Colocado por: NTORIONNão há reinvestimento. O que existir de mais valias terão de pagar.
Colocado por: NTORIONAgora, há formas de minimizar essas mais valias. Por exemplo se os bens estiverem em nome de da herança (e existirem outros herdeiros) façam a partilha da herança, terão de fazer escrituras, registos na conservatória, etc. Mas nessa partilha atribuem um valor suficientemente alto para não se apurarem mais valias.
Colocado por: Paulo Porto
e se fizerem obras na habitação propria?
Colocado por: Paulo Porto1ª mais valias - tem que acrescer ao IRS de 2018 40.000€ (50% do valor entre o custo e a venda) ao salario o que dará +-10 a 12 mil € de imposto em mais valias?
Colocado por: NTORIONmas o IS são 10%
Colocado por: RCFDuas formas "espertas", ainda que imorais, de contornar o assunto - ou na escritura é declarado um valor menor ou fazem escritura de doação.
Colocado por: pauloagsantoscomprar por 1000 e escriturar por 100 é cada vez mais arriscado.
cada vez existe mais cruzamento de dados, nas escrituras tem que ficar definido o meio de pagamento, se foi com o cheque tem que vir o número do cheque, se foi por transferência o IBAN de origem e o IBAN de destino, etc, etc.
as finanças podem levantar o sigilo bancário e escrutinar tudo.
no caso de comprar por 1000 e escriturar por 100, só levantando os outros 900 ao longo de tempo em vários levantamentos mais pequenos. pagar os 900 em dinheiro ao vendedor e este os depositar em vários depósitos mais pequenos ao longo do tempo.
Colocado por: Paulo Portoacho estranho é os terrenos terem uma avaliação para as financas de meia duzia de trocos como se não dessem para construir e assim a diferença entre a compra e a venda é tudo
Colocado por: Paulo Portopelo que o(s) terrenos já estão em nome do meu pai e assim já não há nada a fazer
Colocado por: RCF
Se estão em nome do seu pai, o seu pai pode doá-los... ou ainda estão em nome da herança e existem mais herdeiros?
Colocado por: Paulo Porto
já estão em nome do meu Pai, se ele mos doar para eu vender torna a operação muito confusa.
Colocado por: ALMEIDAMPaulo,
Conclui a compra de um terreno ainda este ano...
Um terreno que também tínha sido deixado em herança e era rústico.
O proprietário para não pagar mais valias tão altas...
Passou o terreno para urbano, e automaticamente o valor foi actualizado.