Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Tenho uma amiga que vai construir uma moradia e que está neste momento em processo de escolha de construtor para executar a obra.
    Um destes dias fizeram-lhe a questão sobre se pretendia placa aligeirada ou em betão, ao que ela não soube responder.
    Será que me poderiam dar indicações das diferenças principais e vantagens e desvantagens de uma e outra?
    Desde já agradeço imenso a ajuda.
  2.  # 2

    A laje(placa) estará especificada no Projecto de estabilidade do edificio em causa... a opção técnica, deverá ter sido discutida com o tecnico/ tecnicos q lhe projectaram e coordenaram os projectos.
  3.  # 3

    Agradeço a sua resposta Pedro.

    De qualquer forma penso que a minha amiga ainda não tem os projectos de estabilidade concluídos, tendo agora iniciado uma primeira consulta com base apenas na planta e na configuração exterior da casa, para ficar com uma ideia mais concreta sobre preços e em simultâneo aproveitar para ir conhecendo vários construtores a fim de perceber quem lhe poderá interessar e quem estará fora da corrida logo à partida.

    Assim, se fosse possível explicar as diferenças entre uma bem como o que pode condicionar a opção a tomar agradecia-lhe imenso! Já agora aproveito para ficar a perceber mais um pouco sobre estas coisas, uma vez que eu própria estou à procura de um terreno para construir.

    Quero ainda aproveitar para agradecer a todos os que fazem deste fórum um espaço tão útil para esclarecer todo o tipo de dúvidas.
  4.  # 4

    silvie
    Dependendo da zona da construção e das características da obra, em princípio as lajes aligeiradas são mais económicas que as maciças. No entanto essa opção é essencialmente técnica ( depende inclusivamente da classificação da região em que se situa em relação ao risco sísmico ). Assim sendo, deve contactar o técnico que irá executar o projecto de estabilidade que lhe poderá dar instruções concretas.
    P.S. as lajes maciças têm uma vantagem: permitem uma melhor adequação da estrutura ao projecto de arquitectura, sem pilares salientes nas paredes ou vigas salientes nos tectos; mais uma vez só o técnico poderá avaliar esta situação.

    Cumprimentos
    j cardoso
 
0.0089 seg. NEW