Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Esta tarde após uma breve pesquisa sobre compra de casas descobri este forum que me pareceu bastante interessante e acho que me poderão ajudar neste meu problema que me anda a deixar desesperada.
    Em Dezembro de 2008 eu e o meu namorado decidimos comprar casa, escolhemos a casa ainda em construção demos sinal de reserva, e a imobiliária começou a tratar do contrato de promessa e do empréstimo. Em Fevereiro de 2009 foi aprovado o crédito e foi-nos dado o sinal para dar-mos ao construtor, aquando deste sinal foi nos explicado que teriamos 6 meses para fazer a escritura da casa, caso isso não acontece-se bastava falar com a imobiliária que eles pediam ao banco um prolongamento deste prazo, mas eu sempre descansada a pensar que antes de Agosto teria a escritura feita.
    Esta semana a imobiliária veio-me dizer que o prazo dos 6 meses em relação à aprovação do empréstimo termina no dia 26 de Julho, ou seja o empréstimo foi aprovado a 26 de Janeiro e tinhamos 6 meses para fazer a escritura como não fizemos temos de dar entrada no processo novamente, em que temos de entregar toda a documentação actualizada tanto minha e do meu namorado como dos nossos fiadores, e mais quando o emprétimo foi aprovado ficamos com um spread de 0.6% que é óptimo e agora se dermos inicio ao processo de novo corremos o risco de ficar com um spred de 1% ou mais. Tudo isto porque a imobiliária não nos informou de nada.
    Neste momento dizem que a licença da casa está para sair, e que talvez podemos fazer a escritura já. Estou neste momento à espera de uma resposta para ver o que faço à minha vida.
    Da vossa parte gostava de saber se me podem ajudar, porque acho que a imobiliária não nos informou de nada e era dever dela informar os clientes, estamos à mais de 6 meses à espera que a casa fique pronta, estando sempre a adiar os prazos, e agora dizem que a culpa é do construtor que atrasou a obra empurrão as culpas uns para os outros. Quem vai sair prejudicado somos nós porque corremos o risco de perder as excelentes condições do empréstimo e de ter uma trabalheira tremenda em arranjar novamente a documentação actualizada nossa e dos fiadores para o novo pedido de empréstimo.

    Se alguém tiver uma sugestão para eu resolver este problema ficarei bastante agradecida.

    Obrigada.
    •  
      FD
    • 21 julho 2009

     # 2

    Colocado por: anateresacostaaquando deste sinal foi nos explicado que teriamos 6 meses para fazer a escritura da casa

    Não há contrato de promessa de compra e venda?

    Colocado por: anateresacostatemos de dar entrada no processo novamente

    Acho isso muito estranho... fez o crédito pela imobiliária ou a imobiliária está-se a oferecer para tratar de tudo (empréstimo) por vocês?

    Colocado por: anateresacostaNeste momento dizem que a licença da casa está para sair, e que talvez podemos fazer a escritura já.

    Não faça a escritura sem a licença de habitação! (neste momento nem sei se pode)

    Do que sei, é perfeitamente possível e normal adiar esse prazo de 6 meses, tanto no banco como na conservatória (por causa dos registos provisórios).
    Sinceramente e fiando-me no que descreve, não conhecendo todas as variáveis, podem haver por aí algumas segundas intenções, ou do banco ou da imobiliária.
  2.  # 3

    Colocado por: anateresacostaBoa tarde,
    Em Dezembro de 2008 eu e o meu namorado decidimos comprar casa, escolhemos a casa ainda em construção demos sinal de reserva, e a imobiliária começou a tratar do contrato de promessa e do empréstimo. Em Fevereiro de 2009 foi aprovado o crédito e foi-nos dado o sinal para dar-mos ao construtor, aquando deste sinal foi nos explicado que teriamos 6 meses para fazer a escritura da casa


    E o construtor, que aparentemente não cumpriu o contrato-promessa, o que diz ?
  3.  # 4

    O contrato de promessa e compra não fala na data de fim de obra, apenas refere que no dia x de Fevereiro terá de ser dado um reforço do sinal e que a escritura será feita após a legalização do prédio e respectiva fracção.
    O emprestimo foi feito na Caixa Geral de Depositos mas quem tratou de tudo foi a imobiliária.
    O construtor só pede desculpa pelo atraso da obra mas que não dependia dele e que ele não sabia deste prazo do nosso empréstimo.
    Neste momento hoje fui fazer os registos provisórios para ver se sexta fazemos a escritura pois o prazo termina dia 26 deste mês (domingo), estamos dependentes da licença da camara que garantiu ao construtor entregar-lha hoje.
    Estou seriamente a pensar falar com a minha advogada e ver se posso fazer alguma coisa, eles não informam os clientes como deviam, pelo menos uma reclamação no livro vão levar.

    Obrigada pela sua atenção.
    •  
      FD
    • 21 julho 2009

     # 5

    Colocado por: anateresacostamas quem tratou de tudo foi a imobiliária

    Então parece-me simples: a CGD não quer esse tipo de spreads (baixo) e está-se a valer do facto do prazo ter sido ultrapassado para não o dar ou para o renegociar.
    Ajudar mais do que isto só lendo a papelada do empréstimo.
  4.  # 6

    Colocado por: anateresacostaO contrato de promessa e compra não fala na data de fim de obra, apenas refere que no dia x de Fevereiro terá de ser dado um reforço do sinal e que a escritura será feita após a legalização do prédio e respectiva fracção.
    (..)
    Estou seriamente a pensar falar com a minha advogada e ver se posso fazer alguma coisa, eles não informam os clientes como deviam, pelo menos uma reclamação no livro vão levar.

    Então você assina um contrato-promessa sem data limite ? Isso não serve para nada...só o vincula a si...
    • Giba
    • 21 julho 2009

     # 7

    Por quê massacrar o construtor e a imobiliária?

    De fácil compreensão: Trata-se do elo mais fraco, sem acrescentar o cliente como é natural.
    Vejamos alguns factos:
    A obra provavelmente encontra-se finalizada, faltando para o efeito a legalização do empreendimento: Telas finais, vistorias, ph´s, certidões, BI´s, certificações, averbamentos, e muita paciência por parte do promotor alem de mais alguns papeizinhos.
    Eu, se estivesse na pele do comprador, agarrava no dossiê com a carta de aprovação do financiamento e dirigir-me-ia á todas instituições financeira que existem neste pais, a fim de verificar, in loco, qual a proposta que os outros bancos poderiam propor em função dos rendimentos bem como o valor da avaliação que fora atribuída a 6 meses atrás.
    Muito importante: Se por qualquer razão o seu banco não manter as condições anteriormente concedidas e caso nenhum outro banco lhe conceda as vantagens por si já auferidas, seria ideal travar uma aproximação ao promotor, afim de, através do diálogo sereno, sensibiliza-lo do prejuízo que eventualmente terá. Provavelmente o promotor não esteja minimamente interessado em perder o negócio, alem de que, neste momento quem se encontra em falta, e seguramente não por vontade própria, é o vendedor.

    Giba
  5.  # 8

    Anateresacosta
    Se já tem os registos provisórios feitos e todo o processo actualizado (incluindo seguros), deduzo que o construtor também já tem todos os documentos necessários, incluido licença de habitação.
    Fale com o banco e tente marcar escritura com o talão dos registos provisórios, há uns anos atrás era um processo pacífico, hoje depende da vontade da entidade bancária...
    Essencialmente pressione... e faça um "choradinho". Para o processo ser mais rápido, marque a escritura no notário - Alguns locais de casa pronta, não marcam escritura de um dia para o outro, o notário até consegue fazer a escritura fora de horas...
    E boa sorte
  6.  # 9

    Boa tarde a todos, obrigada pela vossa ajuda.
    Hoje de manhã ligaram-me a dizer que a licença que faltava tinha saido e marcaram escritura para esta sexta ás 11h num notário. Mas como tem de haver sempre um mas falta o certificado técnico que só terão na 5ª feira, ou seja, vamos lá ver se consigo fazer isto antes do tempo acabar que é Domingo.
    Mais uma vez obrigada.
  7.  # 10

    Já pensou em renegociar o seu crédito, caos se confirme que o Banco não quer manter as condições aprovadas anteriormente?
    Pode ser uma boa alternativa. Deixo-lhe essa sugestão
    Miguel Prata, www.geramais.pt
 
0.0171 seg. NEW