Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho visto vários projectos de arquitetura, e dos tipos que mais nos fascinam são arquitecturas com grande luminosidade.
    Já fui alertado para o problema que os vidros têm no sobreaquecimento de uma casa, no entanto, gostaria de saber se vidros "estruturais" são algo relativamente caro (em comparação com os normais) ou não.

    Não tenho noção absolutamente nenhuma de quais são os preços de um vs o outro e gostava de saber se alguém já o aplicou, sem construiu na sua casa com esse tipo de vidro, ou se também pensam ou gostam desse tipo de vidros.

    Deixo um de vários exemplos possiveis :)

    Corrijam-me também se estiver enganado no nome que dei ao tipo de vidro :)


    Obrigado,
    Rafael
      vidro.jpg
  2.  # 2

    O do piso zero deve rondar os 20-30mil€
    São muito giros lá isso são!
  3.  # 3

    O que é que são vidros estruturais? substituem o betão armado?
    Concordam com este comentário: josealmeida
  4.  # 4

    Não sei se são vidros estruturais, e pedi que me corrijissem caso estivesse errado...
  5.  # 5

    Prós:
    Luminosidade
    Vistas.

    Contras:
    Preço
    Inferior privacidade.
    Inferior controlo térmico e acústico.
    Superiores custos e trabalhos de manutenção.
    etc.
  6.  # 6

    Ok, realmente sempre achamos que fosse mais caro esse tipo de janelas.

    Também pela questão do controlo térmico ser mais difícil, é realmente uma solução que não se adapta para a maioria. Incluindo para nós...
  7.  # 7

    Existe a possibilidade de executar a estrutura de um edifício com vidro e isso seria, a meu ver, vidro estrutural. O que me parece ser o tema exposto aqui é o tipo de caixilharia em que o vidro é que segura o aro móvel. Tipo Vitrocsa. É bom e bonito, mas parece-me que as pessoas se entusiasmam demasiado com "gadjets". No fim de tudo a casa tem de ser confortável, acolhedora, e simples de usar.
    Concordam com este comentário: josealmeida
  8.  # 8

    Nuno, é isso mesmo, tipo vitrocsa.
    Obrigado!
    De facto a estética que se vê com esse tipo de vidro/armações, são casas com um ar muito clean e agradável.
    Mas como disseste e bem, tem de ser simples e confortável, e aí pode já não ser bem esse o caso. (Só alguém com conhecimento de causa poderá dize-lo)

    Conheces alguém com uma moradia com este tipo de vidro/estrutura?

    Obrigado!!
  9.  # 9

    Colocado por: PicaretaO que é que são vidros estruturais? substituem o betão armado?
    Concordam com este comentário:josealmeida


    Acho que ainda não chegamos ao século XXV! hahaha
  10.  # 10

    Jose Almeida, isso faz-se no século XX e no XXI, O vidro tem boas características, mas é caro.
      vid01.jpg
      vid06.jpg
      vid03.jpg
      vid04.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: nunogouveiaJose Almeida, isso faz-se no século XX e no XXI, O vidro tem boas características, mas é caro.
      vid01.jpg
      vid06.jpg
      vid03.jpg
      vid04.jpg


    Em nenhuma dessas imagens o vidro representa um aspecto estrutural integral, onde suporta toda a estrutura do edifício. No entanto aquela 3 imagem é interessante.
    Mas acho que era o que o Picareta e eu estávamos a tentar dizer, que seria impossível concretizar uma casa inteiramente em vidro, a capacidade de suporte não é assim tão elevada ainda.
    Para além disso, a fluência rapidamente dava cabo de qualquer estrutura em vidro, dada a fragilidade do mesmo, seja estrutural ou não, nunca vai atingir características mecânicas semelhantes às do betão, pelo menos neste século.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 12

    Certo, aqui a ideia era saber quao mais caro poderia sair. Já aprendi que estrutural não é.
  13.  # 13

    o vidro pode ser perfeitamente estrutural.. mas alguém já viu o preço que não seria?
  14.  # 14

    Colocado por: ****Não existe vidro estrutura, existe vidro que se integra na estrutura!
    Concordam com este comentário:josealmeida


    ****, tem aqui um exemplo: https://inspiration.detail.de/report-glass-load-bearing-structure-107128.html?lang=en

    ...e há mais.
  15.  # 15

    o que queriam dizer ]e que hoje em dia é possível caso haja necessidade e dinheiro para tal, criar vidro para qualquer função. nem que fosse a criação de blocos monolíticos para usar como se usa pedra.
  16.  # 16

    Colocado por: ****o vidro foi criado de proposito para essa estrutura ....



    heheh....pois...como o betão armado.
  17.  # 17

    Colocado por: JoelM

    Nenhuma? entao o peso do vidro a fazer de cobertura é o quê? e o peso da neve? (em Nova Iorque neva), e a força do vento? Não são cargas?
    Ainda há pouco tempo estive envolvido numa construção deste tipo, e posso dizer-lhe que tem muito mais calculo e peso a suportar do que parece...

    Contudo é completamente irrelevante para o tópico.


    A questão não é a quantidade de cálculo mas sim a viabilidade da estrutura.
    Não podemos comparar o peso de 50mm (que seja) de vidro com um prédio com 10 andares com lajes de 300mm de betão.
    Já agora, a título de curiosidade, qual é o tempo de vida útil de uma estrutura deste género? Quais são as considerações para a fluência?
  18.  # 18

    Colocado por: PicaretaO que é que são vidros estruturais? substituem o betão armado?
    Concordam com este comentário:josealmeida


    Isto é um vidro "normal". Ou seja, os vidros têm uma medida máxima pequena. Isto significa para que um grande vão, são necessários vários vidros. O resultado final é uma coisa feia, onde se notam claramente todas as uniões entre os vários vidros que compoem o vão. Pessoalmente acho isto uma solução de muito mau gosto:
      v1.jpg
  19.  # 19

    E isto é um vidro estrutural. O vão é constituido por uma unica peça, gigante, de vidro. O resultado final é muito mais belo:
      v3.jpg
      v2.jpg
  20.  # 20

    O custo da solução de vidro estrutural, para a mesma área de envidraçado, será mais do dobro do custo de um vidro "normal". Só que o vidro "normal" fica muito feio. Pessoalmente acho hediondo.

    Há outras soluções que permitem ter bastante luminosidade em casa, com grandes áreas de envidraçado por menos de metade do preço do tal vidro estrutural. Mas aqui é uma questão de gosto. Eu pessoalmente gosto desta alternativa:
      v4.jpg
 
0.0230 seg. NEW