Comecei a construir a minha casa em 2013/2014, sendo que em 2014 casei-me com a minha esposa e mudamos a nossa morada oficial para a casa (pedimos a morada na câmara municipal), em Janeiro de 2017 demos as obras como prontas e pedimos a licença de habitabilidade, pedimos contador definitivo na edp, etc... sem isso a câmara não nos passava a licença, durante estes anos fomos pagando imi do terreno. Como referi em cima comecei em Janeiro de 2017 a juntar os documentos todos para ter a casa legalizada, la em março consegui ter tudo pronto, agua, luz, camara, finanças, no mesmo mes vou junto das finanças pedir isenção de imi, até aqui tudo bem falaram-me que ia demorar um bocado até termos algum comprovativo, fui as finanças depois em junho e em dezembro saber novidades, sempre me diziam que tinha de esperar que não sabiam de nada, surpresa minha nos primeiros dias de Abril de 2018 recebo carta das finanças para pagar imi. Voltei a ligar para as finanças e la me disseram que não estou isento porque supostamente já estou a viver na casa desde 2014 e que devia ter pedido isenção de imi nessa altura mesmo sem qualquer documento da casa (não tinha licença de habitabilidade nem caderneta predial da casa).
O que tem a dizer sobre isto? É mesmo possível pedir isenção de imi de uma casa que no papel não existe? Fiquei com serias duvidas disto