Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    É a minha primeira participação no fórum que leio assiduamente. Sou proprietária de um apartamento T2 e irei vender pois eu e o meu esposo pretendemos começar a procurar o terreno para construir a nossa futura moradia sendo que o nosso orçamento é 40 mil euros.
    Peçamos numa moradia Modular com a ClickHouse mas depois de fazer contas e ler os tópicos do forum descartamos essa possibilidade.
    Depois pensamos em comprar uma moradia com jardim mas na nossa zona Leiria estão muito caras e com nosso orçamento é de 150 mil euros(sem terreno) as poucas opções são casas mais antigas a precisar de intervenção, térreas é raro encontrar com quatro quartos, com dois pisos ou não tem wc completo no piso de baixo ou não tem quarto em baixo, se tem quarto em baixo é um escritório minúsculo que dificilmente terá dimensões para futuramente utilizar com quarto... provavelmente não ficara muito mais barato que construir uma casa de raíz.
    Temos 4 meninas e mais dois meninos a caminho. Irão ficar duas crianças em cada quarto. Não queremos suite, quarto de vestir. Desejamos uma cozinha boa com área de refeição ampla a dar para o jardim e uma sala igualmente ampla gostavamos de uma casa simples e funcional com jardim bonito para as crianças terem um cão e poderem brincar à vontade por isso pensamos em 120-130m2 o nosso actual apartamento tem 80m2.
    As dúvidas contudo são mais que muitas, por isso peço-vos ajuda.
    Por onde devemos começar para podermos construir a nossa moradia T4 com 120-130m
    Devemos marcar com as agências ou procurar sozinhos?
    Como deve ser o terreno para que possamos construir uma moradia térrea T4 com 120-130m2?
    Devemos pedir alguma documentação nas agências?
    Muito obrigada desde já.
    • RCF
    • 11 abril 2018

     # 2

    Colocado por: vania1Sou proprietária de um apartamento T2 e irei vender pois eu e o meu esposo pretendemos começar a procurar o terreno para construir

    Convém, terem em conta que desde encontrarem o terreno até terem a casa pronta para viver, não serão menos de dois anos.

    Colocado por: vania1Por onde devemos começar para podermos construir a nossa moradia T4 com 120-130m
    Devemos marcar com as agências ou procurar sozinhos?

    Podem fazer de ambas as maneiras (em simultâneo). Depois, dependendo do existente, decidem pela mais favorável. Antes de comprarem, será conveniente terem já o apoio de um arquiteto, que melhor vos elucide do que é possível fazer no terreno. Isto para não terem surpresas negativas.

    Colocado por: vania1Como deve ser o terreno para que possamos construir uma moradia térrea T4 com 120-130m2?
    o ideal é um terreno plano, pois gastam menos depois na construção. Mas, não tem de o ser, pois há sempre forma de adaptar.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  2.  # 3

    Colocado por: RCF
    Convém, terem em conta que desde encontrarem o terreno até terem a casa pronta para viver, não serão menos de dois anos.


    Podem fazer de ambas as maneiras (em simultâneo). Depois, dependendo do existente, decidem pela mais favorável. Antes de comprarem, será conveniente terem já o apoio de um arquiteto, que melhor vos elucide do que é possível fazer no terreno. Isto para não terem surpresas negativas.

    o ideal é um terreno plano, pois gastam menos depois na construção. Mas, não tem de o ser, pois há sempre forma de adaptar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1


    Muito obrigada pelo seu comentário.
    A nossa ideia é colocar o nosso apartamento à venda quando a moradia já estiver na fase de conclusão.
    O ideal será então contactar primeiro um arquitecto explicar o que desejamos e partir dai para a procura do terreno?
    • RCF
    • 11 abril 2018

     # 4

    Colocado por: vania1O ideal será então contactar primeiro um arquitecto explicar o que desejamos e partir dai para a procura do terreno?

    Não propriamente. Podem começar a procurar terreno sem arquiteto (sozinhos ou através de imobiliária), no entanto, quando já tiverem um terreno interessante escolhido, antes de o comprarem, contactem um arquiteto, para que ele vos esclareça e confirme se realmente podem lá construir o que pretendem construir. E isto porquê? Porque o vendedor ou a imobiliária, por má fé ou apenas por ignorância, podem dizer-vos que o terreno dá para construir e afinal não dá ou, pelo menos, não dá para o que vocês pretendem. Há pessoas que compram, convencidas que fizeram um excelente negócio, julgando que o terreno dá para construir o que pretendem e depois, quando avançam com o projeto, percebem que afinal não dá.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  3.  # 5

    Colocado por: RCF
    Não propriamente. Podem começar a procurar terreno sem arquiteto (sozinhos ou através de imobiliária), no entanto, quando já tiverem um terreno interessante escolhido, antes de o comprarem, contactem um arquiteto, para que ele vos esclareça e confirme se realmente podem lá construir o que pretendem construir. E isto porquê? Porque o vendedor ou a imobiliária, por má fé ou apenas por ignorância, podem dizer-vos que o terreno dá para construir e afinal não dá ou, pelo menos, não dá para o que vocês pretendem. Há pessoas que compram, convencidas que fizeram um excelente negócio, julgando que o terreno dá para construir o que pretendem e depois, quando avançam com o projeto, percebem que afinal não dá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1

    Compreendi. Caso a situação que descreve ocorra mais de uma vez não haverá inconveniente para o arquitecto?
    Para que ele consiga ver se está tudo legalizado é necessário pedirmos algum documento na agência ou ao proprietário?
    • RCF
    • 11 abril 2018

     # 6

    Colocado por: vania1Compreendi. Caso a situação que descreve ocorra mais de uma vez não haverá inconveniente para o arquitecto?

    este trabalho, normalmente, será pago... mas, vocês irão sempre necessitar de um arquiteto para fazer o projeto de arquitetura. Normalmente, os arquitetos não cobram por este aconselhamento inicial, se depois forem eles a fazer o projeto.

    Colocado por: vania1Para que ele consiga ver se está tudo legalizado é necessário pedirmos algum documento na agência ou ao proprietário?

    Para começar, é necessário a caderneta predial. Mas, também nisso, o arquiteto é um bom apoio, pois ele saberá quais os documentos necessários para fazer a avaliação e cada caso é um caso, pois depende do terreno.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  4.  # 7

    Colocado por: vania1
    Temos 4 meninas e mais dois meninos a caminho.


    Tenho de vos dar parabéns
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  5.  # 8

    Colocado por: RCF
    este trabalho, normalmente, será pago... mas, vocês irão sempre necessitar de um arquiteto para fazer o projeto de arquitetura. Normalmente, os arquitetos não cobram por este aconselhamento inicial, se depois forem eles a fazer o projeto.


    Para começar, é necessário a caderneta predial. Mas, também nisso, o arquiteto é um bom apoio, pois ele saberá quais os documentos necessários para fazer a avaliação e cada caso é um caso, pois depende do terreno.

    O terreno terá que ser urbano, não é?
  6.  # 9

    Colocado por: primavera

    Tenho de vos dar parabéns

    Muito obrigada. Sempre quisemos muitos filhos e uma casa cheia.
    • RCF
    • 11 abril 2018

     # 10

    Colocado por: vania1
    O terreno terá que ser urbano, não é?

    Creio que não tem de ser urbano, ou melhor de estar classificado como urbano. É possível construir em terrenos rústicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  7.  # 11

    Colocado por: vania1O terreno terá que ser urbano, não é?

    Não.
    Aquele onde já comecei a construir (se é que um muro com as caixas dos contadores conta como tal) é (ainda) rústico. O que interessa é se o PDM permite construção ou não. Até em terrenos em reserva agrícola se pode construir, mas aí sob condições muito especiais.

    Colocado por: vania1Por onde devemos começar para podermos construir a nossa moradia T4 com 120-130m

    Vou-lhe contar a minha própria experiência que, até ao ponto em que a vania1 está, está a ser parecida à sua.
    Depois de também ter descartado a possibilidade de comprar casa já feita ou a precisar de obras grandes, optei também por comprar um terreno.
    Algo que me facilitou muito a tarefa foi ter definido logo à partida as várias condições que o terreno teria de reunir em termos de dimensão, preço, exposição solar/vista, localização e proximidade a infra-estruturas (estradas, esgotos, luz, água).
    A pesquisa de mercado foi feita em diversas linhas: pesquisa online (imovirtual, bpi imobiliário, olx, etc, etc...); voltas de carro à procura de placas "vende-se" e perguntas nos cafés e outros nas zonas de interesse; e, inevitavelmente, as imobiliárias.
    Depois de visitar muita coisa sem interesse e outras com interesse mas cujos vendedores não se mostraram suficientemente interessados em vender, acabou por ser exatamente através de uma imobiliária das mais conhecidas que encontrei dois terrenos que melhor cumpriam as várias condições que eu tinha imposto.
    Como já tinha arquiteto apalavrado, pedi para ele ir comigo ver os 2 terrenos. Um era plano o outro inclinado e, entre outras desvantagens, ele disse-me que, no inclinado (que eu até preferia), só no pequeno caminho de acesso e em muros de sustentação iria gastar uns 20 mil. Comprei o plano. Percebe assim a importância de falar numa fase precoce com um arquiteto :)
    Concordam com este comentário: NTORION, livihejo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  8.  # 12

    Colocado por: vania1
    O terreno terá que ser urbano, não é?


    Pode ser rústico, até é preferível pq deve estar menos inflacionado. O que interessa é o PDM, normalmente consegue consultar no site da sua CM, com um pouco de jeito e paciência chega lá. Atenção às câmaras que estão em fase de revisão do PDM.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  9.  # 13

    Colocado por: NTORION

    Pode ser rústico, até é preferível pq deve estar menos inflacionado. O que interessa é o PDM, normalmente consegue consultar no site da sua CM, com um pouco de jeito e paciência chega lá. Atenção às câmaras que estão em fase de revisão do PDM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1

    Olá, de que se trata o PDM? Obrigada
  10.  # 14

    Colocado por: mhpinto
    Não.
    Aquele onde já comecei a construir (se é que um muro com as caixas dos contadores conta como tal) é (ainda) rústico. O que interessa é se o PDM permite construção ou não. Até em terrenos em reserva agrícola se pode construir, mas aí sob condições muito especiais.


    Vou-lhe contar a minha própria experiência que, até ao ponto em que a vania1 está, está a ser parecida à sua.
    Depois de também ter descartado a possibilidade de comprar casa já feita ou a precisar de obras grandes, optei também por comprar um terreno.
    Algo que me facilitou muito a tarefa foi ter definido logo à partida as várias condições que o terreno teria de reunir em termos de dimensão, preço, exposição solar/vista, localização e proximidade a infra-estruturas (estradas, esgotos, luz, água).
    A pesquisa de mercado foi feita em diversas linhas: pesquisa online (imovirtual, bpi imobiliário, olx, etc, etc...); voltas de carro à procura de placas "vende-se" e perguntas nos cafés e outros nas zonas de interesse; e, inevitavelmente, as imobiliárias.
    Depois de visitar muita coisa sem interesse e outras com interesse mas cujos vendedores não se mostraram suficientemente interessados em vender, acabou por ser exatamente através de uma imobiliária das mais conhecidas que encontrei dois terrenos que melhor cumpriam as várias condições que eu tinha imposto.
    Como já tinha arquiteto apalavrado, pedi para ele ir comigo ver os 2 terrenos. Um era plano o outro inclinado e, entre outras desvantagens, ele disse-me que, no inclinado (que eu até preferia), só no pequeno caminho de acesso e em muros de sustentação iria gastar uns 20 mil. Comprei o plano. Percebe assim a importância de falar numa fase precoce com um arquiteto :)
    Concordam com este comentário:NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1

    Olá, muito obrigada pelo seu comentário. Foi de grande ajuda e terei em consideração o que referiu.
  11.  # 15

    Colocado por: vania1
    Muito obrigada. Sempre quisemos muitos filhos e uma casa cheia.


    nos dias que correm, não é muito normal, parabéns!!
    tudo a correr bem as novas aquisições
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  12.  # 16

    Colocado por: vania1
    Olá, de que se trata o PDM? Obrigada


    Plano diretor municipal, basicamente é um mapa do concelho, que delimita os vários tipos de terreno, reserva ecológica, agricultura, rural, urbano, florestal...

    Em termos de caderneta predial poderá ser rústico ou urbano (só interessa para as Finanças) em termos de PDM pode ser muitas coisas, ideal é ser urbano, mas há muitos de outras geneses que permitem índices de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  13.  # 17

    Colocado por: NTORION

    Plano diretor municipal, basicamente é um mapa do concelho, que delimita os vários tipos de terreno, reserva ecológica, agricultura, rural, urbano, florestal...

    Em termos de caderneta predial poderá ser rústico ou urbano (só interessa para as Finanças) em termos de PDM pode ser muitas coisas, ideal é ser urbano, mas há muitos de outras geneses que permitem índices de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1

    Compreendi. Vou ter em atenção o que me explicou.
  14.  # 18

    Colocado por: vania1Olá, de que se trata o PDM? Obrigada


    http://mapasonline.cm-leiria.pt/MuniSIGInter/Html5Viewer/index.html?viewer=PMOT16.Plano_Diretor_Municipal_de_Leiria_

    É só tentar perceber a localização do terreno e clicar no sítio. Divirta-se ;)
    A CMLeiria tem isso e muito mais online: https://www.cm-leiria.pt/frontoffice/pages/754
 
0.0261 seg. NEW