Iniciar sessão ou registar-se
    • ginu
    • 17 abril 2018

# 1

Olá viva!

Vou iniciar a aventura de tornar habitável uma casa registada em 73, mas possivelmente com origens mais remotas, dado o local e a configuração interior da casa. A casa tem 24m2 área coberta (rés do chão e 1º piso)+ 15m2 de logradouro. As quatro paredes ainda estão quase intactas, mas o telhado encontra-se em ruína completa e o interior sofre também com essa exposição.

Os desafios são muitos, sobretudo porque sou n00b nestas matérias. Ajudei a construir a casa dos meus pais quando era criança e carreguei muitos carrinhos de mão cheios de areia e cimento, conheço o básico, mas agora sou eu que vou tratar de tudo: desde as burocracias (Deus me acuda!), à entrega de partes da empreitada, até à colocação de mãos à obra!

Tenho por isso vindo a acompanhar alguns trabalhos, ideias e sugestões neste forúm e decidi deixar também aqui as minhas dúvidas e aprendizagens ao longo do caminho.

Neste momento estou a tratar do pedido, à Câmara, de isenção de controlo prévio, uma vez que não irei alterar qualquer aspeto do exterior da casa.

Pedi entretanto orçamento a dois empreiteiros, mas um deles não poderá avançar tão cedo. Tem sido algo difícil encontrar outros disponíveis (o que é bom sinal para a economia, mas não para mim =P).

Nesta primeira fase solicitei-lhes:

Trabalhos de reconstrução do telhado:

Estrutura em pinho nórdico tratado (não envernizado)

Telha canudo (exigida por ser ZH)

Sub-telha(onduline)

Acabamento do teto em lambrim pinho natural com nós.

Restauro/reforço de chaminé tradicional (exigida por ser ZH).

Trabalhos de demolição do interior:

Demolição de todo o interior (paredes e lage) - ficam somente as quatro paredes exteriores (mestras)

Picagem das paredes.

A minha primeira questão a quem puder ajudar:

7500€ por este serviço, com o aluguer do contentor de entulho por minha conta, é um valor aceitável? Tenho margem de negociação? Deverei continuar a minha procura por orçamentos?

Grata desde já

Uma boa noite todos!
    • ginu
    • 19 abril 2018

# 2

A planta do rés do chão (croqui)
      plantachão.png
    • ginu
    • 19 abril 2018

# 3

Piso 1 (croqui)
      piso1.png
  1.  # 4

Na cobertura esqueceu-se de aplicar o isolamento termico, aplique la de rocha pn40, com papela kraft pelo lado do forro de pinho, espessura nunca inferior a 80mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginu
    • ginu
    • 20 abril 2018

# 5

Colocado por: Pedro BarradasNa cobertura esqueceu-se de aplicar o isolamento termico, aplique la de rocha pn40, com papela kraft pelo lado do forro de pinho, espessura nunca inferior a 80mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ginu

Boa noite :)
    Muito obrigada pela sugestão!
    O empreiteiro que, em princípio, irá fazer a obra, falou-nos em esferovite. Vou falar-lhe do que sugere e ver o que diz.
    As diferenças são grandes entre os materiais em termos de eficiência? Poderá afetar o orçamento?

Já agora pergunto a quem souber responder: é prática corrente, na construção civil, detalharem-se os orçamentos ou é um pedido estranho da minha parte?
  2.  # 6

Olá ao fórum

Já falei com o empreiteiro
    Informou-me que não tem licença.
    O orçamento de 7500 inclui somente roofmate com 30mm de espessura.
    Duração da obra: nunca menos de 30 dia
    Prevê igualmente 30 dias para ocupação da via com andaimes.
    Vai acrescentar aos 7500 o IVA do material.
    Pede pagamentos de 50%/25%/25% para pagar a madeira, que será paga a pronto.
  3.  # 7

Colocado por: ginué prática corrente, na construção civil, detalharem-se os orçamentos ou é um pedido estranho da minha parte?

Quando se trabalha com empreiteiros é normal um orçamento detalhado, quando se trabalha com biscateiros não.

Colocado por: ginuInformou-me que não tem licença.

Não tem licença para quê?

Colocado por: ginuVai acrescentar aos 7500 o IVA do material.

E não cobra iva da mão de obra?
    Quanto é que custa o material?

Colocado por: ginuPede pagamentos de 50%/25%/25% para pagar a madeira, que será paga a pronto.

Eu não pagava 50% a ninguém antes de começar a trabalhar.
    Concordam com este comentário: ginu
  4.  # 8

Arranje um engenheiro ou arquiteto para o ajudar ou vai acabar por pagar 15k.

E se calhar um empreiteiro à séria...
  5.  # 9

Antes de mais obrigada aos dois pelo feedback e pelos conselhos. Respondendo às perguntas:

Quando se trabalha com empreiteiros é normal um orçamento detalhado, quando se trabalha com biscateiros não.

Entretanto enviei um ficheiro word, com uma tabela e recebi a resposta que vou partilhar na mensagem seguinte.

Não tem licença para quê?

Penso que talvez se chame alvará... vê-se logo que sou naba nestes assuntos.

E não cobra iva da mão de obra?
    Quanto é que custa o material?

Não irá cobrar IVA de mão de obra e a relação mão de obra/material surge no orçamento da mensagem seguinte.

Eu não pagava 50% a ninguém antes de começar a trabalhar.

Pois, já várias pessoas me disseram isso. Eu até propus 30%/70%. Mas o empreiteiro justifica com a compra a pronto das madeiras.

Arranje um engenheiro ou arquiteto para o ajudar ou vai acabar por pagar 15k
    .

Não achei que fosse necessário para remodelar um telhado...
    • ginu
    • 1 maio 2018 editado

# 10

O orçamento.

Tenho algum receio da informação constante no ponto reconstrução da chaminé. "Pagar o que for necessário" para manter a chaminé que já lá está, parece-me um pouco arriscado. E a reconstrução (isto é demolição e construção de uma nova, proposta pelo empreiteiro) está fora de questão, pelas exigências de pertencer a zona histórica...
      orçamento.png
  6.  # 11

Colocado por: ginuPenso que talvez se chame alvará... vê-se logo que sou naba nestes assuntos.

E ingénua, é ilegal contratar alguém sem possuir as devidas habilitação para trabalhar.

Colocado por: ginuNão irá cobrar IVA de mão de obra

Outra ilegalidade que pode colocar o DO em muitos maus lençóis.
    Concordam com este comentário: i.seabra
  7.  # 12

E depois de picar as paredes.. não volta a rebocar!? e inst. electricas, canalização? pinturas....

Faltam aí muitos itens...
    PS: Se a tabela tem duas colunas, , do lado esquerdo descreve os trabalhos, e na da direita somente mete o valor. Sendo concerteza uma Zona ARU.. até poderia ter o IVA todo da reabilitação a 6%... mas claro isso é preciso o empreiteiro ter contabilidade organizada e etc....
  8.  # 13

"contentor a pagar pelo proprietário"

Não alinhe nisso, ele que trate disso.

Colocado por: Pedro BarradasIVA todo da reabilitação a 6%...

Pois, mas se calhar o biscateiro nunca ouviu falar disso.
    Concordam com este comentário: ginu
  9.  # 14

Tecto em forro de 12mm - é o mínimo no mercado e os nós vão cair deixando buracos na madeira. Exija no mínimo 14mm

Roofmate azul de 30mm - é o mínimo à venda. Exija no mínimo 80mm

As facturas do material vêm no seu nome. Não é para ter grandes discussões com o empreiteiro à cerca do material. Já me disseram que eles às vezes guardam material de outras obras e tentam impingir à força o que têm guardado. Portanto 80mm para o telhado para não gastar fortunas com a EDP (o seu telhado é pequeno, portanto aproveite)

Colocado por: ginuNão achei que fosse necessário para remodelar um telhado...
    Não é isso que você vai fazer, Leia bem o que o Arq Pedro Barradas disse

Colocado por: Pedro BarradasE depois de picar as paredes.. não volta a rebocar!? e inst. electricas, canalização? pinturas....
    Vai destruir a lage porquê? São as paredes que sustentam a lage ou tem pilares?

Há preço por metro quadrado de todas estas coisas. Pergunte por aqui. Converse mais por aqui antes de começar a falar com empreiteiros
  10.  # 15

Colocado por: zedasilva
    E ingénua, é ilegal contratar alguém sem possuir as devidas habilitação para trabalhar.

Outra ilegalidade que pode colocar o DO em muitos maus lençóis.
    Concordam com este comentário:i.seabra

Bom! Não sabia... Obrigada zedasilva! E eu que gosto de fazer as coisas by the book.
    Comecei a procurar aqui por contactos na zona http://www.impic.pt/impic/pt-pt/consultar/empresas-titulares-de-alvara-de-empreiteiro-de-obras-particulares.
  11.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasE depois de picar as paredes.. não volta a rebocar!? e inst. electricas, canalização? pinturas....

Faltam aí muitos itens...
    PS: Se a tabela tem duas colunas, , do lado esquerdo descreve os trabalhos, e na da direita somente mete o valor. Sendo concerteza uma Zona ARU.. até poderia ter o IVA todo da reabilitação a 6%... mas claro isso é preciso o empreiteiro ter contabilidade organizada e etc....

Obrigada Pedro Barradas!

Tem toda a razão, mas infelizmente - e digo-o porque neste momento não tenho habitação própria - a obra será faseada, à medida do meu bolso esforçado e do meu tempo escasso.

Este orçamento resulta do meu pedido específico. A prioridade é o telhado, de modo a que não aconteça nada que me dê mais prejuízo (queda da pesada chaminé para a casa dos vizinhos, por exemplo).

Depois da picagem poderei solicitar um reboco simples e não será em todas as paredes, porque ainda quero ver se poderei deixar pedra visível nalguma delas.

As instalações eléctricas e a canalização serão feitas por uma pessoas conhecida, que abrirá os roços e fará a substituição/instalação.

É de facto uma zona ARU, confirmei em tempos porque tinha pensado em pedir um empréstimo ao abrigo do programa IFRRU 2020, mas o meu contrato precário não me dá acesso a tal.
  12.  # 17

Colocado por: Mighty SparrowTecto em forro de 12mm - é o mínimo no mercado e os nós vão cair deixando buracos na madeira.Exija no mínimo 14mm

Roofmate azul de 30mm - é o mínimo à venda.Exija no mínimo 80mm

As facturas do material vêm no seu nome. Não é para ter grandes discussões com o empreiteiro à cerca do material. Já me disseram que eles às vezes guardam material de outras obras e tentam impingir à força o que têm guardado. Portanto 80mm para o telhado para não gastar fortunas com a EDP (o seu telhado é pequeno, portanto aproveite)

Vai destruir a lage porquê? São as paredes que sustentam a lage ou tem pilares?

Há preço por metro quadrado de todas estas coisas. Pergunte por aqui. Converse mais por aqui antes de começar a falar com empreiteiros

Obrigada Mighty Sparrow!

Doravante, quando pedir orçamentos, já especifico esses mm. Já li também noutras discussões deste forúm, por isso, nessa matéria, já não vou hesitar. Não gosto de contribuir para o peditório da EDP. Agora é consultar preços.

Em relação à lage: aquilo é uma construção em cimento, aí dos anos 70/80, muito mal feita.
    O arquitecto da câmara, em conversa, quando o consultámos, apoiou a decisão, porque diz que essas lages são demasiadamente pesadas para as paredes mestras/exteriores e qualquer abalo pode perturbar a estrutura da casa, uma vez que a lage se apoia nelas.

Até agora falei com dois empreiteiros locais, que puderam logo ver a casa. Eles é que me foram introduzindo aos materiais obrigatórios, necessários e às possibilidades de obra. Mas sim, agora que tenho uma ideia, antes de importunar mais alguém, vou lendo por aqui, porque de facto há aqui conhecimento, experiência e vontade de ajudar.

Grata a todos
    Concordam com este comentário: MFigueiredo
  13.  # 18

Algumas fotos do interior.
      088.JPG
      076.JPG
      075.JPG
  14.  # 19

ginu.. mas já levou aí um arquitecto, não levou!?
      0882.JPG
    • ginu
    • 2 maio 2018 editado

# 20

Colocado por: Pedro Barradasginu.. mas já levou aí um arquitecto, não levou!?
      0882.JPG

Ahaha! A atenção ao pormenor é tudo!

Eu comprei a casa a um banco e estas fotos são deles.

Um engenheiro da câmara visitou a casa com o primeiro empreiteiro que contactei, antes de comprar a casa. Isto para sabermos - o empreiteiro e eu - o que poderíamos ou não fazer em termos de alteração do interior. Se não fosse possível alterar nada, a ruína estava fora de questão. Infelizmente esse empreiteiro recebeu uma grande obra e não me vai poder ajudar...

Entretanto falei com o arquitecto da câmara sobre burocracias para o pedido de isenção de controlo prévio e ele deu-me alguns conselhos, nomeadamente o de derrubar a lage e possíveis formas de sustentar a chaminé.

Se contratei um arquitecto ou engenheiro? Não... Estava a tentar saltar essa despesa... Que me perdoem os profissionais.

0.0240 seg. NEW