Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde a todos, meus Pais estão a pensar em vender um apartamento mas estão com duvidas acerca das mais valias. POr exemplo se vender a casa o lucro obtido em 50% será taxado (o lucro como é calculado? foi valor de compra e a venda? ou valor do imovel que está nas finanças na caderneta do calculo do imi?. Outra questão é por exemplo se vender e comprar um mais barato e o resto do valor comprar outro ou por exemplo uma garagem ou terreno já nao sera taxado? Ou seja gastar o mesmo valor em dois imoveis. Obrigado a todos pelas informações
  2.  # 2

Mais valia é 50% do valor de venda menos o valor de compra, sempre os valores escriturados e nao os valores do registo nas finanças para calculo de IMI a nao ser que seja auto-construção.

Quanto á segunda questão penso que será taxado pois só pode ficar isento de IMI se o que estiver a vender for a habitação própria e estiver a comprar habitação própria.
  3.  # 3

boa tarde ah sim. entao o valor do imovel vendido para nao ser taxado em mais valias terá de ser comprado outro imovel de maior valor sendo para habitação permanente(ou seja os dados cartao cidadao etc ter a morada lá) mas se for compra de um imovel de habitacao permanente mais barato que o de venda e comprar outro imovel ou garagem terreno etc sera na mesma taxado? porque o dinheiro da venda será gasto. Obrigado
  4.  # 4

5.  # 5

obrigado ja estou a seguir esse topico mas nao deixa de uma pessoa se baralhar. Uns dizem que o valor para investir para ficar isento é o total de venda do imovel, outro ja diz que para evitar mais valias o que se tem de investir é somente o lucro da venda :S
  6.  # 6

Tem de perceber que mais valias e reinvestimento (HPP) são coisas diferentes.
  7.  # 7

NTORION, tire-me uma dúvida.

Vendi HPP por 118000€ que tinha custado 114000€. As despesas desta compra e venda, foram ~3600€, logo as mais-valias são 400€.

Entretanto comprei outra HPP por 115000€; O regime melhor para mim será o das mais-valias, correcto?

Penso que assim será melhor, para não ter que dar valores remanescentes do empréstimo da HPP que vendi, ás finanças.

Posso pensar que no fundo, esta HPP é como um "negócio inicial", correcto?

Obrigado
  8.  # 8

NTORION, tire-me uma dúvida.

Vendi HPP por 118000€ que tinha custado 114000€. As despesas desta compra e venda, foram ~3600€, logo as mais-valias são 400€.

Entretanto comprei outra HPP por 115000€; O regime melhor para mim será o das mais-valias, correcto?

Penso que assim será melhor, para não ter que dar valores remanescentes do empréstimo da HPP que vendi, ás finanças.

Obrigado
  9.  # 9

no nosso caso sera compra 68000 e venda ai 130000 nao queriam comprar outra casa para habitação permanente. outra ate podera ser mas sem ser habitação permanente, pois essa passara para aldeia
  10.  # 10

boa tarde hoje disseram-me que os nao residentes fiscais ou Emigrantes nao pagam mais valias é correto? obrigado
  11.  # 11

Colocado por: rcgomesboa tarde hoje disseram-me que os nao residentes fiscais ou Emigrantes nao pagam mais valias é correto? obrigado

Pagam pagam... isso é que era bom!
    Concordam com este comentário: rcgomes
  12.  # 12

Colocado por: MyselfNTORION, tire-me uma dúvida.

Obrigado

As mais valias são 50% de 400€... em IRS dará um valor quase residual.

Não percebi bem a segunda parte da sua dúvida... Se ainda havia valores remanescentes do empréstimo, caso opte pelo reinvestimento, este valor abateria ao valores de realização (118.000) para saber o que teria de vir a reinvestir...
  13.  # 13

Colocado por: LuisPereira

Pagam pagam... isso é que era bom!
    Concordam com este comentário:rcgomes

quem em disse foi uma pessoa que trabalha para bancos que vende imoveis, diz que tem clientes emigrantes que compram casas para arranjar e vendem porque é mais vantajoso para eles em termos de impostos que para nós aqui. estive a fazer pesquisa rapida acho que a vais valias é contada em 28% do lucro e para nós residentes é 50%
  14.  # 14

O que você está a dizer é que eles são tributados em 28%.

Para os residentes a tributação não é 50%, 50% da mais valia é que acresce ao seu rendimento, depois é tributado conforme, pode ser menos ou mais que os 28%.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  15.  # 15

Isso mesmo NTorion.

Se é nao residente e nao tem nenhum rendimento em Portugal, ou seja nao faz sequer declaracao de IRS e entretanto vende um imovel, entao vai pagar 28% de imposto sobre as mais valias.
    Se vive em Portugal entao paga uma taxa variavel sobre as mais valias que depende do seu IRS, pode ser menos que 28% mas pode ser mais.
  16.  # 16

ah entendi, mas entao é mais vantajoso para quem nao é residente certo? ou tera de pagar onde vive impostos tambem sobre a venda do imovel em outro País? falo de Residentes na UE obrigado
  17.  # 17

Colocado por: rcgomesah entendi, mas entao é mais vantajoso para quem nao é residente certo? ou tera de pagar no país onde vive impostos tambem sobre a venda do imovel em outro País? obrigado

Para a maioria dos Portugueses nao é mais vantajoso se nao for residente.
    Depende do país onde reside e do pais onde faz a venda e paga impostos.

Mais uma nota: para residentes as mais valias sao 50% do lucro mas para nao residentes as mais valias sao sobre 100% do lucro. embora exista processos em tribunal sobre a ilegalidade desta medida.

Explicação para casas vendidas em Portugal por residentes em Inglaterra (portugueses, ingleses ou outras nacionalidades)
    https://www.blevinsfranks.com/news/blevinsfranks/article/tax-implications-of-owning-portugal-property
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcgomes
  18.  # 18

Se não é residente em pt paga cá e paga no país onde reside, ainda que se houver convenção para evitar a dupla tributação possa deduzir o maior dos impostos.

mas entao é mais vantajoso para quem nao é residente certo?

Depende, se eu residente em pt, tiver uma mais valia de 5000€ e for esse o meu único rendimento, vou pagar 0, pq é esse o escalão de IRS em que me situo. Se tiver um rendimento, de 100.000€ vou pagar 44% (ou algo parecido) sobre os 5000€ adicionais.
    Concordam com este comentário: LuisPereira

0.0153 seg. NEW