Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Os meus pais querem vender um terreno rustico, está dividido em 3 artigos, 2 deles dão para construção e o outro é pinhal, querem vender tudo junto.
    Tem o comprador e acertaram o preço de venda em 80.000€
    os terrenos foram uma herança e estão avaliados nas finanças em menos de 50€, aparecem todos como rusticos

As 2 duvidas:
    1ª mais valias - tem que acrescer ao IRS de 2018 40.000€ (50% do valor entre o custo e a venda) ao salario o que dará +-10 a 12 mil € de imposto em mais valias?
    se investirem num apartamento pelo mesmo valor da compra, mas para segunda habitação tem que pagar as mais valias á mesma?

2ª duvida confinantes, como se processa a notificação aos vizinhos uma vez que se trata de predios rusticos? os vizinhos podem só assinar uma declaração em como não estão interessados e essa delcaração tem que ter o valor da venda ? ou os meus pais tem que enviar carta registada com o valor da venda e nesse caso o negocio fica suspenso até passar o prazo de exercer o direito de preferencia?
  2.  # 2

Não há reinvestimento. O que existir de mais valias terão de pagar.

Agora, há formas de minimizar essas mais valias. Por exemplo se os bens estiverem em nome de da herança (e existirem outros herdeiros) façam a partilha da herança, terão de fazer escrituras, registos na conservatória, etc. Mas nessa partilha atribuem um valor suficientemente alto para não se apurarem mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Porto
  3.  # 3

Colocado por: NTORIONNão há reinvestimento. O que existir de mais valias terão de pagar.

e se fizerem obras na habitação propria?
  4.  # 4

Colocado por: NTORIONAgora, há formas de minimizar essas mais valias. Por exemplo se os bens estiverem em nome de da herança (e existirem outros herdeiros) façam a partilha da herança, terão de fazer escrituras, registos na conservatória, etc. Mas nessa partilha atribuem um valor suficientemente alto para não se apurarem mais valias.

pois já partilharam e já tinham feito os registos, ou seja os terrenso já aparecem em nome dos meus pais mas com um valor residual, ou seja a diferença é enorme
  5.  # 5

duplicado...
  6.  # 6

Colocado por: Paulo Porto
    e se fizerem obras na habitação propria?

Nao dá. Tem de pagar mais valias!

Só a venda de habitação propria para aquisição propria dá isenção de mais valias.
    • RCF
    • 11 abril 2018

# 7

Colocado por: Paulo Porto1ª mais valias - tem que acrescer ao IRS de 2018 40.000€ (50% do valor entre o custo e a venda) ao salario o que dará +-10 a 12 mil € de imposto em mais valias?

Duas formas "espertas", ainda que imorais, de contornar o assunto - ou na escritura é declarado um valor menor ou fazem escritura de doação.
  7.  # 8

O problema não se serem espertas, a primeira é ilegal, e hoje em dia na escritura tem de declarar o meio de pagamento etc...
    A segunda, pode optar por tal, mas o IS são 10% e depois volta a ter o problema do fluxo financeiro
    • RCF
    • 11 abril 2018

# 9

Colocado por: NTORIONmas o IS são 10%

10% sobre um valor baixíssimo...
  8.  # 10

Colocado por: RCFDuas formas "espertas", ainda que imorais, de contornar o assunto - ou na escritura é declarado um valor menor ou fazem escritura de doação.

A primeira não é viavel, mas sei que se faz muito isso...

a escritura de doação já não dá, pois a minha avo morreu o ano passado e fizeram as partilhas logo a seguir (omeu avo já tinha falecido), pelo que o(s) terrenos já estão em nome do meu pai e assim já não há nada a fazer, já não se pode fazer isso com as partilhas feitas e registadas, certo?

acho estranho é os terrenos terem uma avaliação para as financas de meia duzia de trocos como se não dessem para construir e assim a diferença entre a compra e a venda é tudo, muito imposto para um simples terreno e estava na ideia que dava para reinvestir essas mais valias, então como o meu pai queria comprar um apartamento novo para alugar pensei que as mais valias transitavam, assim nada feito.
  9.  # 11

comprar por 1000 e escriturar por 100 é cada vez mais arriscado.

cada vez existe mais cruzamento de dados, nas escrituras tem que ficar definido o meio de pagamento, se foi com o cheque tem que vir o número do cheque, se foi por transferência o IBAN de origem e o IBAN de destino, etc, etc.

as finanças podem levantar o sigilo bancário e escrutinar tudo.

no caso de comprar por 1000 e escriturar por 100, só levantando os outros 900 ao longo de tempo em vários levantamentos mais pequenos. pagar os 900 em dinheiro ao vendedor e este os depositar em vários depósitos mais pequenos ao longo do tempo.
    Concordam com este comentário: Paulo Porto
  10.  # 12

Colocado por: pauloagsantoscomprar por 1000 e escriturar por 100 é cada vez mais arriscado.

cada vez existe mais cruzamento de dados, nas escrituras tem que ficar definido o meio de pagamento, se foi com o cheque tem que vir o número do cheque, se foi por transferência o IBAN de origem e o IBAN de destino, etc, etc.

as finanças podem levantar o sigilo bancário e escrutinar tudo.

no caso de comprar por 1000 e escriturar por 100, só levantando os outros 900 ao longo de tempo em vários levantamentos mais pequenos. pagar os 900 em dinheiro ao vendedor e este os depositar em vários depósitos mais pequenos ao longo do tempo.

Fale com os amigos do Socrates que eles ajudam.
  11.  # 13

Colocado por: Paulo Portoacho estranho é os terrenos terem uma avaliação para as financas de meia duzia de trocos como se não dessem para construir e assim a diferença entre a compra e a venda é tudo

Existem muitos terrenos que dão para construir, o que não quer dizer que se vá construir, pelo que se estão ao abandono ou afetos à agricultura não tem de ser pago um imposto (imi) como se tivessem afetos a construção, serviços, etc... senão esses terrenos eram um encargo monumental, sem que dessem rendimento. A partir do momento que transforme esses terrenos em terreno para construção passam a estar avaliados de acordo com isso.
  12.  # 14

porque não passa os terreno de rústicos para urbanos antes de os vender?
    E depois pede as finanças a actualização do valor dos mesmos...
  13.  # 15

Porque é indiferente, o que conta é o momento da "aquisição".
    • RCF
    • 11 abril 2018

# 16

Colocado por: Paulo Portopelo que o(s) terrenos já estão em nome do meu pai e assim já não há nada a fazer

Se estão em nome do seu pai, o seu pai pode doá-los... ou ainda estão em nome da herança e existem mais herdeiros?
  14.  # 17

Colocado por: RCF
    Se estão em nome do seu pai, o seu pai pode doá-los... ou ainda estão em nome da herança e existem mais herdeiros?

já estão em nome do meu Pai, se ele mos doar para eu vender torna a operação muito confusa.
  15.  # 18

Paulo,

Conclui a compra de um terreno ainda este ano...
    Um terreno que também tínha sido deixado em herança e era rústico.
    O proprietário para não pagar mais valias tão altas...
    Passou o terreno para urbano, e automaticamente o valor foi actualizado.
    • RCF
    • 12 abril 2018

# 19

Colocado por: Paulo Porto

já estão em nome do meu Pai, se ele mos doar para eu vender torna a operação muito confusa.

Pode ser o seu pai a doá-los diretamente ao comprador, sem passar por si...
    Assim, o único a pagar imposto é o comprador. Mas, será um valor muito reduzido, já que incide sobre o valor patrimonial.
  16.  # 20

Colocado por: ALMEIDAMPaulo,

Conclui a compra de um terreno ainda este ano...
    Um terreno que também tínha sido deixado em herança e era rústico.
    O proprietário para não pagar mais valias tão altas...
    Passou o terreno para urbano, e automaticamente o valor foi actualizado.

E você tem ideia de quanto paga a mais de IMI por ano? No caso em questão são 3 artigos...
    Além disso teria de pedir a alteração do terreno de rústico para urbano quando ainda estava no nome da herança... Após já o ter no seu património isso não adianta, é o valor de aquisição, neste caso o vpt que tinha à data em que passou da herança para a esfera pessoal.

0.0220 seg. NEW