Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde, em dezembro de 2016 adquiri um imovel, Em Janeiro de 2017 fui a 1º reunião de condominio onde fiquei a saber que esse ano era eu que calhava a ficar e tinha coisas para fazer porque uma pessoa nao paga condominio desde 2013. Eu ainda tentei dizer que nao era logico etc porque ainda tinha obras para fazer em casa e ainda nao moro ali etc, mesmo assim "empurraram para mim e tive de aceitarpois ja estavam a falar mal que todos tem de ficar etc e mais ninguem tem tempo tambem". Acontece que o vizinho que costuma ficar pelos outros todos os anos e recebe dinheiro disse para me incentivar a icar que ele ficava meu adjunto e me ajudava nas tarefas. Acontece que eu nunca morei la aquilo foi uma casa para investimento e mesmo tentando resolver o problema das dividas no predio ate fui uma vez aos Julgados da paz onde ja tinham ido e fiquei a saber que ja tinham avançado e perderam o caso (pois vi que tinham uma carta do advogado da senhora que deve a explicar coisas) bem depois eu fui pedindo material para poder trabalhar, por exemplo emais trocados com proprietaria porque ela tem a casa alugada etc mas durante x de tempo trocava emaisl com outro vizinho que foi admin.Eu ia solicitando etc porque tenho de saber o que se passa antes de me meter nisso, os vizinhos iam sempre adiando inclusive o adjunto. Ora eu como nunca morei lá e ia somente em trabalho no Verao disse ao senhor adjunto olhe sendo assim nunca mais avançamos com isto etc é melhor o senhor ficar ate porque conhece os vizinhos eles a si talvez avancem com a libertaçao dos emails etc ele concordou eu paguei dinheiro 100eur ele aceitou e ficou com tudo em mao.O problema que me lixou e eu disse para ele escrever em acta que iria a partir dali ficar ele etc, o que nao foi feito e nao tenho prova nehuma de ter dado o valor em mao (na boa fé)so diz na acta que ele e meu adjunto. Nesta ultima reuniao 2018 fiquei a saber que de Agosto ate dezembro nao se fez mais nada. Agora na reuniao deste ano todos os vizinhos me queriam bater ( nao fiz nada, deveria ter ajudado o adjunto etc )(ninguem mais me disse nada apos ter pago) eu expliquei tudo e mesmo assim nao entenderam a minha parte... eu se soubesse nao teria ficado desde inicio mas so quiz ser boa pessoa e acho que fui "lixado" porque paguei e a pessoa nao fez nada e foi fazer queixa aos vizinhos que o abandonei.... Agora eles querem ir para advogado etc contra a pessoa ou aderir a uma empresa de condominio (desde 2013 todos os que ficaram pouco fizeram deveriam ter ido para empresa ou advogado logo ao inicio da divida) e dizem que eu é que tenho de assinar sem mim não podem fazer nada etc mas que tenho eu a ver com isso? nao tenho nada em mao (0) do Predio. Eles nao podem ir com o material e entregar a uma empresa etc sem ser necessario a presença do "Administrador" de 2017? nao basta 25% do predio decidir? acho estranho eu nao me quero mais chatear com isso porque alem de pagar(para ficarem por mim e condominio) e ter tudo em ordem ainda sou maltratado e fico dias sem dormir. Gostaria de saber o que sepode fazer neste caso, pois a casa encontra-se para venda neste momento e eu nunca morei la como HPP. Eu ate entendo que me quiseram "tramar" porque como tenho garagem e vieram logo 2 vizinhos ao inicio perguntar se eu podia deixar eles colocar la coisas etc porque nao tem arrecadação e o dono anterior deixava.Eu como ja sei como funciona depois nao deixei porque ate tinha bastantes ferramentas e maquinas caras e depois se algo desaparecer eu é que fico mal, depois ninguem foi, recusei. obrigado pela opiniao e tempo dos senhores
    • size
    • 12 abril 2018

# 2

Está equivocado. Legalmente, você continua a ser o Administrador enquanto não seja nomeado outro pela assembleia de condóminos.

É certo que ninguém poder ser obrigado a ser nomeado administrador contra a sua vontade, mas como acabou por aceitar, assim permanecerá enquanto não convocar uma assembleia para apresentar a sua demissão e a assembleia eleja um outro administrador.

A lei diz o seguinte:

Artigo 1435.° - Administrador

1- O administrador é eleito e exonerado pela assembleia.

2- Se a assembleia não eleger administrador, será este nomeado pelo tribunal a requerimento de qualquer dos condóminos.

3- O administrador pode ser exonerado pelo tribunal, a requerimento de qualquer condómino, quando se mostre que praticou irregularidades ou agiu com negligência no exercício das suas funções.

4- * O cargo de administrador é remunerável, e tanto pode ser desempenhado por um dos condóminos como por terceiro; o período de funções é, salvo disposição em contrário, de um ano, renovável.

5- * O administrador mantém-se em funções até que seja eleito ou nomeado o seu sucessor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertojunior
  2.  # 3

entendi essa parte, mas a duvida é que SE SOU ADMINISTRADOR mesmo nao tendo em minha posse nem um papel do edificio. Quem esta a fazer tudo penso que deve ser o tal senhor a que eu paguei, não sei como irá continuar pois eu nao irei a mais nehuma reunião no predio em questão. E para ser eleito e nomeado o seu sucessor que tem de decidir isso? basta 25% do predio? obrigado
    • size
    • 12 abril 2018

# 4

Tinha a responsabilidade de exigir a entrega da documentação e se não lhe fosse entregue teria que convocar uma assembleia para a questão ser resolvida.

É impensável que tenha tomado a atitude de, sem convocar uma assembleia, tenha decido, em negócio particular, pagando, endossar o cargo de administrador a outra pessoa. Isso é, totalmente, ilegal.

Para eleger novo administrador terá que ser aprovada pela assembleia com uma maioria simples de votos (50%+ 1 ) em primeira convocatória, ou 25% em 2ª convocatória, caso não tenha sido conseguido quorum deliberativo suficiente na 1ª convocatória.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Robertojunior
  3.  # 5

eu entendo, mas na minha opiniao e pelo que sei agora nem deveria ter sido "obrigado" a ser administrador e em por outro lado acho que fiquei bastante prejudicado pois paguei e agora estou a levar na cabeça como menino mal comportado, se tivesse dividas ou nao tiver pago á pessoa que aceita de bom grado todos os anos pelos outros que estao fora ou tem casas alugadas .Tudo bem mas enfim. Uma coisa sei condominios nunca mais, depois desta casa ser vendida será moradia e casas. Obrigado pelas informações
  4.  # 6

Uma empresa exonerada tem que se manter em funções até ser eleita uma nova?
  5.  # 7

Robertojunior,

Foi elaborada alguma ata, na reunião que o nomearam ?
    Assinou ?
    a maioria concordou ?

Nunca recebeu documentação... logo aí deveria ter marcado outra reunião....mas a passagem só aceitaria, depois de ver todos os documentos e me cederem uma lista do inventário, das dívidas, dos processos etc... tudo em reunião/assembleia! Ficava logo agendada outra reunião com os presentes para 15 dias depois, se aí tivesse tudo direito...
  6.  # 8

Colocado por: manelvcUma empresa exonerada tem que se manter em funções até ser eleita uma nova?

Sim.
    Mas podem ser eleitos administradores no momento da exoneração.

0.0105 seg. NEW