Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: pedrorodriguesrpBom dia,

    Também estou na fase inicial de um projecto, no meu caso a moradia teria em dimensão bruta, 200m2 para habitação, 100m2 de cave e 100m2 de alpendres (essencialmente aquelas palas a volta da casa).

    Para obter uma estimativa, e apenas estimativa, conseguem indicar-me qual a diferença por m2 para cada um, ou devo calcular tudo junto?

    O que pretendia era algo como isto por exemplo?

    200 * X = ???
    100 * Y = ???
    100 * Z = ???


    Pode fazer área privativa a 750 €/m2 e as dependências a 300 €/m2, por exemplo. No seu caso, antes de uma análise mais fina, apontaria para 210 k + IVA.
  2.  # 22

    Obrigado pela informação.

    É que os alpendres não são mais que aquelas "palas" tão típicas na construção moderna, e quem olha par ao projecto não imagina nunca que teria 100m2 só nisso, é incrivel perceber que tenho 1/3 em "palas".

    E mesmo a 300 €/m2, não me parece de todo que faça sentido gastar 30.000€ em palas só para dar sombra a casa.
    • tmmc
    • 12 abril 2018

     # 23

    Skinkx acho que 300€ m2 para alpendres e garagem um pouco optimista.

    Eu fazendo a conta a area total a dividir pelo orçamento sem os arranjos exteriores tenho 600€m2 e considero isso um preço razoavel, logo tendo em conta os meus orçamentos mais baixos 600€x400m2+23% 295k.

    E resta ver os condicionantes, quem me dera ter um terreno plano, fazia tudo por 150k com IVA.
  3.  # 24

    Vou iniciar a construção de uma casa. Já tenho terreno. Estou na fase de contratar arq. Tenho uma proposta para uma moradia T3, 2 wc, 2 Q, suite, coz e marquise. Tudo 140 m2. O arq. estima um valor de 700 € m2 (+ IVA), 250 € (+ IVA) para garagem. Parecem valores de referência aceitáveis? Grato
  4.  # 25

    Colocado por: luziO arq. estima um valor de 700 € m2 (+ IVA), 250 € (+ IVA) para garagem. Parecem valores de referência aceitáveis?

    Depende, da zona, do projeto, e dos eu nível de exigência construtiva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PLP
  5.  # 26

    Colocado por: pedrorodriguesrpObrigado pela informação.

    É que os alpendres não são mais que aquelas "palas" tão típicas na construção moderna, e quem olha par ao projecto não imagina nunca que teria 100m2 só nisso, é incrivel perceber que tenho 1/3 em "palas".

    E mesmo a 300 €/m2, não me parece de todo que faça sentido gastar 30.000€ em palas só para dar sombra a casa.


    Não sendo eu da área e apenas uma utilizadora de casas, pois vivo numa.


    Isso de gastar dinheiro para dar sombra à casa depende da zona do país, exposição Solar e dimensão das janelas.

    Acredito que se a casa tiver janelas consideráveis, ou nem será preciso tanto digo eu, viradas a SW e S, vai agradecer a sombra caso esteva a construir numa zona quente, bom tb já não sei bem qual não é.


    Agora, se devem custar € 30.000, isso já não sei.
    • tmmc
    • 31 maio 2019 editado

     # 27

    Moradia T3 com 140m2 mesmo que seja util parece-me pequeno
  6.  # 28

    não é pequena, até é algo bem desafogada.
    Concordam com este comentário: Picareta, DR1982, pauloagsantos, jorgferr
  7.  # 29

    Colocado por: tmmcMoradia T3 com 140m2 mesmo que seja util parece-me pequeno


    bolas, sendo area util já é uma boa moradia T3.

    3 quartos com 15m2
    1 cozinha com 15m2
    1 sala com 30m2
    2 wc com 6m2
    1 wc com 3m2
    1 garagem com 35m

    e tem 140m2 de area util.... se isto é uma moradia pequena nem quero imaginar as areas de uma moradia normal/grande.

    agora se for 140m2 de area bruta, ai, sim as areas tem que ser muito mais modestas.
    •  
      Mk Pt
    • 31 maio 2019 editado

     # 30

    Colocado por: tmmcMoradia T3 com 140m2 mesmo que seja util parece-me pequeno

    Quem está habituado a casas enormes, é bem capaz de achar um 't3' com 180-200m2 pequeno/pouco funcional.
    Quem não está habituado a áreas muito generosas, um 't3' de 120m2 já é bom e espaçoso.

    Depende sempre da vivência de cada um.
  8.  # 31

    sim mas pequeno nunca é

    repare que mesmo em empreendimentos ditos de luxo hoje em dia as áreas não vão muito mais alem do que isso.
  9.  # 32

    Colocado por: luziO arq. estima um valor de 700 € m2 (+ IVA), 250 € (+ IVA)

    Não sei onde é a zona mas eu não arranjo a menos de 900€m2 mais iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luzi
  10.  # 33

    Colocado por: marco1sim mas pequeno nunca é

    repare que mesmo em empreendimentos ditos de luxo hoje em dia as áreas não vão muito mais alem do que isso.


    Claro Marco, ao preço que a construção/terrenos/licenças está a única solução é diminuir a dimensão das casas.


    Ainda vão convencer as pessoas que para se ser feliz, é um T3 em 50 m2. Não estou a dizer que não se pode ser feliz, o que quero mesmo dizer é que ainda vão convencer as pessoas de que é assim que se é feliz.


    Por exemplo, o chão em madeira nos dias de hoje é carissimo, como tal todos ficaram convencidos de que o bom mesmo é ter flutuante. Enfim...
  11.  # 34

    Colocado por: AMVPcomo tal todos ficaram convencidos de que o bom mesmo é ter flutuante


    na minha opiniao as pessoas sabem que o flutuante nao presta (e contra mim falo) mas é barato....e ás vezes tem que se fazer cedencias, o gajo nao estica!

    quando digo contra mim falo eu sei que o flutuante nao presta, mas foi o que coloquei nos quartos....mandaram os euros! se houvesse euros tinha posto madeira... é que nem tem discussão!
    Concordam com este comentário: zinna
  12.  # 35

    e o meu T3 tem 185 m2 sem garagem....e sabem que mais? agora acho grande demais....
  13.  # 36

    pelo menos as novas nunca podem diminuir para alem do estipulado no RGEU

    em grande parte do mundo um quarto com 15 m2 é consensual, é grande ? é pequeno? é desafogado?
  14.  # 37

    Colocado por: loverscout

    na minha opiniao as pessoas sabem que o flutuante nao presta (e contra mim falo) mas é barato....e ás vezes tem que se fazer cedencias, o gajo nao estica!

    quando digo contra mim falo eu sei que o flutuante nao presta, mas foi o que coloquei nos quartos....mandaram os euros! se houvesse euros tinha posto madeira... é que nem tem discussão!



    Claro. Mas a minha referência é para aqueles que têm/compram casas com chão de madeira e colocam flutuante só porque sim.

    Já tive vivi com flutuante e madeira, nada tem haver.
  15.  # 38

    Colocado por: marco1pelo menos as novas nunca podem diminuir para alem do estipulado no RGEU

    em grande parte do mundo um quarto com 15 m2 é consensual, é grande ? é pequeno? é desafogado?



    O RGEU tem áreas pequenas. Eu sei que não é possível um T3 com a área que referi, sei que exagerei.
  16.  # 39

    são as mínimas, e foram assim estipuladas com alguma base cientifica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 40

    Conta mais a forma como a casa esta aproveitada que propriamente o tamanho, conheco casas com alguns 300 m2 que nao proporcionam conforto nenhum, têm é divisões repetidas, quantas não conheço com cozinha,sala 1 quarto, wc e garagem para no R/C, cozinha, sala, 2 quartos e wc no segundo andar com escadas por fora e ainda uma “cozinha de lenha” no exterior, consegue-se mais conforto numa casa com 100m2 bem divididos que nestas que têm 3xmais...
    Concordam com este comentário: AMVP, marco1, desofiapedro
 
0.0277 seg. NEW