Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fala-se muito aqui em custos de projectos de arquitectura, uns mais baratos, outros mais caros,
    que o preço não significa qualidade, etc ...

    Fico com duvidas.... Afinal em que ficamos ?

    O QUE É, COMO É, QUANTO TEMPO DEMORA em média e QUAIS SÃO as CARACTERISTICAS de um BOM projecto de arquitectura para uma moradia ?
    Ou só se consegue aferir sobre a qualidade de um projecto no fim da construção, feito o balanço total ?!

    Refiro-me ao caso concreto das moradias unifamiliares, racionais, sem exageros de áreas e pormenores
    arquitectónicos complexos, independentemente do estilo.

    Excluí propositadamente a variável CUSTO, porque aparentemente não é um indicador fiável da qualidade de um projecto.

    Atenção que me quero referir a projectos completos para iniciar construção, arquitectura mais
    especialidades e SEM projecto de execução que ainda me parece que é o mais comum a nível particular.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Geralmente é mais fácil apontar as caracteristicas de um mau projecto de arquitectura, pois pode apresentar erros crassos, já o que define um bom projecto pode ser muito subjectivo pois envolve muito as opções e gostos pessoais.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1Geralmente é mais fácil apontar as caracteristicas de um mau projecto de arquitectura, pois pode apresentar erros crassos, já o que define um bom projecto pode ser muito subjectivo pois envolve muito as opções e gostos pessoais.


    Ok, então podemos fazer também a abordagem ao contrário...

    Quais são as características de um MAU projecto de arquitectura ?
    (Assim sabemos quais são as que um bom projecto não deve ter)

    De qualquer forma, há certamente aspectos NAO SUBJECTIVOS que definem a qualidade de um projecto, de inicio ao fim ...
    Ou é tudo subjectivo ??

    Cumps
  4.  # 4

    Claro que não, mas veja que muitas vezes a qualidade está intrinsecamente ligada á abordagem feita para determinado terreno, o tipo de implantação, relação com o exterior, exposição solar, esquema funcional externo e interno, enfim até a propria escala da intervenção pode ser mais ou menos apropriada para determinado terreno.
    • ram
    • 18 julho 2009

     # 5

    Acho que as falhas mais gritantes começam na desobediência (consciente ou não) dos regulamentos mais básicos. Se um projecto não está de acordo com o RGEU, o PDM da zona onde é prevista a implantação, o RCCTE e outros então não há qualquer dúvida que é um péssimo projecto.
  5.  # 6

    Mas há um ponto importante a reter, é que não há bom projecto de arquitectura sem projecto de execução. Ponto.
    • ram
    • 18 julho 2009

     # 7

    Colocado por: AugstHillMas há um ponto importante a reter, é que não há bom projecto de arquitectura sem projecto de execução. Ponto.


    Já agora, de que é que vale um projecto de arquitectura sem projecto de execução?
 
0.0104 seg. NEW