Iniciar sessão ou registar-se
    • vania1
    • 11 abril 2018 editado

     # 1

    Boa tarde a todos.
    Somos uma família numerosa prestes a ficar ainda maior, um casal e seis crianças, quatro meninas e dois meninos.
    Vamos começar à procura de terreno para futuramente construirmos a nossa moradia, dispomos de 150 mil euros (+terreno) para a construção, estou a pensar em 120-130m2 para um T4 estarei a pensar pequeno demais para as zonas de que precisamos?
    Deixo uma ideia do que pretendo:
    - Vivenda térrea.
    - Duas zonas distintas a área social separada da zona de descanso.
    - Um hall generoso e com arrumação para todos os sapatos/casacos/malas da escola.. e zona de sentar para despachar as crianças e recebe-las do colégio.
    - Não quero um conceito open space mas quero a zona de jantar "formal" na zona da cozinha e uma transição ampla e "fácil" para a sala de estar.
    - Dispensa.
    - Sala de estar com um lareira
    - Três casas de banho, uma de serviço na zona social e duas completas nos quartos.
    - Lavandaria perto dos quartos para não andar acartar cestos de roupa da cozinha para os quartos.
    - Roupeiro para para os linhos.
    - Quatro quartos simples mas generosos em tamanho e roupeiro pois seriam duas meninas em cada quarto, dois meninos noutro e um para nós.
    - Uma zona de arrumos.
    - Telheiro no jardim para churrasqueira e forno a lenha e zona de refeição.
    - Garragem para dois carros, lenha e apoio ao jardim.

    120-130 M2 serão suficiente para vivermos confortavelmente sem andarmos uns em cima dos outros?
    Desde já obrigada
  1.  # 2

    Isso é pouco. Deverá ter para cima de 180m2.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  2.  # 3

    vania1... Depende do modo como vivem e das vossas necessidades de "espaço" e conforto... posso lhe desde já adiantar que o programa pedido para familias até 4 pessoas/ T4, praticamente toda a gente apos discussão e cortes...acaba por dar uma casa entre os 180 a 220m2 de area bruta... fora garagens e anexos.

    Se não quer um conceito open space, ainda mais area terá e considerar...
    Nos seus requisitos escreve muitas vezes generosos..., sejamos francos com 130m2 não vai ter nada generoso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  3.  # 4

    Pelo menos 200m2 e a contar com 4 quartos, 2 miúdos por quarto. 2wcs (deviam ser 3)
    Sala e cozinha open space com uns 50m2...
    Depois anexo ou aproveitamento de sótão para arrumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  4.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradasvania1... Depende do modo como vivem e das vossas necessidades de "espaço" e conforto... posso lhe desde já adiantar que o programa pedido para familias até 4 pessoas/ T4, praticamente toda a gente apos discussão e cortes...acaba por dar uma casa entre os 180 a 220m2 de area bruta... fora garagens e anexos.

    Se não que conceito open space ainda mais area terá e considerar...
    Nos seus requisitos escreve muitas vezes generosos..., sejamos francos com 130m2 não vai ter nada generoso.

    Olá Pedro, muito obrigada pelo seu comentário. A verdade é que estamos limitados aos 150 mil que temos para a construção e teremos que construir o possível dentro desse valor desconfio que será impossível algo de 220m2.
    Os quartos terão que ser mais ou menos como os que temos agora, generosos o suficiente para duas camas, roupeiro e zona de estudo sem que as crianças andem em cima uma da outra.
    Somos uma família muito minimalista por isso possuímos o que precisamos para uma vida confortável em família. Neste momento somos 6 (os bebés nascem em Julho) e vivemos num apartamento de 80m2 + terraço com churrasuqeira. A única necessidade extrema que tenho além de um quarto extra para os bebés é de uma zona de jantar maior pois tomamos o pequeno almoço, lanchamos e jantamos todos os dias em família e muitas vezes com avós e tios, uma zona de estar também um pouco maior e uma zona de lavandaria maior pois temos máquinas industriais e a varada que é pequena e pouco prática.
    por isso pensei sempre que mais 50m2 seriam suficiente para o que precisamos :/
  5.  # 6

    Colocado por: tozepalmaPelo menos 200m2 e a contar com 4 quartos, 2 miúdos por quarto. 2wcs (deviam ser 3)
    Sala e cozinha open space com uns 50m2...
    Depois anexo ou aproveitamento de sótão para arrumos.

    A ideia serão dois wc completos e um de serviço. A casa terá três ao todo.
    Queria evitar completamente sala de estar e cozinha em open space. Prefiro cozinha e zona de jantar formal com mesa para 10 e depois a sala de estar, havendo passagem ampla de uma divisão para a outra.
    Trabalho muito na cozinha e preciso de tranquilidade (a possível numa casa cheia) na cozinha mas quero ter visão para a sala de estar e a possibilidade de ouvir as crianças. Não sei se me consigo fazer entender.
    Seria possível fazer 200m2 com os 150 mil que temos disponíveis?
  6.  # 7

    Ena Vânia, parabéns por essa família!

    Mas pelo caminho que leva não será melhor ponderar já um quarto extra? Nem que para já sirva para separar o casal!?

    Fora brincadeiras, conte com pelo menos 180m-200m, fora garagem... Tb não sei o que entende por áreas generosas, pois varia de pessoa para pessoa, o que para si é área generosa num quarto? Para duas crianças, roupeiros, secretárias, secalhar uns 16m?
    Cozinha com mesa para 10, uns 25m? Sem sala de almoço/jantar certo? Aqui poupa a área de um quarto...

    Não se esqueça de incluir arquitetura, licenças, impostos (aquisição terreno)...
    O melhor será desses 40000 que tem para o terreno tentar encontrar algo abaixo para ganhar folga financeira.

    Para uma casa térrea o terreno tb terá de ser um pouco maior, tlv a partir dos 450/500m.

    Pode poupar no recheio, essas crianças já enchem a casa.

    Boa sorte!
    • RCF
    • 11 abril 2018

     # 8

    Colocado por: vania1120-130 M2 serão suficiente para vivermos confortavelmente sem andarmos uns em cima dos outros?

    É algo relativo, pois depende das vivências. Neste fórum, já houve quem escrevesse que um quarto com 20m2 era pequeno e quem escrevesse que um quarto com 14m2 era grande...
    Ainda assim, eu creio que, tendo em conta o que descreve - o que pretende e o dinheiro que quer gastar - cerca de 180m2 será o adequado, especialmente se a casa for térrea e se não tiver demasiadas WC (idealmente 2, ou 3 no máximo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  7.  # 9

    Colocado por: RCF
    É algo relativo, pois depende das vivências. Neste fórum, já houve quem escrevesse que um quarto com 20m2 era pequeno e quem escrevesse que um quarto com 14m2 era grande...
    Ainda assim, eu creio que, tendo em conta o que descreve - o que pretende e o dinheiro que quer gastar - cerca de 180m2 será o adequado, especialmente se a casa for térrea e se não tiver demasiadas WC (idealmente 2, ou 3 no máximo).

    Acredito e entendo perfeitamente o que diz. O que é ideal para mim não será para outra pessoa. A ideia é termos 2 wc completos e um de serviço.
  8.  # 10

    já pensou em fazer uns quartos numas águas furtadas... sempre aproveitava o espaço. fazia dois quartos no RC e dois quartos nas águas furtadas. Ou mesmo juntar as 4 meninas num grande quarto na águas furtadas.

    se vivem num apartamento com 80m2. pensavam numa casa R/C com 100m2, e iam buscar mais uns 50m2 nas águas furtadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
    • vania1
    • 11 abril 2018 editado

     # 11

    Colocado por: NTORIONEna Vânia, parabéns por essa família!

    Mas pelo caminho que leva não será melhor ponderar já um quarto extra? Nem que para já sirva para separar o casal!?

    Fora brincadeiras, conte com pelo menos 180m-200m, fora garagem... Tb não sei o que entende por áreas generosas, pois varia de pessoa para pessoa, o que para si é área generosa num quarto? Para duas crianças, roupeiros, secretárias, secalhar uns 16m?
    Cozinha com mesa para 10, uns 25m? Sem sala de almoço/jantar certo? Aqui poupa a área de um quarto...

    Não se esqueça de incluir arquitetura, licenças, impostos (aquisição terreno)...
    O melhor será desses 40000 que tem para o terreno tentar encontrar algo abaixo para ganhar folga financeira.

    Para uma casa térrea o terreno tb terá de ser um pouco maior, tlv a partir dos 450/500m.

    Pode poupar no recheio, essas crianças já enchem a casa.

    Boa sorte!

    Olá, obrigada pelo seu comentário. A fábrica vai fechar por aqui. Depois de falarmos com o arquitecto e se o orçamento permitir faremos (gostava muito) um escritório/quarto de hospedes. Nós gostamos de dormir perto das crianças por medo vindo de um anterior incêndio na nossa primeira casa sinto-me mais segura se estiver onde os possa ajudar rapidamente.
    O nosso quarto neste momento tem 13m2 e é suficiente, não sentimos necessidade de um maior. Os das crianças têm 11 e 9 e estes sim gostava que fossem um pouco maiores assim como o roupeiro de cada quarto deles penso que 16m2 seria óptimo.
    A minha ideia é ter uma cozinha com zona de jantar formal para 10 pessoas no mesmo espaço como na foto que está em ilha mas seria mesa de jantar.
    A sala seria à parte e seria zona de estar e jogos.
    Nós temos 40 mil para o terreno, 10 mil para papeis, licenças... e 15 para a cozinha.
      fd4bf2ba63bc8e2414658a108cdc5523.jpg
      3fa01afdb30115292699859f0feec08c.jpg
  9.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosjá pensou em fazer uns quartos numas águas furtadas... sempre aproveitava o espaço. fazia dois quartos no RC e dois quartos nas águas furtadas. Ou mesmo juntar as 4 meninas num grande quarto na águas furtadas.

    se vivem num apartamento com 80m2. pensavam numa casa R/C com 100m2, e iam buscar mais uns 50m2 nas águas furtadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1

    Olá, obrigada pelo comentário. Não queremos as crianças noutra parte da casa ou num andar diferente, os quartos têm que estar todos na mesma zona excepto o escritório/quarto de hospedes se o fizermos.
  10.  # 13

    vamia1

    não se esqueça que as crianças crescem, bem rápido por sinal. Mesmo que não queira usar um andar diferente, aproveite a dica, faça as coisas para deixar o "sótão" min manente preparado, mais tarde vai dar sempre jeito,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  11.  # 14

    Pessoalmente, acharia 130m^2 pequeno. E digo isto porque eu estou em vias de comprar um T3 de 130 m^2, que será agora para 2 pessoas e, de futuro, para no máximo 4.
    As áreas são generosas para um T3 e facilmente se encaixava se calhar mais um quarto e uma casa de banho, optando por uma sala pequena (a minha tem ~30m^2) e quartos mais pequenos (a suite tem 17 e o quarto mais pequeno tem 13).

    O facto de as crianças partilharem quarto vai-se tornar mais complicado (ou não) quando começarem a precisar do seu próprio espaço e não tiverem nenhum sitio na casa que seja realmente seu. Também precisarão de um espaço de estudos, eventualmente. Além de que o espaço para sentarem 10 pessoas não é o mesmo para sentar 4 ou 5. E sentar adultos não é como sentar crianças...
    Nós procuramos uma sala grande porque temos uma mesa enorme (que é de snooker e serve para jantar para umas 12 pessoas tranquilamente), mas se tivessemos que acrescentar sofás, por exemplo, para 8 pessoas... não dava ou ficava claustrofóbico.

    Claro que quando há budget.. Qual seria a possibilidade de fazerem uma planta tendo em conta aumentar a casa mais tarde se tiverem possibilidades? (Assumindo que isso é possivel)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vania1
  12.  # 15

    Colocado por: nmex2vamia1

    não se esqueça que as crianças crescem, bem rápido por sinal. Mesmo que não queira usar um andar diferente, aproveite a dica, faça as coisas para deixar o "sótão" min manente preparado, mais tarde vai dar sempre jeito,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1

    Não me tinha lembrado de fazer isso. Para aproveitar o sótão no futuro teria que fazer acesso por escadas no r/c ou deixar espaço para no futuro poder fazê-lo?
  13.  # 16

    Pontos de água, luz e esgoto... Tlv uma VELUX...
    • vania1
    • 11 abril 2018 editado

     # 17

    Colocado por: AnaC21Pessoalmente, acharia 130m^2 pequeno. E digo isto porque eu estou em vias de comprar um T3 de 130 m^2, que será agora para 2 pessoas e, de futuro, para no máximo 4.
    As áreas são generosas para um T3 e facilmente se encaixava se calhar mais um quarto e uma casa de banho, optando por uma sala pequena (a minha tem ~30m^2) e quartos mais pequenos (a suite tem 17 e o quarto mais pequeno tem 13).

    O facto de as crianças partilharem quarto vai-se tornar mais complicado (ou não) quando começarem a precisar do seu próprio espaço e não tiverem nenhum sitio na casa que seja realmente seu. Também precisarão de um espaço de estudos, eventualmente. Além de que o espaço para sentarem 10 pessoas não é o mesmo para sentar 4 ou 5. E sentar adultos não é como sentar crianças...
    Nós procuramos uma sala grande porque temos uma mesa enorme (que é de snooker e serve para jantar para umas 12 pessoas tranquilamente), mas se tivessemos que acrescentar sofás, por exemplo, para 8 pessoas... não dava ou ficava claustrofóbico.

    Claro que quando há budget.. Qual seria a possibilidade de fazerem uma planta tendo em conta aumentar a casa mais tarde se tiverem possibilidades? (Assumindo que isso é possivel)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vania1


    Pelo que me disseram ate agora estamos apontar para 180-200m2 dependerá do que conseguirmos. A casa manterá os quatro quartos vamos fazê-los com 16m2 para que tenham espaço e zona de estudo como têm agora. Sempre partilhei quarto com os meus irmãos e não vejo inconveniente que os meus filhos o façam, entre colégios e faculdades para seis e mais quartos à que optar pelo mais importante.
    Daí termos decidido fazer cozinha com zona de jantar formal como nas fotos que coloquei mais acima e um sala de estar à parte a pensar no futuro.
    Concordam com este comentário: i.seabra
  14.  # 18

    Colocado por: NTORIONPontos de água, luz e esgoto... Tlv uma VELUX...

    Não entendi.
  15.  # 19

    Para aproveitamento futuro do sótão, dá jeito isso ficar minimamente pensado preparado.
    • vania1
    • 11 abril 2018 editado

     # 20

    Colocado por: NTORIONPara aproveitamento futuro do sótão, dá jeito isso ficar minimamente pensado preparado.

    Compreendo.Então o tecto teria que ficar bastante elevado para futuramente se usar e iria roubar espaço em baixo para as escadas de acesso.
 
0.0230 seg. NEW