovado;
    - Taxa de IRS de 28% para 5% no caso do arrendamento.

Também já me informaram que posso ser isentada da taxa municipal sobre o contentor colocado na via para o entulho da obra no período de 4 meses que espero que seja o tempo de duração da obra.

A zona é Alameda.

A casa está mesmo em muito mau estado e será completamente renovada para a tornar habitável e confortável. É uma obra grande.
  9.  # 9

Larkhe, Segundo me informaram recentemente, e da forma como vejo noticiados os benefícios fiscais (veio na Visão de Jan/2018), eles continuam em vigor.

Além disso, continua em vigor o RERU (Regime Excepcional de Reabilitação Urbana) em vigor durante mais um par de anos - que prevê a DISPENSA de uma série de exigências nos casos de reabilitação, ampliação, etc., em prédios de habitação com mais de 30 anos.

Estou com um processo de reabilitação de um prédio de apartamentos em Lisboa-Campo de Ourique em mãos. Já deu entrada o projecto na Câmara (vai levar um elevador...).
    Falta-me tratar da parte dos Benefícios Fiscais.

Segundo me informaram, para ter o IVA reduzido a 6% por se tratar de zona ARU, basta uma declaração da Câmara.

Mas como pretendo ter todos os outros benefícios (isenção de IMI. isenção de IMT, reduções no IRS /deduções à colecta; mais-valias; rendas tributadas a 5%), terei de pedir uma vistoria prévia.

Como o prédio é em Campo de Ourique, este assunto é tratado directamente com o "Urbanismo" da CML (em Entrecampos).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MARFER
  10.  # 10

Obrigada Luis K. W.

Depreendo que todo o meu processo também poderá ser tratado em Entrecampos.

Foi uma das coisas que me esqueci de referir é que a habitação tem de facto mais de 30 anos.

Na secção de Urbanismo tem apanhado pessoas acessíveis? Tenho tantas dúvidas sobre tanta coisa que por vezes é chato para algumas pessoas que estão a atender ao público. Mas queria mesmo levar isto a bom porto e ter direito aos benefícios fiscais e ficar tudo dentro dos conformes.
  11.  # 11

Colocado por: MARFERObrigada Luis K. W.

Depreendo que todo o meu processo também poderá ser tratado em Entrecampos.

Foi uma das coisas que me esqueci de referir é que a habitação tem de facto mais de 30 anos.

Na secção de Urbanismo tem apanhado pessoas acessíveis? Tenho tantas dúvidas sobre tanta coisa que por vezes é chato para algumas pessoas que estão a atender ao público. Mas queria mesmo levar isto a bom porto e ter direito aos benefícios fiscais e ficar tudo dentro dos conformes.

já visitou o site da RE9?
    http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/reabilitacao-urbana/programas-de-incentivo-a-reabilitacao-urbana/re9

Pode optar também pela isençaõ de IMT e II com base na subida de dois níveis energéticos. O meu processo encontra-se em avaliação. No meu caso como as obras foram iniciadas em 2017 existia dispensa da vistoria inicial que passou a ser obrigatoria a partir de janeiro 2018. Entregei os certificados energeticos pre obras e pos obra, assim como, a restante documentação.
    Muito provavelmente não necessita de vistoria final, apenas verificam o teor dos certificados.
  12.  # 12

cada caso e um caso :) e preciso analisar bem o que pretende as pessoas com que lidei na Sociedade de reabilitaçao urbana lisboa ocidental foram 5*, forneceram me inclusive copias da planta original do predio e aconselharam arquitectonicamente o que fazer, mas marquises não passam, e alteraçao de planta só com previo licenciamento

o Beneficio que tive em 2010 foi de 500 euros no irs, hj em dia acabo por nao ser tao linear...

0.0169 seg. NEW