Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias,

Após ter feito uma pesquisa das várias empresas da área dos CE que laboram na minha zona, decidi me por uma para proceder ao levantamento do CE de um imóvel que tenho.

Apesar do CE ser muito fraco em melhorias o que me deixou curioso é que o técnico que esteve no imóvel não corresponde ao técnico que "assinou" o CE. Para vocês, alguns Eng que laboram na área, isto é uma situação normal? Ou melhor, tratasse de uma questão ilegal onde devo notificar a Adene?

Grato
  2.  # 2

Contacte a pessoa para saber se quem la foi a sua casa seria subordinado do subescritor do CE e tambem esse um tecnico credenciado. Caso contrário proceda atravez dos meios legais disponiveis.
  3.  # 3

Obrigado pela resposta.

Na verdade a empresa em causa foi contactada alertando que é um processo interno normal. Não questionei se o técnico em si estava credenciado, pois mesmo numa resposta positiva não saberia se era verdade ou não.
  4.  # 4

O perito tem de identificar-se mostrando o cartão da ADENE... Muitos já tiram selfies no local para prova futura...
    PS: Lá por não ter sido o perito a efectuar a visita não quer dizer que o CE não esteja bem feito...
    Concordam com este comentário: Piresepinto
  5.  # 5

Tem que ler melhor o meu post, em algum lado digo que o CE está mal feito.

O reparo que fiz ao CE é o de ser fraco nas questões de melhorias, dizer que um AC melhora em X e eficiência energética qualquer pessoa sabe, coisas mais úteis como dados técnicos de janelas seria mais útil aos futuros compradores.

Obrigado

Ps: Ninguém me mostrou o cartão da ADENE, também não sou fiscalizador da ADENE, passo do pressuposto que são pessoas sérias e honestas.
  6.  # 6

Colocado por: ApostadorTem que ler melhor o meu post, em algum lado digo que o CE está mal feito.

NÃO DIRECTAMENTE... MAS COMO PÔE EM CAUSA A PESSOA QUE REALIZOU A VISITA...e parte logo para "queixa" na ADENE.
  7.  # 7

Colocado por: ApostadorOu melhor, tratasse de uma questão ilegal onde devo notificar a Adene?

Claro que deve.
    Concordam com este comentário: Atelier42
  8.  # 8

Caro Apostador

Independentemente do seu certificado energético está bem ou menos bem feito, é obrigatória a presença de um Perito Qualificado na vistoria ao seu imóvel.
    Existe uma declaração de visita que tem que ser preenchida durante a vistoria e que tem de ser assinada pela pessoa que presenciou a vistoria e o Perito. Essa declaração tem que ser submetida no portal da ADENE quando fazemos o certificado energético. Para além disso, o Perito Qualificado deve apresentar a sua cédula profissional no início da vistoria para comprovar ao cliente que é Perito Qualificado(faz parte da nossa boa conduta e boas regras como Peritos Qualificados)e explicar o que se vai fazer, o que é um Certificado Energético, para que serve, como se processa a vistoria e como se alcança a classe energética de uma fração e que evidências vão ser recolhidas.
    Nessa declaração que falo, o cliente atesta para a ADENE que esteve um Perito Qualificado na vistoria, que lhe foi explicado o processo de certificação energética e que nos autoriza à recolha das evidências com tiragem de fotografias.
    Das duas uma, ou não lhe deram essa declaração para assinar e submeteram uma declaração falsa no portal ou o Sr. Assinou uma declaração sem a ler convenientemente.
    Deve reportar esta situação à ADENE, pois trata-se de uma situação irregular.
    Poderá fazê-lo através do email: [email protected]
    Ao dispor dos demais esclarecimentos eventualmente necessarios
    Cumprimentos,
    Cristina Pires
    (Perita Qualificada do SCE n.ºPQ00762)
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apostador
  9.  # 9

Provavelmente tem aquilo que pagou.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apostador
  10.  # 10

Colocado por: PicaretaProvavelmente tem aquilo que pagou.

Estas situações devem ser denunciadas. o valor pago não pode servir de desculpa para prestar um mau serviço.
    O Cliente, como é normal, procurou o mais barato.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jota5, Atelier42
  11.  # 11

Colocado por: PicaretaProvavelmente tem aquilo que pagou.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira,Atelier42

Adoro estes comentários.

Sabe quanto paguei?

Tive orçamentos desde 130€ a 300€. Não escolhi nem o mais barato nem logicamente o mais caro. Se tivesse pago 10€ tinha o mesmo direito do que se tivesse pago 500€, no fim de contas não sou eu que faço o preço e tanto espero honestidade de quem cobra 10€ ou 500€. Paguei um preço médio.

Atelier42 tem toda a razão, assinei sim esse documento, mas com a pressa de ir apanhar o transporte para o trabalho não o li correctamente, my mistake.

De facto, e como disse anteriormente, teve no imóvel uma pessoa que no final do CE me pediu a assinatura nesse documento, no entanto nunca me mostraram o cartão, pois não o solicitei. Por norma confio nas pessoas.

Apenas achei estranho o certificado vir assinado por uma outra pessoa.

A situação foi reportada à Adene.

Obrigado
    Concordam com este comentário: Jota5, Atelier42, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jota5, Atelier42
  12.  # 12

Os comentarios de Picareta são sempre pouco construtivos é muito menos educados,este é un forum de ajuda i voçe ayuda sempre bém pouco,sempre usas palabras cínicas,tenha um pouco de educação.
    Concordam com este comentário: Apostador
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas
    NÃO DIRECTAMENTE... MAS COMO PÔE EM CAUSA A PESSOA QUE REALIZOU A VISITA...e parte logo para "queixa" na ADENE.

Caro Pedro, a ver se nos entendemos.

Ninguém pôs em causa o CE estar bem ou mau feito. Como cliente tenho o direito de opinião, e posso ficar mais ou menos satisfeito com o trabalho em causa. Como vê em nenhum post meu referi o nome da empresa nem do técnico, pois não faz parte da minha educação.

E segundo, aqui ninguém partiu logo para "queixa" para a Adene. Dei oportunidade à empresa de me explicar a situação, o qual não me convenceu. Tenho o direito.

Por algum motivo existe os provedores de clientes, demais entidades, e neste caso a ADENE para verificar a legalidade da situação.

Queixas faz-se na escola. Não sei se o SR trabalha no ramo, mas já viu um Técnico qualificado ter uma empresa aberta e ter 10 ou 15 pessoas a ir aos imóveis sem ser qualificados e este só tem de "assinar"? Se fosse do ramo não lhe roubaria serviço de forma ilegal? Pense nisso. ATENÇÃO: Não digo que seja o "meu" caso, na verdade julgo que não é.

Cumprimentos e mais calma no teclado, ainda o parte com tanto nervosismos.
  14.  # 14

Reportar ou queixa, neste caso é a mesma coisa... muda a semântica, mas fica o acto...
    Eu não sou Perito ADENE.

Não precisa ficar zangado comigo... somente respondi aos seus comentários.
  15.  # 15

Não estou zangado consigo.

Questões ilegais em qualquer ramo devem ser reportadas a quem de direito.
  16.  # 16

Colocado por: ApostadorAdoro estes comentários.

ainda bem ...

Não sei se sabe, mas em quase todas as actividades existe concorrência desleal, que deve ser combatida, ninguém aqui disse o contrário. Regra geral, a concorrência desleal tem trabalho graças ao baixo preço, um perito se tiver um ou dois funcionários para ir às obras a ganhar 600€/mês, consegue um preço inferior ao perito que vai a todas as obras e perde 2 ou 3 horas em cada obra. O seu caso, é um caso de concorrência desleal, e se o preço não foi dos mais baratos pior ainda.

Repare que eu disse "provavelmente"

Colocado por: Apostadore tanto espero honestidade de quem cobra 10€ ou 500€.

Eu não, quando a esmola é muita o pobre desconfia, nunca entrego trabalhos a quem tiver orçamentos muito baixos.
  17.  # 17

Colocado por: Jota5Os comentarios de Picareta são sempre pouco construtivos

Boa ... o que dizer do seu comentário, o que é que acrescentou à discussão?

Colocado por: Jota5é muito menos educados

Onde é que eu fui mal educado?

Repare que fez um comentário, apenas para dizer umas palermiçes, que não tem nada a ver com o assunto em discussão

...agora não se queixe.
  18.  # 18

Colocado por: Apostador

Adoro estes comentários.

Sabe quanto paguei?

Tive orçamentos desde 130€ a 300€. Não escolhi nem o mais barato nem logicamente o mais caro. Se tivesse pago 10€ tinha o mesmo direito do que se tivesse pago 500€, no fim de contas não sou eu que faço o preço e tanto espero honestidade de quem cobra 10€ ou 500€. Paguei um preço médio.

Atelier42 tem toda a razão, assinei sim esse documento, mas com a pressa de ir apanhar o transporte para o trabalho não o li correctamente, my mistake.

De facto, e como disse anteriormente, teve no imóvel uma pessoa que no final do CE me pediu a assinatura nesse documento, no entanto nunca me mostraram o cartão, pois não o solicitei. Por norma confio nas pessoas.

Apenas achei estranho o certificado vir assinado por uma outra pessoa.

A situação foi reportada à Adene.

Obrigado
    Concordam com este comentário:Jota5,Atelier42
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jota5,Atelier42

Como Perita Qualificada e membro da Direção da Associação Nacional de Peritos Qualificados agradeço ter feito o reporte desta situação à ADENE - Agência para a Energia.
    Este tipo de concorrência, para além de desleal, é ilegal. Os Peritos Qualificados, embora independentes, representam o Estado Português em cada Certificado que submetem no portal da ADENE.
    Os Peritos Qualificados têm obrigação de ter o processo de certificação todo nas mãos, desde a vistoria à emissão do certificado energético.
    As medidas de melhoria não devem ser "Chapa 5", devem ser adequadas à fração a certificar por todos os motivos, são (digamos assim) estudos prévios do que o proprietário poderá fazer, o quanto poderá gastar em média e qual o retorno associado. Servem de base a uma possível intervenção no imóvel com vista à redução da sua fatura energética anual, na melhoria de conforto térmico e por vezes também acústico dos ocupantes.
    Para além disso, no caso dos proprietários quererem concorrer a incentivos financeiros do P2020 e no caso particular do IFRRU2020 (se estiverem localizados em zonas ARU - áreas de reabilitação urbana)necessitam (para se candidatarem) de um certificado energético inicial onde constem as medidas de melhoria da intervenção.
    Posto isto, e dado que o custo associado à emissão de um certificado energético é algum, convém ter algum cuidado a quem se adjudica o trabalho e conversar com o(a) Perito(a) durante a vistoria sobre as possíveis medidas de melhoria que poderão ser implementadas.
    Espero ter sido útil
    Cumprimentos,
    Cristina Pires
    O certificado energético é um documento técnico muito importante, não é apenas um papel para fazer contratos de arrendamento ou escrituras de compra e venda.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, abaldas, VCAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
  19.  # 19

Agradeço imenso a tua opinião Cristina Pires, posso adiantar que o preço rondou os 170€ c iva e taxa Adene.

No meu caso julgo que foi chapa 5, pois refere basicamente a instalação do ar condicionado, muito básico na minha modesta opinião.

Pretendia algo mais elaborado, tal como melhoria nos vãos.

Picareta, mesmo após várias pesquisas, e muitas delas aqui, é sempre um risco, pois o que satisfaz a pessoa A não satisfaz a B, pois como já referi nem fui pela mais barata, tenho por hábito dizer que no meio está a virtude, neste caso foi um tiro ao lado. O meu papel é reportar a situação a quem de direito, que foi o que fiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Atelier42
  20.  # 20

Colocado por: Apostadorpreço rondou os 170€ c iva e taxa Adene.

Xiça.. isso foi preço de saldo!!!! 170€ COM IVA e com TAXA ADENE!!? Por aqui é sempre pelo menos 250€ + Taxa ADENE + IVA

0.0206 seg. NEW