Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tenho uma dúvida para o qual não consigo encontrar documentação "não demasiadamente técnica" na Net (legível por um leigo).

    Para além da permanente humidade, quais são os efeitos esperados a médio/longo prazo no betão por este sofrer o contacto permanente de um ribeiro subterrâneo numa sub-cave? A sub-cave foi construída totalmente em betão (não sei se possui algum isolamento externo mas a quantidade de água é tal que teve de se furar a parede de betão para a água "circular" evitando que tentasse dar a volta à estrutura).

    Não creio que o betão utilizado seja a versão utilizada em pontes e outras construções especiais mas sim a versão normal da construção civil de edifícios...

    Obrigado,
  2.  # 2

    Não sou um perito em pontes e barragens, mas creio que - num edifício - o maior problema não é o betão, mas sim o ferro.

    O betão é poroso, a não ser que tenha aditivivos que o impermeabilizem. Por isso, o contacto permanente com a água irá degradar o ferro que, ao inchar com a ferrugem, poderá fazer estalar o betão superficial (o que facilitará a degradação do resto do ferro, etc.)..

    Para além disso, há que verificar se o tal «ribeiro subterrâneo» não estará a levar as terras que sustentam as sapatas de fundação.

    A médio prazo, é fácil de adivinhar o que poderá acontecer. Enfraquecimento da estrutura de betão armado, ou lavagem do solo sob as sapatas. Qualquer delas poderá levar ao colapso da estrutura.

    Soluções? Depende das condições existentes: desde abrir uma vala a toda a volta do prédio para tratar a parede pelo lado exterior, a abrir vários furos no betão para encaminhar a água evitando que se acumule contra a muralha exterior...

    Portanto, recomendo vivamente que isso seja visto como deve ser (nota: VÃO TER DE GASTAR DINHEIRO se quiserem um diagnóstico que não seja apenas a «olhómetro»).
    Não se limite a receber «opiniões» (como aquele &%$# do meu colega que disse à arquitecta da obra: "se não caiu, já não cai", quando aquilo apresentava rachas maiores a cada dia que passava!). Acredite apenas em relatórios ESCRITOS por técnicos que assinem por baixo.
  3.  # 3

    De forma amadora, alguns furos já tinham sido feitos dando a perceber que existe um débito de relativamente baixo mas constante.

    Que entidades estão mais habilitadas para fazer essa análise?

    Obrigado novamente,
 
0.0089 seg. NEW