Sou o Ludovic, tenho andado a ver este forum para informar-me sobre renovações e assim perceber um pouco a "linguagem" dos profissionais da área. No entanto, tenho um problema que considero urgente e não sei bem qual a melhor decisão a tomar.
Comprei recentemente um apartamento no concelho de Seixal, o qual sofre de várias infiltrações nalgumas janelas e numa das marquises (ver imagens em anexo). A primeira image é uma das janelas com infiltrações e as duas últimas imagens são da marquise.
Arquitectos e empreiteiros foram ver o apartamento e todos disseram-me que o problema deverá ser das caixilharias em alumínio, sem corte térmico e com vidros simples, e da massa/silicone que se encontra entre a caixilharia e a parede. Eles recomendam que seja colocado nova caixilharia, vidros duplos com protecção solar, aplicado uma nova massa/silicone e isolar pelo interior a parede inferior.
No entanto, existe alguns pormenores que me deixam preocupados. Por exemplo, a pedra de mármore da marquise está rachada em vários pontos (o que poderá ter causado isso?) e a parede inferior tem uma ligeira inclinação para fora da área habitacional (o peso da nova caixilharia e vidro não poderá causar problemas na parede?). Também acho importante mencionar que a marquise não é de origem, antes era uma varanda e penso ter sido instalado de forma ilegal (não está na planta da casa), e a parede (dupla e exterior) que separava a varanda e a sala foi derrubada.
Tendo em conta esta informação, será melhor seguir os conselhos dados pelos arquitectos/empreiteiros ou abrir novamente a varanda, devidamente impermeabilizada, e construir novamente a parede dupla? Podem recomendar algum profissional de confiança que pode resolver esta situação?
Agradeço desde já a vossa ajuda, e se tiverem algumas dúvidas ou questões façam-nas por favor.