Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais agradeço antecipadamente a ajuda/conselhos que me possam dar neste tema.

    Vamos começar a construir um moradia térrea com cerca de 245m2 na próxima semana e ando a ver que opções tenho no mercado para aquecimento e energia.

    A casa vai ter furo e piscina e como tal andamos a ver:
    - kits de painéis fotovoltaicos para utilizar a energia solar sem ter que ir directamente à rede, onde eventualmente possa também aquecer a piscina e vender o excesso à rede.
    - painéis solares com termossifão
    - Bomba de calor e piso radiante hidráulico (penso que é a melhor solução)

    Não tenho qualquer conhecimento nesta matéria, nem sem quais os preços praticados no mercado para além dos que vou vendo nos sites como por exemplo kits de 1500w com 6 painéis fotovoltaicos para valores entre 2500€/3000€ ou bombas de calor com valores elevadíssimos.

    Será que me podem dar-me umas luzes ou alguns conselhos do que devo procurar (contactos talvez) para ter uma casa energéticamente eficiente seja a nível de aquecimento ambiente/águas, assim como depender o mínimo possível da energia da rede?

    Vejo alguns comentários em forums que depois de se gastar um balúrdio em BC têm gastos entre 200 a 400€ no inverno e como tal tenho algum receio em fazer um investimento significativo que depois não tenha qualquer mais valia nos gastos mensais.

    Para além desta questão, tenho também alguns feedbacks que ao dia de hoje com estas novas construções e com a utilização de capoto as casas já não são tão frias como antigamente e que com a qualidade dos isolamentos (bons caixilhos/vidros) as casas acabam por não ter uma grande circulação do ar o que acaba por provocar o aparecimento de bolores/humidades. Conhecem algumas soluções para evitar este tipo de problemas?

    Obrigado

    Ricardo
  2.  # 2

    Colocado por: Chasca