Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Um conhecido meu tem um terreno de 1 ha e queria dar-lhe uso. O mesmo dispõe de um poço. A primeira coisa que ele pretende é já por uma cerca a volta porque actualmente aquilo está ao abandono.

Esse conhecido pensou em plantar lá castanheiros, avelaneiras ou até nogueiras (outras propostas?).

Sabendo que o terreno está no concelho de Chaves e numa zona bem exposta ao sol (embora frio no inverno com queda de neve [ainda lá nevou na passada sexta-feira santa]), qual será o tipo de cultura mais lucrativa? O terreno em si está muito ligeirament inclinado.

Para os cantanheiros, geralmente deixa-se 5 metros entre cada um, mas as avelaneiras e as nogueiras são de mais pequeno porte, penso que se poderá reduzir para 3 metros e assim aumentar as árvores plantadas.

Outra coisa. Ele é dessa zona, mas mora na zona de Lisboa, por isso poderá apenas deslocar-se até lá 3 ou 4 vezes por ano (em caso de emergência, poderá ir lá um fim de semana).

Ou seja, quer rentabilizar esse terreno com algo que lhe dê lucro e que não seja necessário estar lá todos os dias a volta das árvores, mas apenas de vez enquanto.

O que acham da ideia? Aceitam-se sugestões.

Obrigado.
  2.  # 2

Também tenho um terreno do género.
    Tem castanheiros à volta do terreno todo, aguentam bem o frio.
    Outro tipo de plantação não parece viável porque não vai todos os fins-de-semana lá.
    Os maiores problemas dessas árvores de fruto é que demoram alguns anos até desenvolverem e que os vizinhos podem ir lá fazer self-service do trabalho dos outros.
    A vantagem é que é uma madeira nobre e no fim de vida pode dar uns euros. Mas não conte com madeira para já pois demora 40 a 60 anos a desenvolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  3.  # 3

Pistáchio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doctor Z
  4.  # 4

Boa tarde,

O meu conhecido não tencionava deixar lá as árvores ao abandono, além de que ele pretendia fechar o terreno todo, deixando apenas uma abertura com portões para deixar entrar máquinas.

As nogueiras e as avelaneiras não são uma boa opção?

Pistáchio? Será que se dão em Trás os Montes? Requerem muitos cuidados? Como disse, o meu conhecido não poderá ir lá a cada fim de semana.

Obrigado.
  5.  # 5

Procure no Google, em Espanha já estão a apostar bastante no pistáchio, parece que requer algum tempo de temperaturas negativas ou perto disso antes da floração... Em tempos andei a pesquisar sobre o assunto, mas para a minha zona não seria possível. Penso que há um blog ou QQ coisa sobre isso.
  6.  # 6

O seu conhecido quer rentabilizar o terreno mas tem pouca disponibilidade de lá ir ou de ter lá alguém a tomar conta? Já considerou vender o terreno?
  7.  # 7

Mas... vedar um terreno impede alguem de entrar no mesmo?
    Que raio tem isso a ver para o caso de rentabilizar um terreno perdido algures e longe do proprietário?

Ele pode gastar €€€, pois com certeza esses gangs que às vezes ouve-se nos telejornais que andam a roubar os frutos das arvores directamente, e a GNR diz que: se não for em flagrante delito não os podem deter, e continuando, ele pode plantar lá muita coisa, mas se nao vive perto, qual é o interesse?

Posso sugerir que ele plante eucaliptos e vá tirando uns € de decada a decada?
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesO seu conhecido quer rentabilizar o terreno mas tem pouca disponibilidade de lá ir ou de ter lá alguém a tomar conta? Já considerou vender o terreno?

Não quer vender o terreno, mas sim rentabilizá-lo. Foi o que ele disse, poderá lá ir 3 ou 4 vezes por ano de maneira mais demorada, mas de resto só se for preciso ir lá por um fim de semana. Parece-me que o sogro dele também está por lá várias vezes e depois claro, na altura em que for preciso apanhar as castanhas.

Colocado por: master_chiefMas... vedar um terreno impede alguem de entrar no mesmo?
    Que raio tem isso a ver para o caso de rentabilizar um terreno perdido algures e longe do proprietário?

Ele pode gastar €€€, pois com certeza esses gangs que às vezes ouve-se nos telejornais que andam a roubar os frutos das arvores directamente, e a GNR diz que: se não for em flagrante delito não os podem deter, e continuando, ele pode plantar lá muita coisa, mas se nao vive perto, qual é o interesse?

Posso sugerir que ele plante eucaliptos e vá tirando uns € de decada a decada?

Nem que esteja por perto impede que alguém vá lá roubar... Embora, se ele quiser ser perfectionista, poderá sempre optar por comprar um painel solar para alimentar 2-3 câmaras...
  9.  # 9

Bom dia para todos,

Alguém pode dar mais sugestões?
  10.  # 10

nem todas as coisas tem solução.

não quer vender, quer rentabilizar o terreno, mas só pode lá ir 2 ou 3 vezes por ano. tirando o aluguer não estou a ver outra forma de rentabilização.
  11.  # 11

Alugue-o a alguém da zona.
  12.  # 12

Aluguer ou venda.

Claro que sendo aluguer terá que o alugar por uns 15/20 anos no caso do inquilino querer plantar e cultivar algumas arvores da moda (kiwi, mirtilos, vinha, etc).

0.0164 seg. NEW