Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pauloagsantosvalor de uma casa se quer poupar logo 2000 ou 3000 euros fazendo apenas o projecto de arquitectura/especialidades

e onde é que os outros projetos custam apenas isso? + a respetiva fiscalização? Não colocando em causa a "necessidade" deles.
  2.  # 2

Colocado por: pauloagsantoscomo pode um arquitecto dizer que uma casa fica dentro de um limite orçamental, apenas com um projecto de arquitectura, não pode, diz aquilo que o cliente quer ouvir para não o perder.

Se não pode, não diz.
    Tudo o resto são tretas e desculpas para camuflar uma tremenda falta de ética profissional.
    Concordam com este comentário: anirak
  3.  # 3

Colocado por: enf.magalhaesSim os arquitectos tem de comer e os construtores também... para Isso pode-se entalar e hipotecar a vida do DO . Isso no mínimo é falta de ética.

nos dias de hoje, com a facilidade de acesso à informação, quem é a malta nova (abaixo dos 40) que vai se meter numa aventura destas sem antes andar a vasculhar na internet tudo o que é sites e foruns relacionados com esta temática?

é na minha opinião, tanta falta de ética, como as financeiras andarem a empurrar créditos pela goela abaixo de quem já hipotecado até aos cabelos da 3ª geração que ainda não nasceu.

acredito (posso estar errado) que só é enganado quem quer. e posso dizer que ao longo da minha vida já fui enganado algumas vez porque tambem não quis ver, coloquei como muita gente, umas palas nos olhos e só vi o que quis.
    Concordam com este comentário: NTORION
  4.  # 4

Colocado por: pauloagsantosquantos pagaram por um projecto de execução e por um caderno de encargos ao arquitecto?

Pelo que tenho visto neste forum, há muitos arquitectos a dizer aos seus clientes que isso não é preciso para a construção de uma moradia.
    Concordam com este comentário: TiZedaMotinha
  5.  # 5

Colocado por: pauloagsantos

nos dias de hoje, com a facilidade de acesso à informação, quem é a malta nova (abaixo dos 40) que vai se meter numa aventura destas sem antes andar a vasculhar na internet tudo o que é sites e foruns relacionados com esta temática?

é na minha opinião, tanta falta de ética, como as financeiras andarem a empurrar créditos pela goela abaixo de quem já hipotecado até aos cabelos da 3ª geração que ainda não nasceu.

acredito (posso estar errado) que só é enganado quem quer. e posso dizer que ao longo da minha vida já fui enganado algumas vez porque tambem não quis ver, coloquei como muita gente, umas palas nos olhos e só vi o que quis.
    Concordam com este comentário:NTORION

Resumindo e concluindo todos precisam de comer menos o DO que ao ter que alimentar tudo e todos fica sem ter o que comer... Mas nem tudo é mau fica com uma casa feita ao menos não dorme a chuva... pode dormir no chão... mas não dorme a chuva... estão todos perdoados porque o DO deveria chegar ao fim feliz por terminar este tormento e leve... muito leve...
    Felizmente não tenho de induzir ninguém em erro para por comer na minha mesa.
  6.  # 6

Colocado por: pauloagsantosquem é a malta nova (abaixo dos 40) que vai se meter numa aventura destas sem antes andar a vasculhar na internet tudo o que é sites e foruns relacionados com esta temática?

Quem (imagine só que coisa estranha!) sabendo que nada sabe sobre um assunto, recorre a técnicos qualificados que deveriam saber do que fazem, colocando-se assim nas mãos deles.
    Quer ver que agora antes de irmos ao médico temos de ir fazer umas cadeiras de medicina para não sermos enganados???

Colocado por: pauloagsantosé na minha opinião, tanta falta de ética, como as financeiras andarem a empurrar créditos pela goela abaixo de quem já hipotecado até aos cabelos da 3ª geração que ainda não nasceu.

Sem dúvida. E uma asneira desculpa a outra?!

Colocado por: pauloagsantosacredito (posso estar errado) que só é enganado quem quer

De verdade??!
    Já eu acho que é enganado quem não tem a sorte (milagre quase?) de bater à bater à porta certa.
    Isto de pagarmos por algo mas para ficarmos bem servidos temos de gastar horas e horas a pesquisar, estudar, ver como se faz para não ser comido, é ridículo.
    Concordam com este comentário: anirak, Jota5
  7.  # 7

Colocado por: Picareta
    Pelo que tenho visto neste forum, há muitos arquitectos a dizer aos seus clientes que isso não é preciso para a construção de uma moradia.

Por acaso tenho ideia de o meu ter dito que estava incluído, mas quando lhe falei disso disse que devia estar a fazer confusão com o livro de obra e que isso só se faz para as empresas... o problema é quando se contrata por boca na base sa confiança... Mas aí a culpa é toda minha.
    Concordam com este comentário: TiZedaMotinha
    • emad
    • 14 abril 2018

# 8

https://forumdacasa.com/?CommentID=1198709
    É possivel construir com pouco.
    Mas reafirmo que nao podem andar a ver casas de 250k. E depois quer construir por 100k.
    Eu acho que nem o nunogouveia vai conseguir ficar nos 100k.
    Concordam com este comentário: anirak
  8.  # 9

Colocado por: Picareta
    de que adianta um projecto de execução se os DO andam a mudar tudo em obra até á última... não é pra seguir e não, e mesmo que fosse mal têm um esboço começam logo a procurar orçamentos!! quantos nao tem os projectos na mão que demorou tempo e deu trabalho para depois virem a forums como este perguntar se devem construir com paredes duplas de tijolo ou outro processo construtivo qualquer.. ? pra que serviu o projecto? quando a maioria apenas vêm os projectos como apenas uns papeis necessários para a burocracia e que 2,3,4 mil euros é muito dinheiro pra gastar nessa papelada. há que baixar os preços quem fizer por 900 ganha o projecto.. foi um desabafo, mas a realidade é essa.

Colocado por: emadMas reafirmo que nao podem andar a ver casas de 250k. E depois quer construir por 100k.
    nisso concordo plenamente.
    Concordam com este comentário: manelvc, Anonimo1710
  9.  # 10

E quantos chamam os donos de obra para discutir os pormenores das especialidades e conversar sobre as várias opções! Poucos ...
    Concordam com este comentário: anirak, Heldernirvana, TiZedaMotinha
  10.  # 11

O problema está que o DO pede casa por 100 mil , o arquitecto mostra um desenho de uma casa de 200 mil e diz que aquele desenho é para 100 mil ... o dono de obra passarinho que não percebe acredita e fica radiante... depois do projecto aprovado é que se apercebe aquilo não dá e nesta fase começa a olhar para o desenho e a pensar : realmente isto não parece desenho para 100 mil .... fui enganado ! É de pois fica com a batata na mão. Ou desiste, ou reformula ou avança e tenta um milagre ... tudo com algum tipo de perdas financeiras
    Concordam com este comentário: ratodecasa, anirak
  11.  # 12

Quase nenhum arquitecto quer projectar uma casa modesta e barata. Ou então não sabe, das duas uma
  12.  # 13

O melhor arquiteto é aquel que projecta uma vivenda digna com pouco dinheiro,com muito até eu sei.
    • emad
    • 14 abril 2018 editado

# 14

Colocado por: jorgferrQuase nenhum arquitecto quer projectar uma casa modesta e barata. Ou então não sabe, das duas uma

O nunogouveia se conseguir ficar perto dos 100k vai arranjar muitos clientes.
    Acho que a obra dele é uma operaçao de marketing ao vivo. Isto sim.
    Eu acho é que um arquitecto devia cobrar-se bem quando o desafio é limitado a um orçamento. Desta forma também se motivava em projectos modestos.
    Concordam com este comentário: jorgferr, luisms
    • anirak
    • 14 abril 2018 editado

# 15

Colocado por: enf.magalhaesO problema está que o DO pede casa por 100 mil , o arquitecto mostra um desenho de uma casa de 200 mil e diz que aquele desenho é para 100 mil ... o dono de obra passarinho que não percebe acredita e fica radiante... depois do projecto aprovado é que se apercebe aquilo não dá e nesta fase começa a olhar para o desenho e a pensar : realmente isto não parece desenho para 100 mil .... fui enganado ! É de pois fica com a batata na mão. Ou desiste, ou reformula ou avança e tenta um milagre ... tudo com algum tipo de perdas financeiras
    Concordam com este comentário:ratodecasa

Tal e qual eu deixei o arquitecto mostrar o que conseguia fazer dentro dos valores que lhe dei, escolhi a opção que mais gostei e cortei aqui... cortei ali e pensei estar também a cortar nos euros, mas afinal o projeto era para uma casa de cerca de 250000 ou como dizem no forum 350000 eu é que sou resingona que se calhar com 200000 até se consegue fazer é só esquecer os muros e os arranjos exteriores.
    • emad
    • 15 abril 2018 editado

# 16

Anirak mas afinal qual era o seu tecto maximo?
    Que area tem a sua casa? Em que ponto está a obra?
  13.  # 17

Para já, a minha obra está no bom caminho (o dos 100mil). Até consegui retirar a rede de gás porque aparentemente já não é obrigatória e não era uma coisa fundamental para nós.
  14.  # 18

Colocado por: anirak

Eu via o forum como um espaço de entreajuda mas para muitos é apenas uma oportunidade de negócio.
    Concordam com este comentário:Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo999

olhe eu fui DO, nao estou ligado ao ramo da construção, fui enganado o que me levou a uma situação desesperante e me obrigou a ter 4 empreiteiros.......

Tenho pena que nao tenha percebido o alcance do meu comentário....
  15.  # 19

Colocado por: JoelM

Quer você dizer que quase nenhum cliente quer uma casa modesta... todos querem pagar pouco, mas quando o arquitecto nao faz a moradia com 3 quartos (minimo 15m2 cada e suite com uns 18 a 20), 3 casas de banho (uma na suite), sala de estar, de jantar, cozinha, arrumos, dispensa, lavandaria, etc etc etc, (muitas vezes para apenas um casal sem filhos) cai o carmo e a trindade!! maus profissionais existem em todo o lado, contudo o que mais vejo sao donos de obra a querem construir com mais olhos do que carteira...
    Fique com o que lhe parece. Até lhe digo mais, muitos além de desvalorizar o dinheiro do DO ainda os fazem sentir uns pobres quando lhes pedem para mudar algo no projecto para baixar o preço na construcao.

Editado: fazer bonecos é fácil o complicado é assegurar que fica no budget que o DO deu.
  16.  # 20

É verdade Joel, mas tb é natural querer-se o melhor. Para a maioria dos DO a construção de uma moradia é um "sonho" e o pessoal gosta de sonhar alto.
    No meu caso, por exemplo, tive de cortar em várias zonas e a casa já deu 3 voltas :)
    Mas acho que é normal e um projeto é isso mesmo. É claro que se perde muito tempo e nem todos os DO e arquitetos querem perder esse tempo...
    Concordam com este comentário: zinna

0.0244 seg. NEW