Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ginuSe contratei um arquitecto ou engenheiro? Não... Estava a tentar saltar essa despesa... Que me perdoem os profissionais.

ai, que vai ser empalado e crucificado em praça pública.
    Concordam com este comentário: ginu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginu
  2.  # 2

Colocado por: pauloagsantosSe contratei um arquitecto ou engenheiro? Não... Estava a tentar saltar essa despesa... Que me perdoem os profissionais.
    acho bem, melhor é um construtor que ja fez muito disso e percebe mais do que qualquer profissional... com experiencia nem precisa de fazer nem calculos nem saber otimizar os espaços.. qualquer bom biscateiro consegue orientá-la a olho
  3.  # 3

Colocado por: antonylemosnem saber otimizar os espaço

numa casa pequena, como esta, um arquitecto especializado em interiores, para arranjar espaço onde ele não existe, seria dinheiro bem gasto.
    • ginu
    • 2 maio 2018 editado

# 4

Colocado por: pauloagsantos

ai, que vai ser empalado e crucificado em praça pública.
    Concordam com este comentário:ginu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ginu

Pauloagsantos e antonylemos, bem sei... Respeito muito as profissões. Mas para quem não tem acesso ao crédito e não tem tempo para juntar dinheiro, tenta-se atalhar. E esse atalho era justamente condensar tudo num empreiteiro experiente, com os prós e os contras que isso acarreta.

Não se sintam ofendidos, é a escassez de recursos a falar. O meu objetivo é conseguir ter uma casa habitável por 20.000, já com o recheio e o valor da compra do imóvel (excepto talvez os eletrodomésticos). Tendo em conta que a casa custou 4000€, agora é ver o que consigo fazer com 16.000€.

Muita mão de obra minha e de amigos (infelizmente nenhum arquiteto ou engenheiro) vai acontecer depois desta primeira fase de colocação de telhado + demolição interior e algum material reciclado e DIY vai equipar o interior (paletes recuperadas para cama, vasos como bacias de lavatório, etc). Conto relatar tudo isso aqui.

Mas para já queria mesmo era ter um telhado e conseguir ver com clareza a área de que disponho. E, como podem ver nos desenhos, a construção é simples, porque com a exceção das paredes de pladur que vão fechar a casa de banho no rés do chão, tudo o resto será amplo.
  4.  # 5

Colocado por: ginuO meu objetivo é conseguir ter uma casa habitável por 20.000

se tiver a sorte de dar com um construtor honesto, talvez tenha sorte, mas quando se vai ao preço baixo, corre-se o risco de aparecerem aqueles pouco honestos
  5.  # 6

nos entendemos, estava a ser um pouco mausinho.
  6.  # 7

Colocado por: ginuTendo em conta que a casa custou 4000€, agora é ver o que consigo fazer com 16.000€.
    Na minha opinião acho que quer um milagre.
    Agarre numa fita métrica e comece a medir paredes, chão, tecto, (retire a área das janelas e portas). Vá para o excel e comece a introduzir os trabalhos que vão ser feitos até ter a casa pronta (coloque aqui, vai ver que se vai esquecer de muita coisa) e tente saber o preço por m2 aqui no forum.

Colocado por: ginuSe contratei um arquitecto ou engenheiro? Não... Estava a tentar saltar essa despesa... Que me perdoem os profissionais.
    Pergunte aqui no forum, quanto custa o trabalho deles. (provavelmente mandam-lhe uma mensagem privada) mas tente saber quanto custa o trabalho deles. Mais uma vez a sua área é pequena e isso joga a seu favor. E faça as contas.

Sabe, pode compensar contratar um engenheiro...
    1-É impressão minha ou as paredes já têm reboco (rés do chão)?
    2-E se for mais barato incorporar nas paredes umas vigas a suportarem a lage?
    3-E se o empreiteiro lhe propuser uma lage aligeirada mais barata do que a mezzanine de madeira?

Não se engane a si própria, você está a fazer uma casa praticamente nova. Caso contrate um arquitecto ou engenheiro a Ginu não tem que fazer tudo de seguida, mas fica com um plano delineado para seguir e alguém a quem recorrer.
    Concordam com este comentário: Alexluxx, antonylemos
  7.  # 8

Ginu,

Não se engane a si própria como alguém disse, mas sobretudo também não se deixe enganar por estes comentários...
    Há muitas formas de deixar a casa com condições de habitabilidade, tirando inclusive partido de uma reconstrução numa estética que se pode dizer mais "crua".
    Agora se a bitola, como é costume por aqui, é de casa com som ambiente e aspiração central, então se calhar com o dinheiro que tem disponível já não consegue...
    Na minha opinião, pelas fotos e pelo que disse, acho que pelo valor que tem disponível é perfeitamente exequível ficar com uma casa agradável.
    E quanto à questão do arquitecto, haja algum que lhe diga que cobra por exemplo 10% do valor que tem disponível para obras, €1.600,00 portanto, mas em que a Ginu o vai recuperar pela optimização que ele fizer em obra e nas soluções. Assim ganham os dois e não ganha só um...
    Agora sem querem € 5.000,00 sem nenhuma garantia...
    Claro que há arquitectos e arquitectos, e por aqui, pelo que me parece, nem todos são mercadores...
    Concordam com este comentário: CMartin, ginu
  8.  # 9

Paletes para cama é do melhor! Também estão a meter paletes a segurar os painéis solares e nos duches para segurar os manípulos... É só acabar de prender com fita adesiva e dura uma vida!!!
  9.  # 10

Estamos em Portugal, compra um colchão por 200€ e oferecem-lhe o estrado, por mais 20 ou 30€ tem 4 pés estáveis.
    Vantagens, o estrado contribui para a qualidade do seu sono uma vez que é mais um amortecimento para além do colchão. A colcha tapa os pés ficando com boa imagem e não se anda a cortar nos bocados que se soltam da madeira da palete, nem anda 30 anos a limpar o pó que se agarra a madeira da palete e que teima em não sair...

Já deve arranjar lavatórios mais baratos que vasos... O que não faltam aí é artigos antigos que já não têm venda... Aproveita e compra no mesmo local que for procurar mosaico e torneiras igualmente de colecções antigas...

Aproveite que não somos um país de terceiro mundo, ou então agarra nas ideias e vai para África... Se calhar lá tem futuro...
    Concordam com este comentário: tozepalma
  10.  # 11

Se você se mete numa casa não precisa de fantasiar com bricolagem dessas... Precisa é de começar a ver como se aplica corretamente gesso cartonado, portas, caixilharia e quem sabe assentar mosaico para ver se consegue ajeitar-se a fazer alguma coisa que lhe poupe dinheiro a séria porque já vai gastar a subcontratar o telhado e possivelmente canalização, eletricidade... E esses 20mil vao ficar bastante curtos.

Não leve a mal, é apenas a minha opinião...
  11.  # 12

Ginu,
    Estou a considerar fazer um pequeno investimento no Alentejo. Se me puder dar umas luzes de como encontrou a sua casinha (tem imenso potencial), agradecia-lhe imenso. Se preferir, tem o meu email no meu perfil.
    Obrigada.
  12.  # 13

Ginu,
    Entretanto, se precisar de ver mais empreteiros posso ver entre contactos se posso aconselhar/referenciar para o Alto Alentejo (terá que me precisar a zona).
    Uma boa noite!
  13.  # 14

compreendo que o dinheiro seja curto, mas serei apenas eu que acha que fazer um mezzanine nessa casa um desperdício de espaço? já viu o espaço que ganhava no 1º piso ao prolongar a placa até à parede?

tb me parece que pretende fazer um acrescento para o mini logradouro, acho uma má ideia, esse espaço já sem esse acrescento fica minusculo.

por outro, lado não sei se é pelo espaço ser mesmo pequeno, mas proporcionalmente o wc parece-me enorme. faria sentido estudar de que forma se podia aproveitar o vão da escada para o wc.

você não quer, mas um arquitecto dava-lhe uma volta nisso que você até ficava com os olhos em bico.

eu olhando para isso, dava-lhe esta arrumação. o preço da coisa é que podia passar o seu limite
      Sem Título2.png
  14.  # 15

E concordando com não se fazer o mezzanine, eu faria tudo em openspace com excepção do wc.
    São 24m2 quadrados, eu acho que o valor dá. Não sei é se a Ginu volta.
  15.  # 16

Boa noite a todos!

Peço desculpa pela demora no feedback mas, tarde ou cedo, conto voltar muitas vezes, a responder e a questionar, pelo menos até terminar a obra.

Quero por isso deixar uma palavra de agradecimento sincero a todos aqueles que se têm interessado e comentado. Espero também poder ajudar outras pessoas através das minhas dúvidas e dos vossos conselhos.
    • ginu
    • 13 maio 2018 editado

# 17

Colocado por: pauloagsantos

se tiver a sorte de dar com um construtor honesto, talvez tenha sorte, mas quando se vai ao preço baixo, corre-se o risco de aparecerem aqueles pouco honestos
    Concordam com este comentário:ginu

É, infelizmente, uma questão de sorte, sobretudo quando não temos alguém de confiança a recomendar. E mesmo assim...
    Mas posso, pelo menos, evitar orçamentos como o que rejeitei, que dizia, a certa altura,"pago a posteriori, o que for necessário", com 50% de avanço no pagamento.
  16.  # 18

Colocado por: Mighty SparrowNa minha opinião acho que quer um milagre.
    Agarre numa fita métrica e comece a medir paredes, chão, tecto, (retire a área das janelas e portas). Vá para o excel e comece a introduzir os trabalhos que vão ser feitos até ter a casa pronta (coloque aqui, vai ver que se vai esquecer de muita coisa) e tente saber o preço por m2 aqui no forum.

Pergunte aqui no forum, quanto custa o trabalho deles. (provavelmente mandam-lhe uma mensagem privada) mas tente saber quanto custa o trabalho deles. Mais uma vez a sua área é pequena e isso joga a seu favor. E faça as contas.

Sabe, pode compensar contratar um engenheiro...
    1-É impressão minha ou as paredes já têm reboco (rés do chão)?
    2-E se for mais barato incorporar nas paredes umas vigas a suportarem a lage?
    3-E se o empreiteiro lhe propuser uma lage aligeirada mais barata do que a mezzanine de madeira?

Não se engane a si própria, você está a fazer uma casa praticamente nova. Caso contrate um arquitecto ou engenheiro a Ginu não tem que fazer tudo de seguida, mas fica com um plano delineado para seguir e alguém a quem recorrer.
    Concordam com este comentário:Alexluxx,antonylemos

Obrigada! Vou seguir o seu conselho do excel. Se conseguir ser assim tão metódica, publico aqui!

1. Devem ter reboco, mas muito antigo. E pela forma como está a tinta e pelo que me dizem sobre as casas da zona, tenho que pensar bem que materiais vou usar, para não estar a pintar as paredes todos os anos.

2. Manter a lage está fora de questão, já que alguém com 1,80 e uma pala no cabelo, já tem que se baixar. Já no piso de cima, há espaço para quarto e sótão. Há desequilíbrio nas medidas.

3. A madeira do teto e da mezzannine são opções estéticas. Estou pronta para abdicar de outros custos, para ter essa estética (coisas de gaja?).
  17.  # 19

Colocado por: antonylemosnos entendemos, estava a ser um pouco mausinho.

Não se preocupe.Eu conheço o fórum e não venho à procura compreensão. Como, neste momento, sobre estes assuntos, tenho a visão fosca de um recém nascido, qualquer comentário, mesmo os mauzinhos, são bem-vindos. Ajudam a reflectir. A procurar.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  18.  # 20

Colocado por: CastelaGinu,

Não se engane a si própria como alguém disse, mas sobretudo também não se deixe enganar por estes comentários...
    Há muitas formas de deixar a casa com condições de habitabilidade, tirando inclusive partido de uma reconstrução numa estética que se pode dizer mais "crua".
    Agora se a bitola, como é costume por aqui, é de casa com som ambiente e aspiração central, então se calhar com o dinheiro que tem disponível já não consegue...
    Na minha opinião, pelas fotos e pelo que disse, acho que pelo valor que tem disponível é perfeitamente exequível ficar com uma casa agradável.
    E quanto à questão do arquitecto, haja algum que lhe diga que cobra por exemplo 10% do valor que tem disponível para obras, €1.600,00 portanto, mas em que a Ginu o vai recuperar pela optimização que ele fizer em obra e nas soluções. Assim ganham os dois e não ganha só um...
    Agora sem querem € 5.000,00 sem nenhuma garantia...
    Claro que há arquitectos e arquitectos, e por aqui, pelo que me parece, nem todos são mercadores...
    Concordam com este comentário:CMartin,ginu

De momento, o engano e a tentativa é uma coisa que aceito como natural, pela minha parca experiência. Claro que, quanto mais leio, mais vou formando a minha opinião. Por isso estou tão grata a todos pelas opiniões avançadas.

Crua, minimalista, natural, são palavras que definem a ideia que tenho para a casa. Espero que tenha razão na sua avaliação, porque o dinheiro não tem propriedades elásticas e terei que ter muito cuidado para não derrapar. O som ambiente é a minha menor preocupação XD

O arquiteto ou engenheiro não estão totalmente fora de questão. Mas por agora...

0.0264 seg. NEW