Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Atualmente está a decorrer a construção da minha moradia. Para vos situar no "calendário de obra", amanhã será enchida a última placa de betão, e posteriormente começarão a subir as paredes. No entanto, preciso de mais uma pequena ajuda vossa, assim em jeito de desafio.

    No projeto de arquitetura, existe um telheiro com 6 vigas suspensas, e está prevista a colocação de vidro temperado ou outro material transparente em cima das mesmas. No entanto, apesar de gostar muito de ver ao vivo as vigas, faz-me alguma confusão estar assim a acrescentar mais peso ao que já está suspenso, pelo que gostaria de ver alguma alternativa a simplesmente colocar uma placa em cima das vigas, e acrescentando mais peso. O arquiteto que fez o projeto sempre me disse que não haveria problemas estruturais, e o construtor deixou uma inclinação de 3 ou 4 cms a contar com o ajuste que o peso fará com o tempo, mas mesmo assim, gostaria de ver alternativas.

    Falei com o meu construtor, sobre uma ideia que tive, e ele até achou que poderia ser uma boa ideia. Em vez de colocar uma placa em cima das vigas, usar uns perfis entre cada viga para colocar o tal material transparente. Sempre reduziria o peso...

    A ideia sempre foi a de ter um espaço com muita luz, mas que eu possa usufruir quer faça chuva quer faça sol. Assim, e partindo desta premissa, e baseando-se no projeto já aprovado, qual seria para vocês a melhor solução alternativa?

    Obrigado!

    PS: Seguem ilustrações e planta. As medidas são as seguintes:
    Vigas:
    2,85m x 0,35m x 0,30m
    Comprimento x Largura x Altura
    Espaços entre vigas:
    2,85m x 0,65m x 0.60m
    Comprimento x Largura x Altura
      Planta 2.jpg
      Telheiro 2.jpg
      Telheiro.jpg
  2.  # 2

    Alguém por aí???....
  3.  # 3

    Se o arquitecto e construtor dizem que não há problema, tem que acreditar neles (em principio). Pessoalmente não gosto, mas também não estou a ver todo o edifício. Se colocar apenas entre vigas o material transparente tem que usar mais material para o fixar (calhas, perfis)
  4.  # 4

    Colocado por: Zhorae o construtor deixou uma inclinação de 3 ou 4 cms a contar com o ajuste que o peso fará com o tempo

    Então deixou a inclinação para o lado de dentro? ao colocar as placas de vidro ou acrilico vai escorrer a água para a parte de dentro em vez de para fora?
  5.  # 5

    isso não são vigas...isso são "bajolos" lol, como está o pormenor de fixação dessas vigas à viga de betão? deve perguntar ao projetista qual a carga que considerou em cima das vigas.
  6.  # 6

    dará para colocar um saco de boxe?
  7.  # 7

    Tviegas, o construtor (que é meu conhecido) fartou-se de dizer que confiava nos cálculos feitos por quem projetou a estrutura.

    nunos7, a inclinação das vigas está para cima, para que o betão "ajuste" com o passar do tempo, devido ao peso das vigas. As placas transparentes serão colocadas entre as vigas (com perfis) com inclinação para a água escorrer para as traseiras da casa.

    riscos, as vigas estavam projetadas fixar à primeira viga de betão, mas a acompanhei a armação do ferro e vi que eles prenderam o ferro das vigas às 2 vigas da varanda, ou seja, reforçaram o apoio em relação ao que estava projetado (o que me deixou mais tranquilo).

    master_chief, acho que sim :D

    Está assim agora (ficheiro anexo)Telheiro
      IMG_20180517_201050.jpg
  8.  # 8

    Viva Zhora,
    Isto foi o q escreveu no post inicial, de aí eu ter colocado a minha questão/ dúvida.
    Colocado por: Zhorae está prevista a colocação de vidro temperado ou outro material transparente em cima das mesmas


    Como foi deixada inclinação para dentro já terá q ir para a solução q coloca aqui:
    Colocado por: ZhoraAs placas transparentes serão colocadas entre as vigas (com perfis) com inclinação para a água escorrer para as traseiras da casa.
  9.  # 9

    Uma questão para a malta mais técnica, este tipo de "vigas" ao "saírem" da parede 2.85m têm q ter o mesmo comprimento para dentro da placa?
  10.  # 10

    a minha pergunta é se fazia falta coisas tão pesadas? e tantas...
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemosa minha pergunta é se fazia falta coisas tão pesadas?

    Claro que sim!
    A forma a sobrepor-se à função.
  12.  # 12

    pronto zei, nã está aqui mais quem perguntou....
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemosnã está aqui mais quem perguntou....

    Aquilo está tão seguro e o empreiteiro tem tanta confiança que ainda nem tirou as escoras.
    :))
  14.  # 14

    Zhora, pode colocar uma foto pelo lado de fora?
  15.  # 15

    estou curioso sobre a fixação das mesmas.. foram aparafusadas á estrutura ou chumbadas lá pra dento como sugeriu o nuno7?
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemosforam aparafusadas á estrutura ou chumbadas lá pra dento como sugeriu o nuno7?

    Eu não sugeri :) eu perguntei como se fazia? é q acho ter lido em algum outro tópico q quando se fazem varandas, por exemplo, o ferro anda para dentro da placa o mesmo comprimento... aqui penso q se deva aplicar o mesmo principio... é q 2.85m x .35 x .30 só com o ferro a apoiar em uma viga de uns 35cm não sei não...
  17.  # 17

    De verão vai ficar fixe isso...
  18.  # 18

    Boas!
    Peço desculpa pela demora na resposta, mas isto tem sido alucinante...
    O ferro que suporta as vigas ficou preso às 2 vigas da varanda do primeiro andar. No projeto, e de acordo com os cálculos efetuados, até estava marcado para prender apenas à viga no chão da varanda, mas quem armou o ferro puxou o ferro mais atrás e prendeu na viga da casa, paralela à da varanda. (não sei se expliquei bem...)
    Aqui vai a foto por fora:
  19.  # 19

    Boas!
    Peço desculpa pela demora na resposta, mas isto tem sido alucinante...
    O ferro que suporta as vigas ficou preso às 2 vigas da varanda do primeiro andar. No projeto, e de acordo com os cálculos efetuados, até estava marcado para prender apenas à viga no chão da varanda, mas quem armou o ferro puxou o ferro mais atrás e prendeu na viga da casa, paralela à da varanda. (não sei se expliquei bem...)
    Aqui vai a foto por fora:
  20.  # 20

    Não consigo ver a foto...

    Colocado por: ZhoraAqui vai a foto por fora:
 
0.0218 seg. NEW