Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, hoje de manha ao olhar para o teto do quarto reparei numa pequena mancha que parece ser de humidade. Muito leve, ou seja, simplesmente naquela zona tem uma tonalidade mais escura, contudo tem todo o formato de ser uma mancha de humidade.

A minha questão é, a mancha não está encostada a um canto, ou seja está quase a meio do tecto (a cerca 2 metros do ponto de luz(central) e a 1metro da parede . Será mesmo infiltração. Normalmente as infiltrações acabam por começar a aparecer sempre encostadas às paredes. Está-me a deixar na duvida o que seja. (vivo no ultimo piso com tela por cima).

Na foto carreguei no contraste para se conseguir perceber a tonalidade da mancha, ao vivo é mais subtil. Mas assim dá para ver o formato dela. Alguém com mais experiência a observar estas manchas consegue-me esclarecer. Ou será apenas uma mancha.
      IMG_20180410_085045.jpg
  2.  # 2

Pode ser somente derivado a condensação. limpe com agua e lixivia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonny_mm
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasPode ser somente derivado a condensação. limpe com agua e lixivia.

Também já pensei nisso, mas é um localização tão estranha. Anexei a "planta" do quarto e o sitio da mancha. No quarto não dorme lá ninguem. É usado como escritório.
      Planta.jpg
  4.  # 4

Colocado por: jonny_mmvivo no ultimo piso com tela por cima

Nessa zona ou próximo existe alguma chaminé ou outro elemento que possa ter algum problema de impermeabilização?
    Concordam com este comentário: HFR, nunogouveia
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Nessa zona ou próximo existe alguma chaminé ou outro elemento que possa ter algum problema de impermeabilização?

Nessa zona nada. Por cima é liso. Os tubos de ventilação estão na parede da casa de banho. Nesta zona não há nada. Dai a minha estranheza para a mancha. (encontrei mesmo a planta da casa).
      Capture2.JPG
  6.  # 6

Limpe com lixivia e seque a zona.
    Vá verificando se a situação volta ao mesmo
    Entretanto, vá à cobertura e verifique se nessa zona dos tubos não há hipótese de haver uma pequena infiltração
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaLimpe com lixivia e seque a zona.
    Vá verificando se a situação volta ao mesmo
    Entretanto, vá à cobertura e verifique se nessa zona dos tubos não há hipótese de haver uma pequena infiltração

Mesmo havendo uma infiltração na zona dos tubos, não apareceria nessa zona ? (casa de banho?). Eu penso que não seja "limpar" seja só secar. Não me parece que tenha fungos.
  8.  # 8

Colocado por: jonny_mmMesmo havendo uma infiltração na zona dos tubos, não apareceria nessa zona ?

O problema das infiltrações e no caso de telas não completamente aderidas, é que, muitas vezes o local de entrada fica muito distante do local de saida
  9.  # 9

O problema das infiltrações e no caso de telas não completamente aderidas, é que, muitas vezes o local de entrada fica muito distante do local de saida

mas (normalmente) saía pelo buraco do candeeiro.
  10.  # 10

Colocado por: Schlüter-Portugalmas (normalmente) saía pelo buraco do candeeiro.

Era a zona mais lógica, mas estas coisas nem sempre cumprem a logica.
    Detetar uma infiltração deste tipo é quase sempre por tentativa erro.
  11.  # 11

Era a zona mais lógica, mas estas coisas nem sempre cumprem a logica.
    Detetar uma infiltração deste tipo é quase sempre por tentativa erro.

Pois :s. É esse o meu medo. Mas já percebi que pode ser mesmo uma infiltração. :s. O formato da mancha tem esse aspecto certo? (Digo isto porque não sei como costumam ser estes formatos).
  12.  # 12

Colocado por: jonny_mmnão sei como costumam ser estes formatos

São variados, depende do tipo de infiltração.
    Imagine que por baixo da tela anda uma pequena quantidade de água. Como a placa tem alguma resistência á sua entrada, ela vai nadar por ali à procura de uma zona mais frágil. Pode ser uma pequena fissura ou até mesmo uma zona do betão mais porosa.
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO
  13.  # 13

Imagine que por baixo da tela anda uma pequena quantidade de água. Como a placa tem alguma resistência á sua entrada, ela vai nadar por ali à procura de uma zona mais frágil. Pode ser uma pequena fissura ou até mesmo uma zona do betão mais porosa.

Deve ser algo desse género então . É preparar o balde :s
  14.  # 14

Colocado por: jonny_mmÉ preparar o balde :s

E a carteira :)))
    O revestimento do teto é pladur, gesso ou estanhado?
  15.  # 15

Concordam com este comentário:Sérgio KYO
    a história do meu inverno... Mais vezes do que deveria de ser as telas também não são devidamente protegidas sendo por vezes realizados vários trabalhos directamente por cima delas, por vezes só alguns anos depois(boa qualidade das placas) é que aparecem os primeiros sintomas
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 16

E a carteira :)))
    O revestimento do teto é pladur, gesso ou estanhado?

Antes disso ainda está a tela. Que para mim vai ser o pior, conseguir compor com o condomínio mais toda a gente pagar para se fazer a obra :S... :s. vou rezar para que seja condensação,ou uma mancha que já estava lá e nunca vi na vida.
  17.  # 17

Perguntei a composição do teto porque isso pode igualmente influenciar no aparecimento e desenvolvimento da mancha
  18.  # 18

Colocado por: zedasilvaPerguntei a composição do teto porque isso pode igualmente influenciar no aparecimento e desenvolvimento da mancha

ok. Peço desculpa. É gesso.
  19.  # 19

Esse amarelado é característico de humidade nos gessos.
    Resta saber qual a fonte
  20.  # 20

Colocado por: zedasilvaEsse amarelado é característico de humidade nos gessos.
    Resta saber qual a fonte

Pois que seja condensação, se bem que não tem muito sentido a zona para condensação. :s

0.0184 seg. NEW