Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Eu estou a construir uma moradia e neste momento estou a pensar alterar a solução de paredes exteriores. a solução inicial é a tradicional de parede dupla com isolamento e caixa de ar entre paredes. Como estou a pensar alterar para "capoto" queria fazer o comparativo entre as diversas soluções.
    A solução no projeto de RCCTE está assim:

    Parede exterior com 0.435mde espessura, constituída por:
    Reboco tradicional(1800-2000Kg/m3) com 0.02m de espessura, coeficiente de condutibilidade térmica 1.3W/mºC, resistência térmica de 0.015m2ºC/W e massa volúmica de 1900Kg/m3;
    Tijolo cerâmico normal furado de 11cm, coeficiente de condutibilidade térmica de 0.407W/mºC, resistência térmica de 0.27m2ºC/W e massa volúmica de 1400Kg/m3;
    Caixa de ar com 0.025m de espessura, resistência térmica de 0.18m2ºC/W;
    Poliestireno expandido extrudido (25-40Kg/m3) com 6cm de espessura, coeficiente de condutibilidade térmica 0.37W/mºC, resistência térmica de 1.622m2ºC/W e massa volúmica de 32.5Kg/m3;
    Tijolo cerâmico normal furado de 20cm, coeficiente de condutibilidade térmica 0.385W/mºC, resistência térmica de 0.52m2ºC/W e massa volúmica de 1400Kg/m3;
    Estuque projetado de 2cm, coeficiente de condutibilidade térmica de 43W/mºC, resistência térmica de 0.047m2ºC/W e massa volúmica de 1000Kg/m3.

    Coeficiente de transmissão térmica: 0.35W/mºC
    Coeficiente de transmissão térmica máximo regulamentar: 1.6W/mºC

    Agora queria ponderar se uso tijolo ou bloco térmico, qual a espessura do mesmo assim como da espessura do isolamento (3cm, 6cm, 8cm...) e nalgumas soluções o acabamento interior poderá ainda ser forra de pladur com ou sem isolamento em lã de rocha.
    Será que podem informar-me como calcular o coeficiente de transmissão térmica da solução de parede em função dos diversos materiais a usar.
    É que numa outra discussão vi que o coeficiente médio se calcula dividindo 1 por a soma dos coeficientes de transmissão térmica de todos os materiais, mas no caso acima não bate certo...

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Nfpl1971Como estou a pensar alterar para "capoto" queria fazer o comparativo entre as diversas soluções.

    Quem tem que fazer isso é o autor do projecto da térmica, ou quem vier a executar o certificado energético... nem consigo perceber porque é que anda a perder tempo com isso.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Anonimo1710, SG_arquitecto
  3.  # 3

  4.  # 4

    se quiser também lhe posso fornecer o respetivo termo de responsabilidade. é só preencher.
  5.  # 5

    j cardoso, agradeço-lhe a folha de cálculo. Ela vem ao encontro daquilo que dizia, ou seja, o coeficiente de transmissão térmica da solução final é inversamente proporcional à soma dos coeficientes de cada material. Só não entendo porque é que no meu projeto de térmica isso não acontece.
  6.  # 6

    tem de ver melhor a fórmula, deve-lhe faltar considerar a resistência térmica superficial exterior e interior
 
0.0100 seg. NEW