Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Preciso de criar uma sebe para um terreno com 100 metros de comprimento, de cada lado. Ou seja, 200 metros de sebe.
    Comprar isto ia ficar bastante dispendioso.

    Sendo assim, a maneira mais fácil é "pedir emprestado" umas guias nuns arbustos selvagens e tentar que as estacas peguem.

    Durante a recolha de amostras achei isto:




    Isto são ciprestes de leyland? Alguns têm uma espécie de bolotas.
  2.  # 2

    Colocado por: miguel.fernandesComprar isto ia ficar bastante dispendioso.
    Já perguntou em viveiros florestais? (ex: Viveiro St Isidro)
    Se comprar maiores em Hortos de jardinagem é óbvio que são mais caros
  3.  # 3

    Colocado por: miguel.fernandesBoas.

    Preciso de criar uma sebe para um terreno com 100 metros de comprimento, de cada lado. Ou seja, 200 metros de sebe.
    Comprar isto ia ficar bastante dispendioso.

    Sendo assim, a maneira mais fácil é "pedir emprestado" umas guias nuns arbustos selvagens e tentar que as estacas peguem.

    Durante a recolha de amostras achei isto:




    Isto são ciprestes de leyland? Alguns têm uma espécie de bolotas.


    Cedros não costumam pegar de estaca.
  4.  # 4

    Parece-me complicado criar a sebe sem gastar muito.
  5.  # 5

    Colocado por: miguel.fernandesParece-me complicado criar a sebe sem gastar muito.


    depende da planta que quiser para fazer sebe!

    tem alguma preferencia no tipo de de planta? EU tive necessidade de criar uma sebe para ocultar vistas, e a escolha recaiu em Bambus (existem milhares de variadades, invasivos, nao invasivos e nem todas as variedades servem para sebes)

    se pensar que em media um vaso de bambo vem com 15/20 pes de bambu e que depois depende muito do espaçamento que pretender entre eles a coisa pode sair em conta!
  6.  # 6

    ja agora pode definir o que é "sem gastar muito"??!!
  7.  # 7




    Como podem ver o terreno é bastante comprido e gostava de ter privacidade. Chapa fica caríssimo, está fora de questão.

    Em relação à sebe, demoraria muito tempo a crescer mesmo com pés pequenos e tendo em conta que são para plantar de 80 em 80 cm, facilmente chegava aos 500€ no mínimo.

    E eu queria uma solução mais económica e esteticamente bonita.

    loverscout tem hipótese de mostrar a sua vedação com bambus ou alguma parecida? Obrigado.
  8.  # 8

    Fotínias são uma boa solução para sebe, embora exijam algum cuidado na poda para criar volume (mas na verdade qualquer arbusto o exige). E tem a vantagem de ter um ritmo de crescimento muito rápido: pés de 75cm em menos de 3 ou 4 anos chegam a 2 ou 3m de altura se forem bem cuidados nessa fase.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 18 abril 2018

     # 9

    E as fotínias criam um ambiente visual fabuloso, com as folhas vermelhas e também com as flores.

    Mas para 200 m, não são nada baratas...
  9.  # 10

    Colocado por: miguel.fernandes


    loverscouttem hipótese de mostrar a sua vedação com bambus ou alguma parecida? Obrigado.


    os meus plantei em Fevereiro, pelo que ainda nao está em sebe. tenha em mente que quanto maior os comprar, mais caros sao (transversal a todo o tipo de plantas), e neste caso concreto o bambu é de crescimento rapido! para o ano conto ter mais ou menos a sebe composta!

    os que escolhi sao estes, que espero vir a ficar com uma sebe como mostra a primeira foto:

    https://www.planfor.pt/comprar,bambu-fargesia-jiuzhaigou-genf-red,9285,PO
  10.  # 11

    Não há nada que se possa apanhar e que solucione? É uma pena os ciprestes não pegarem por estaca.
    •  
      larkhe
    • 18 abril 2018 editado

     # 12

    Sim há, os meus pais plantaram uns 400metros de sebe que trouxeram dos restos de uma outra sebe que estava a ser aparada, e aquilo foi só regar e esperar que crescesse .

    Não me lembro agora o nome , mas dá uma bola vermehas escuras.... e bastante usado em sebes

    vou ver se encontro.

    Parece me que é isto Cotoneaster divaricatus

    Pega de estaca

    Só tem de ser aparado em forma de sebe
    •  
      nunos7
    • 18 abril 2018 editado

     # 13

    As romãzeiras tb podem ser podadas para fazer de vedação, tb pegam de estacas e dão fruto :)

    Edit: tentei encontrar uma foto onde tinha visto isso mas não encontro... é claro q como é uma árvore de folha caduca, perde um pouco o efeito de tapar a vista...
  11.  # 14

    São soluções. Tenho que dar umas voltas nas redondezas para ver se encontro algo do género.
  12.  # 15

    Entretanto um fornecedor apresentou-me Chamaecyparis lawsoniana a 0,30€ cada pé com 10 a 12 cm.

    É bom para sebes? Cresce rápido?
  13.  # 16

    Colocado por: Tyrande

    Cedros não costumam pegar de estaca.
    pegam de estaca sim, tem ]e de ser cortado no autono/inverno com o tempo bem humido e metidas logo ]a terra, convem tb que as estacas sejam do segundo ano

    uma sebe na\o custa nada, apenas tempo.
  14.  # 17

    Colocado por: loverscout

    os meus plantei em Fevereiro, pelo que ainda nao está em sebe. tenha em mente que quanto maior os comprar, mais caros sao (transversal a todo o tipo de plantas), e neste caso concreto o bambu é de crescimento rapido! para o ano conto ter mais ou menos a sebe composta!

    os que escolhi sao estes, que espero vir a ficar com uma sebe como mostra a primeira foto:

    https://www.planfor.pt/comprar,bambu-fargesia-jiuzhaigou-genf-red,9285,PO
    meteu bambu? est]a fddo
  15.  # 18

    Colocado por: antonylemospegam de estaca sim, tem ]e de ser cortado no autono/inverno com o tempo bem humido e metidas logo ]a terra, convem tb que as estacas sejam do segundo ano

    uma sebe na\o custa nada, apenas tempo.

    Posso tentar fazê-lo e colocar em vasos pequenos para enraizarem.
  16.  # 19

    veja aqui como criar sebes como deve ser...

    https://insteading.com/blog/hedge-laying/
  17.  # 20

    Colocado por: miguel.fernandes
    Posso tentar fazê-lo e colocar em vasos pequenos para enraizarem.
    o melhor ]e no local... assim pegam no sitio. nao custa nada.. pro ano no inverno ao podar arvores grandes espetar em linha .. etc.. demora algum tempo mas vale a pena.. veja tb o link que lhe pus em cima
 
0.0225 seg. NEW