Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: GT_racingPaletes para cama é do melhor! Também estão a meter paletes a segurar os painéis solares e nos duches para segurar os manípulos... É só acabar de prender com fita adesiva e dura uma vida!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ginu

Colocado por: GT_racingEstamos em Portugal, compra um colchão por 200€ e oferecem-lhe o estrado, por mais 20 ou 30€ tem 4 pés estáveis.
    Vantagens, o estrado contribui para a qualidade do seu sono uma vez que é mais um amortecimento para além do colchão. A colcha tapa os pés ficando com boa imagem e não se anda a cortar nos bocados que se soltam da madeira da palete, nem anda 30 anos a limpar o pó que se agarra a madeira da palete e que teima em não sair...

Já deve arranjar lavatórios mais baratos que vasos... O que não faltam aí é artigos antigos que já não têm venda... Aproveita e compra no mesmo local que for procurar mosaico e torneiras igualmente de colecções antigas...

Aproveite que não somos um país de terceiro mundo, ou então agarra nas ideias e vai para África... Se calhar lá tem futuro...
    Concordam com este comentário:tozepalma

Colocado por: GT_racingSe você se mete numa casa não precisa de fantasiar com bricolagem dessas... Precisa é de começar a ver como se aplica corretamente gesso cartonado, portas, caixilharia e quem sabe assentar mosaico para ver se consegue ajeitar-se a fazer alguma coisa que lhe poupe dinheiro a séria porque já vai gastar a subcontratar o telhado e possivelmente canalização, eletricidade... E esses 20mil vao ficar bastante curtos.

Não leve a mal, é apenas a minha opinião...

O que me ri com os seus comentários! Bem haja pelo humor.

A fantasia com a bricolage, para uma mulher, é como a cenoura. Enquanto andamos no meio do pó de cimento, com as unhas a partir, só pensamos " Calma, está quase! Não tarda vais poder experimentar todo o DIY que viste no Pinterest" XD

Eu trabalhei 10 aos numa multinacional de mobiliário. Sei que tenho acesso a uma cama ou estrado por uma ninharia. Mas a autenticidade e a personalidade do mobiliário, numa casa minimalista, torna-se importante. São peças em destaque, automaticamente.

Mas pôs-me a pensar na questão do pó nas paletes. Pode ser um problema, de facto. Já as vi em Hostels e em casas de Alojamento Local e interessa-me o efeito. Mas se não for prático, morreu na ideia. Hei-de perguntar sobre a manutenção.

Por falar em continentes e países em vias de desenvolvimento: o que pensa dos materiais que quero usar nas paredes interiores? XD
    (https://www.ted.com/talks/anna_heringer_the_warmth_and_wisdom_of_mud_buildings)
  2.  # 42

Colocado por: CMartinGinu,
    Estou a considerar fazer um pequeno investimento no Alentejo. Se me puder dar umas luzes de como encontrou a sua casinha (tem imenso potencial), agradecia-lhe imenso. Se preferir, tem o meu email no meu perfil.
    Obrigada.

Claro que sim. Falemos por e-mail. Obrigada.
  3.  # 43

Colocado por: pauloagsantoscompreendo que o dinheiro seja curto, mas serei apenas eu que acha que fazer um mezzanine nessa casa um desperdício de espaço? já viu o espaço que ganhava no 1º piso ao prolongar a placa até à parede?

tb me parece que pretende fazer um acrescento para o mini logradouro, acho uma má ideia, esse espaço já sem esse acrescento fica minusculo.

por outro, lado não sei se é pelo espaço ser mesmo pequeno, mas proporcionalmente o wc parece-me enorme. faria sentido estudar de que forma se podia aproveitar o vão da escada para o wc.

você não quer, mas um arquitecto dava-lhe uma volta nisso que você até ficava com os olhos em bico.

eu olhando para isso, dava-lhe esta arrumação. o preço da coisa é que podia passar o seu limite
      Sem Título2.png

Obrigado pauloagsantos! Por esta não esperava! Dá sem dúvida uma nova perspectiva.

Eu compreendo o que diz, mas penso que ali não resultaria. E explico porquê.
    As minhas opções nasceram de uma experiência que tive num Alojamento Local no Alentejo.
    Tirando algumas diferenças a casa tinha uma configuração semelhante.

À semelhança da minha, aquela só tinha janelas no piso superior. Pequenas. Os pisos inferiores teriam sido para os animais, segundo me disseram. Uma vez que não vou poder alterar, tenho, tal como fizeram nessa casa, que aproveitar os pontos de luz do piso de cima, abrindo à janela maior.

Como no piso de cima só terei a cama, varões para a roupa e talvez secretária, a dimensão do quarto não me preocupa.

Gostei também, nessa casa, da sensação que tive quando entrei. Aquela abertura toda, aquela altura de teto, contribuem para um hall de entrada cativante. Se eu fechar, só terei luz artificial na entrada, tal como um apartamento. Queria fugir disso.

Provavelmente tem razão em relação à dimensão do W.C. Na realidade não o fiz com proporções, nem faço ideia de como isso se faz, principalmente no Word XP... Na realidade não gosto de WC's grandes. Interessa-me as soluções das Tiny Houses. Tinha até pensado em colocar debaixo das escadas, mas isso obrigava a uma escada mais larga e a habilidades com o pladur.
    Como pladur, eletricidade e canalização estarão a meu cargo e de amigos, torna-se mais simples fazê-lo por baixo da mezannine e não se gasta tanto na madeira das escadas. Mas ainda tenho que tirar medidas mais sérias.

Não percebi a sua proposta para a cozinha. Propõe que feche o logradouro?

O que eu tenho pensado para esse espaço, já numa fase muuuuito posterior, é apenas um telheiro que cubra metade da área descoberta (pequeno pátio junto a uma muralha histórica), para proteger do sol se quiser colocar mesa no exterior
    Desde o início, terá apenas uma estrutura de apoio, junto à parede, para guardar o gás, o esquentador e a máquina de lavar roupa (em tijolo burro, talvez...ainda não pensei muito nisso).
  4.  # 44

Colocado por: ginu1. Devem ter reboco, mas muito antigo. E pela forma como está a tinta e pelo que me dizem sobre as casas da zona, tenho que pensar bem que materiais vou usar, para não estar a pintar as paredes todos os anos.
    Estava só a tentar ver se os antigos proprietários já tinham picado a parede ou não. Porque nesse caso era só aplicar um primário e uma boa tinta e não tem que andar a pintar a casa todos os anos. Agora se aquilo que se vê nas fotos são apenas remendos numa parede de "areia" aí já tem que pintar com mais frequência, se não picar e rebocar.

Colocado por: ginu3. A madeira do teto e da mezzannine são opções estéticas. Estou pronta para abdicar de outros custos, para ter essa estética (coisas de gaja?).
    Estou curioso para saber quanto lhe vai custar a mezzanine já com escadas, balaustrada, já pronta (afagada). Quando diz que lhe restam 16 000€ começo a coçar a cabeça porque ainda vai mexer nas canalizações. Se mudar de local a casa de banho e cozinha ainda fico mais céptico (lá se vai o chão e outro custo a meter um chão novo [pode meter cimento com tinta, acho que fica mais barato])

- Caso mude de local à casa de banho e cozinha: coloque um tubo de escoamento largo com uma boa pendente para não ter que andar a meter papeis higiénicos num balde... há pedreiros que põem-se a fazer coisas que não são da sua competência e põem tubos finíssimos (mas... lá está, só um engenheiro é que vai saber se isso está bem feito ou não)

- Atenção ao tecto de madeira, os fumos do fogão saem por onde?

- A mezzanine é muito bonito, não lhe quero tirar esse sonho, mas preveja a possibilidade de puder fechar um dia. Esses espaços abertos não são fáceis de aquecer no inverno, e se o tecto for demasiado baixo no verão também pode aquecer muito no 1º andar (de qualquer maneira lembre-se 80mm de roofmate no mínimo)

- A ginu vai ter amigos que a ajudarão nas canalizações, pladur, etc? Mas vão ajuda-la de graça ou vai pagar alguma coisa? Não estou a desfazer dos seus amigos, mas o seu melhor amigo na obra é o M2.... não demore tempo, quanto mais depressa tirar as medidas à sua casa e divisões (paredes/tecto/chão) mais depressa saberá os custos que irá ter e se os orçamentos são justos ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginu
    • ginu
    • 16 maio 2018 editado

# 45

Estava só a tentar ver se os antigos proprietários já tinham picado a parede ou não. Porque nesse caso era só aplicar um primário e uma boa tinta e não tem que andar a pintar a casa todos os anos. Agora se aquilo que se vê nas fotos são apenas remendos numa parede de "areia" aí já tem que pintar com mais frequência, se não picar e rebocar.

Estou curioso para saber quanto lhe vai custar a mezzanine já com escadas, balaustrada, já pronta (afagada). Quando diz que lhe restam 16 000€ começo a coçar a cabeça porque ainda vai mexer nas canalizações. Se mudar de local a casa de banho e cozinha ainda fico mais céptico (lá se vai o chão e outro custo a meter um chão novo [pode meter cimento com tinta, acho que fica mais barato])

- Caso mude de local à casa de banho e cozinha: coloque um tubo de escoamento largo com uma boa pendente para não ter que andar a meter papeis higiénicos num balde... há pedreiros que põem-se a fazer coisas que não são da sua competência e põem tubos finíssimos (mas... lá está, só um engenheiro é que vai saber se isso está bem feito ou não)

- Atenção ao tecto de madeira, os fumos do fogão saem por onde?

- A mezzanine é muito bonito, não lhe quero tirar esse sonho, mas preveja a possibilidade de puder fechar um dia. Esses espaços abertos não são fáceis de aquecer no inverno, e se o tecto for demasiado baixo no verão também pode aquecer muito no 1º andar (de qualquer maneira lembre-se 80mm de roofmate no mínimo)

- A ginu vai ter amigos que a ajudarão nas canalizações, pladur, etc? Mas vão ajuda-la de graça ou vai pagar alguma coisa? Não estou a desfazer dos seus amigos, maso seu melhor amigo na obra é o M2.... não demore tempo, quanto mais depressa tirar as medidas à sua casa e divisões (paredes/tecto/chão) mais depressa saberá os custos que irá ter e se os orçamentos são justos ou não.

Obrigada Mighty Sparrow

Relativamente ao primeiro ponto, é mesmo o 2º caso. Foi justamente para essas paredes de "areia" que me alertaram e para o facto da tinta se desfazer em pó em pouco tempo, até em casas acabadas de renovar. Mas se só com picar/rebocar isso se resolve, fico mais descansada.

Relativamente à mezzanine, a ideia é fazer algo deste género, mas sem a abertura a meio: https://www.youtube.com/watch?v=zbKzYhW8dqk

A balaustrada será simples. Poderá até ser feita com estantes baixas, dois em um. Mas confesso que ainda não está muito estudada essa questão.
    A escada será também básica. Vamos ver como corre...

Sim, a canalização da casa de banho vai ser toda renovada. E agradeço-lhe muito a recomendação do cano. Conheço demasiadas casas com esse problema de entupimento e sempre pensei que fosse por serem antigas. A canalização da cozinha é nova, porque não havia cozinha no piso de baixo.

O exaustor pode não ser suficiente?

Na canalização, eletricidade, pladur e mezzanine, em princípio, contarei apenas com o custo dos materiais e de umas sandes de presunto e queijo, sem esquecer umas superbocks XP

No final deste mês tenho a possibilidade de voltar à casa. Desta vez não faltarão medidas para me entreter ;)

Grata pelos imputs
  5.  # 46

Colocado por: ginu

O que me ri com os seus comentários! Bem haja pelo humor.

A fantasia com a bricolage, para uma mulher, é como a cenoura. Enquanto andamos no meio do pó de cimento, com as unhas a partir, só pensamos " Calma, está quase! Não tarda vais poder experimentar todo o DIY que viste no Pinterest" XD

Eu trabalhei 10 aos numa multinacional de mobiliário. Sei que tenho acesso a uma cama ou estrado por uma ninharia. Mas a autenticidade e a personalidade do mobiliário, numa casa minimalista, torna-se importante. São peças em destaque, automaticamente.

Mas pôs-me a pensar na questão do pó nas paletes. Pode ser um problema, de facto. Já as vi em Hostels e em casas de Alojamento Local e interessa-me o efeito. Mas se não for prático, morreu na ideia. Hei-de perguntar sobre a manutenção.

Por falar em continentes e países em vias de desenvolvimento: o que pensa dos materiais que quero usar nas paredes interiores? XD
    (https://www.ted.com/talks/anna_heringer_the_warmth_and_wisdom_of_mud_buildings)

Às vezes é preciso colocar em causa a eficiência dos métodos construtivos atuais para conseguir evoluir, é porque não voltar a ver se não terá as argilas, palha, ... Sei lá, "n" materiais mais antigos podem ter vantagens... Pelo que não critico. Não sou céptico...

Fiz o comentário de forma engraçada porque acho que algumas coisas devem fazer sentido e às vezes vemos coisas e imitamos, gastamos ainda mais dinheiro que numa solução standard que nos proporciona mais bem estar e conforto... Então quando o dinheiro parece ser o maior entrave foi por isso que postei... Não é por ter visto numa revista ou site de excelência uma cama/sofá de paletes que isso será a melhor solução para poupar uns cobres, acho eu!

Não tenho nada a dizer quanto a reciclagem e reaproveitamento... Se conseguirem fazer coisas boas, why not?
    Concordam com este comentário: ginu
    • ginu
    • 10 junho 2018 editado

# 47

Boa tarde ao fórum

Encontrar um empreiteiro é cada vez mais uma tarefa complicada. E encontrar alguém para começar a obra no verão, só com muita sorte, para os lados do Alto Alentejo.

Tenho agora em mãos um orçamento um pouco mais caro que o anterior, mas feito por um empreiteiro certificado.

O valor final a que chegou foi de 8630€ para:

destelhar e remover a estrutura de madeira
    escorar a chaminé tradicional
    assentar 3 madres pinho
    barrotes pinho (0,10x0,0,07)
    forro pinho
    tela
    roofmate
    telha canudo
    demolição todo o interior (paredes, laje e escadas de cimento)
    picagem paredes
    remoção de todos os entulhos

Telhado com duas águas: uma de aprox. 2,77x5,22 e a outra com 4,30X1,90.

pagamento de 40% com o telhado pronto + 60% no final da obra. Inicio na 1º quinzena de Julho.

Parecem-me valores puxados, mas a realidade é que não estou a encontrar mais barato ou sequer a encontrar! O mais certo é avançar e rezar aos santinhos para que corra tudo bem.

Um ótimo dia de celebração e boa semana!
    • ginu
    • 10 junho 2018

# 48

Já agora pergunto a quem tiver paciência para responder:

Qual é a diferença, se existe, entre reabilitação, requalificação, beneficiação e restauro.

Tenho que escrever ao Presidente da Câmara a pedir a isenção de controlo prévio, e não sei exatamente qual dos termos devo utilizar para o meu caso.

Tenho a ideia que o telhado vai ser reabilitado e o interior da casa requalificada, mas posso estar a dizer um belo disparate.

Obrigada
  6.  # 49

Restauro, não é de certeza ;)
    A isenção de controlo prévio é incompatível com algumas das acções que elencou... Se estiver em Zona Especial de Protecção, nem sequer a simples pintura está isenta de Controlo Prévio.
    • ginu
    • 10 junho 2018 editado

# 50

Colocado por: Pedro BarradasRestauro, não é de certeza ;)
    A isenção de controlo prévio é incompatível com algumas das acções que elencou... Se estiver em Zona Especial de Protecção, nem sequer a simples pintura está isenta de Controlo Prévio.

Obrigada Pedro Barradas

Esta isenção eu desconhecia completamente. Ela foi-me indicada na Câmara por um Arquiteto, depois de lhe explicar, em pormenor, qual a minha intenção. Dar nova vida ao interior, substituir o telhado e deixar o exterior intacto. É numa zona histórica e tem um regulamento específico.

A que ações se refere especificamente?

Grata
    • ginu
    • 13 julho 2018

# 51

Boa tarde ao fórum

A autorização da Câmara chegou finalmente e as obras vão ter início já na próxima segunda.

No início não irei acompanhar a obra, mas espero, já no final deste mês, colocar aqui algumas fotos da evolução.

Um ótimo final de semana!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  7.  # 52

Boa sorte
    Concordam com este comentário: CMartin

0.0273 seg. NEW