Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias! Tenho estado a acompanhar este fórum e tenho aprendido várias coisas. Também tenho feito a minha pesquisa pela internet. No entanto, ainda tenho algumas questões que espero conseguir resposta aqui.

    Estou a pensar comprar casa sem mediação imobilária. Irei contractar um advogado que irá analisar todos os documentos necessários. Contudo, questiono-me quando deverá ser feita a avaliação da casa para verificar que não há problemas com a mesma (canalizações, paredes e etc). E que tipo de profissional devo contactar para este efeito? Posso pedir ao advogado para me ajudar neste processo ou não faz sentido nenhum?

    Já agora outra questão. Quando for ver a casa pela primeira vez, preciso de levar algum profissional comigo? Ou só se estiver interessada no imóvel?

    Peço desculpa, mas ainda estou muito confusa com determinados aspectos no que diz respeito a compra de casa.
    Só espero poder fazer as coisas de forma a que não saia prejudicada ou enganada.

    Muito obrigada!
  2.  # 2

    Boas,

    Já há-de passar aqui alguém mais entendidos nestes assuntos, mas entretanto deixo relato da minha experiência. Entre 2012 e 2017 comprei 3 casas, uma para residência própria e uma para rentabilização através de arrendamentos para férias, sendo que esta segunda entretanto vendi e comprei outra no mesmo local.

    Todas estas aquisições foram sem intermediação imobiliária, algo que sempre tento fazer quando compro algum imóvel. Penso que são muito mais as vantagens de não existir intermediação imobiliária. Nem acredito (terei pouca fé) que um agente intermediário defenda o interesse do comprador ao nível que refere. O interesse do agente é que se feche o negócio e não podemos esquecer que se o agente está a intermediar o negócio é porque tem um contrato assinado com o proprietário, de modos que o conhece antes de conhecer o eventual comprador.

    No meu caso em particular, o apartamento T3 que comprei para residir, foi negociado directamente com o construtor pois comprei ainda com o prédio em acabamentos. Como comprei com recurso a crédito à habitação precisamente ao banco que financiava a obra, confiei que o banco (e o avaliador do banco) não me estariam a emprestar dinheiro caso não tivessem noção da qualidade da construção. Por isso não me preocupei e até ao momento não houve problemas de maior. O construtor após finalizada a obra desapareceu e não deu resposta a algumas coisas que ficaram por acabar em todas as fracções e no próprio prédio, mas felizmente são tudo coisas pouco relevantes.

    No primeiro apartamento que comprei para rentabilização, um imóvel já com 30 anos, sem recurso a crédito, tive que ser eu (que sou leigo) a verificar e a arriscar. O apartamento estava renovado pelo próprio proprietário que era dono de uma loja de materiais de construção e confiei na estória que me contou. Renovou para sua casa de férias. E realmente tudo indicava que era esse o caso, pois estava uma renovação muito bem feita e com pormenores que normalmente só fazemos quando é para nós. Ainda assim, pedi que no CPCV se incluísse uma cláusula em que o vendedor afirma que não tem conhecimento de nenhum problema na fracção e no edifício, excepto aquilo que é inerente e normal num prédio com aquela idade. Enquanto proprietário tive 2 ou 3 surpresas desagradáveis mas que foram corrigidas com não mais que 500 euros do meu bolso, pelo que fiquei bastante satisfeito com o negócio.

    No segundo apartamento, localizado no mesmo prédio do primeiro, já conhecia bem o imóvel e o prédio, pois frequentei as reuniões de condomínio. O apartamento em si estava uma lástima mas como comprei para renovar, não me preocupei. Aliás, quanto pior, melhor, pois o estado degradado do mesmo permitiu-me adquiri-lo por um preço excelente e após renovação tudo aquilo que estava lastimável deixou de estar.

    Tudo isto para concluir que, além do que deixei acima a negrito, o melhor conselho que lhe posso dar é que caso se trate de um apartamento ou de uma moradia em propriedade horizontal (condomínio) se dirija aos escritórios da empresa que administra o condomínio e peça para consultar as atas das 3 últimas assembleias de condóminos. Se houver problemas relevantes, é quase garantido que nas atas haverá registo de queixas dos condóminos.

    Se ainda assim quiser tomar mais alguma providência, tente arranjar alguém que perceba de construção e que esteja disposto a lá ir visitar o imóvel consigo. O advogado até pode perceber do assunto, mas também pode perceber tanto ou menos que você. E um agente imobiliário, se estiver a intermediar o negócio, mais depressa omite eventuais problemas para que o negócio se concretize.

    Já agora, em nenhum dos 3 negócios recorri aos serviços de advogado. Aliás, no terceiro apartamento o proprietário era um advogado e ajudou-me ele a esse nível, sempre na base da confiança.

    Boa sorte e bom negócio!

    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  3.  # 3

    Colocado por: daydreamerBons dias! Tenho estado a acompanhar este fórum e tenho aprendido várias coisas. Também tenho feito a minha pesquisa pela internet. No entanto, ainda tenho algumas questões que espero conseguir resposta aqui.

    Estou a pensar comprar casa sem mediação imobilária. Irei contractar um advogado que irá analisar todos os documentos necessários. Contudo, questiono-me quando deverá ser feita a avaliação da casa para verificar que não há problemas com a mesma (canalizações, paredes e etc). E que tipo de profissional devo contactar para este efeito? Posso pedir ao advogado para me ajudar neste processo ou não faz sentido nenhum?

    Já agora outra questão. Quando for ver a casa pela primeira vez, preciso de levar algum profissional comigo? Ou só se estiver interessada no imóvel?

    Peço desculpa, mas ainda estou muito confusa com determinados aspectos no que diz respeito a compra de casa.
    Só espero poder fazer as coisas de forma a que não saia prejudicada ou enganada.

    Muito obrigada!


    Em relação à documentação penso que fica mais barato, com a mesma qualidade, se contratar um solicitador com experiência. Faça a escritura num cartório notarial publico (os Bancos dão preferência por várias razões). Quanto ao estado da habitação leve um construtor civil ou engenheiro quando estiver mesmo mesmo interessado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  4.  # 4

    Ir ao local a horas diferentes,para apreciar: exposição solar,tipo de vizinhança, estacionamento, transportes públicos...
    Pode perguntar no café da zona como é a construção...
    Por 1000€ um advogado verifica as papeladas.É uma salvaguarda sobretudo se na origem da venda há: partilhas, divórcio ou dívidas por quem está a vender.
    Concordam com este comentário: Anacarreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  5.  # 5

    Colocado por: PalhavaPor 1000€ um advogado verifica as papeladas.

    Se pedir financiamento, o banco trata disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  6.  # 6

    Bom dia, muito obrigada a todos pelos seus comentários!

    @P_Lopez : muito obrigada por partilhar as suas experiências. E obrigada pelas suas dicas. Aproveitava para lhe colocar mais uma questão. Quando pôs a casa a arrendar, também fê-lo sozinho, sem intermediários?

    @bluewings: Obrigada. Vou tentar averiguar. Por acaso, sabe onde posso encontrar um construtor civil ou engenheiro. Aqui no fórum?

    @Palhava : muito obrigada pelas suas sugestões. De facto, não me tinha ocorrido ir ao local a horas diferentes,para apreciar os diferentes aspectos referidos. Ficou registado!

    @Picareta: obrigada, mais uma coisa que aprendi. Mas de facto, ainda não sei se vou pedir financiamento.

    Fico a aguardar mais comentários e partilha de experiências de quem comprou casa sem mediação imobiliária.
    Desde já obrigada.
  7.  # 7

    Colocado por: daydreamer
    @bluewings: Obrigada. Vou tentar averiguar. Por acaso, sabe onde posso encontrar um construtor civil ou engenheiro. Aqui no fórum?

    Eles andam ai. Pode abrir um pedido, referindo a zona de interesse e pode ser que alguém esteja interessado.

    Ou então contrata um "Perito avaliador de imóveis" certificado pela CMVM na sua zona
    http://web3.cmvm.pt/sdi/peritos/peritos.cfm
    Telefone e peça preços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  8.  # 8

    @bluewings: ok, obrigada pela dica. Vou ver disso.

    Já agora mais uma questão, quando se dá o "sinal" aquando do contrato promessa compra e venda, costuma ser em cash, cheque, transferência? Ou é indiferente? Ou depende da preferência do vendedor?

    Se alguém puder partilhar todo o processo detalhado de compra de casa (sem mediação imobiliária) desde o primeiro passo em que se vê casa, se coloca oferta, etc... Quando é suposto neste processo levar o advogado comigo e se depois a papelada necessária fica a cargo do advogado aceder.

    Peço desculpas por tantas perguntas. Mas de facto, é a primeira vez, e quero estar dentro do assunto quando for para a frente com isto.

    Aguardo também partilha de experiências em casos semelhantes. Quanto mais aprender, melhor.

    Muito obrigada!
  9.  # 9

    Eu comprei e vendi sem mediação. Para o comprador é indiferente, é só menos uma pessoa a tentar "influenciá-lo" e a encarecer o negócio. O advogado serve para analisar a documentação que vai assinar, ou seja, o cpcv e depois o contrato de venda em si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  10.  # 10

    Colocado por: daydreamerJá agora mais uma questão, quando se dá o "sinal" aquando do contrato promessa compra e venda, costuma ser em cash, cheque, transferência? Ou é indiferente? Ou depende da preferência do vendedor?


    Preferencialmente em cheque visado/administrativo.

    Tenha sempre um comprovativo dos pagamentos que efetuar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  11.  # 11

    Colocado por: nielskyPreferencialmente em cheque visado/administrativo.

    Para pagamento de um sinal o cheque não precisa de ser visado.

    Colocado por: nielskyTenha sempre um comprovativo dos pagamentos que efetuar.

    O comprovativo é o próprio cpcv, se estiver lá referido o pagamento do sinal.
    Concordam com este comentário: Joanita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  12.  # 12

    O Contas-poupança fez uma reportagem fantástica, a explicar quase passo a passo o processo. Qual é a papelada necessária, onde ir, necessidade de solicitador/advogado e onde procurar por um e custos aproximados.

    Não sei se posso publicar links, mas basta procurar por "SIC notícias alternativas para vender a sua casa".

    Espero que seja útil
    Concordam com este comentário: TiZedaMotinha, 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  13.  # 13

    Colocado por: mourinho2018Não sei se posso publicar links,

    Já o fiz num outro tópico.
    http://contaspoupanca.pt/2018/01/17/video-alternativas-vender-casa/
    Concordam com este comentário: mourinho2018
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  14.  # 14

    Muito obrigada a todos pelos vossos comentários e sugestões!

    Obrigada também pela partilha da reportagem, muito útil, sem dúvida!
  15.  # 15

    Colocado por: daydreamer
    @P_Lopez : muito obrigada por partilhar as suas experiências. E obrigada pelas suas dicas. Aproveitava para lhe colocar mais uma questão. Quando pôs a casa a arrendar, também fê-lo sozinho, sem intermediários?
    .


    Boas. Provavelmente já vi tarde, mas aqui fica a minha resposta.

    O apartamento que comprei foi para arrendamento para férias em Alojamento Local. Durante os primeiros tempos tratei eu sempre de tudo (angariação de hóspedes no OLX e no Airbnb, limpezas, check-in e check-out, lavandarias, etc.). A partir de certa altura arranjei uma empresa que trata das limpezas e das lavandarias e que também faz check-in e check-out quando eu não posso. Ou seja, 80% das vezes tenho disponibilidade para ir eu pessoalmente receber e despedir-me dos hóspedes mas quando por algum motivo não posso basta avisá-los e eles tratam disso. Até ao momento estou satisfeito.

    A angariação de hóspedes penso que é um desperdício deixá-la para terceiros. Quer dizer, se calhar depende da localização e características do imóvel... O meu como se arrenda muito bem, basta anunciar nos portais destinados a este tipo de anuncio e já está. Por isso não faz sentido estar a pagar comissões que geralmente até são grandes. Não obstante, o Airbnb, Booking, etc, também cobram comissão, mas pronto, se no OLX meto a 500, nesses sites meto a 650 para cobrir a comissão.

    Para vender (vendi 4 apartamentos nos últimos 6 anos) uso OLX, CustoJusto, CasaSapo e GreenAcres.

    Bons negócios!

    -
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  16.  # 16

    @P_Lopez Muito obrigada!
    No meu caso, estou a viver no estrangeiro, daí ponderar precisar de ajuda para arrendar o apartamento (se conseguir comprar quando for a Portugal).


    Queria também perguntar o seguinte: qual a melhor forma de saber se o preço que pedem pelo imóvel é "justo"? Para além de comparar com imóveis semelhantes... Se contratar um "Perito avaliador de imóveis" , dizem-me também o valor que o imóvel vale?

    Um bem-haja a todos!
  17.  # 17

    Colocado por: P_LopezComo comprei com recurso a crédito à habitação precisamente ao banco que financiava a obra, confiei que o banco (e o avaliador do banco) não me estariam a emprestar dinheiro caso não tivessem noção da qualidade da construção.


    Big lol.
  18.  # 18

    Colocado por: daydreamer

    Queria também perguntar o seguinte: qual a melhor forma de saber se o preço que pedem pelo imóvel é "justo"? Para além de comparar com imóveis semelhantes... Se contratar um "Perito avaliador de imóveis" , dizem-me também o valor que o imóvel vale?


    Sim, o perito faz a avaliação mas às vezes o valor que dão não é o valor de mercado.
    O ideal era ter uma pessoa de sua confiança que visitasse o imóvel há vários factores que podem influenciar o valor, exposição solar, vistas, localização etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
  19.  # 19

    Colocado por: P_Lopez

    Boas. Provavelmente já vi tarde, mas aqui fica a minha resposta.

    O apartamento que comprei foi para arrendamento para férias em Alojamento Local. Durante os primeiros tempos tratei eu sempre de tudo (angariação de hóspedes no OLX e no Airbnb, limpezas, check-in e check-out, lavandarias, etc.). A partir de certa altura arranjei uma empresa que trata das limpezas e das lavandarias e que também faz check-in e check-out quando eu não posso. Ou seja, 80% das vezes tenho disponibilidade para ir eu pessoalmente receber e despedir-me dos hóspedes mas quando por algum motivo não posso basta avisá-los e eles tratam disso. Até ao momento estou satisfeito.

    A angariação de hóspedes penso que é um desperdício deixá-la para terceiros. Quer dizer, se calhar depende da localização e características do imóvel... O meu como se arrenda muito bem, basta anunciar nos portais destinados a este tipo de anuncio e já está. Por isso não faz sentido estar a pagar comissões que geralmente até são grandes. Não obstante, o Airbnb, Booking, etc, também cobram comissão, mas pronto, se no OLX meto a 500, nesses sites meto a 650 para cobrir a comissão.

    Para vender (vendi 4 apartamentos nos últimos 6 anos) uso OLX, CustoJusto, CasaSapo e GreenAcres.

    Bons negócios!

    -
    Estas pessoas agradeceram este comentário:daydreamer
    Só por curiosidade, quanto é que a empresa cobra só pelo serviço da limpeza, lavandaria, check in/out? Quantia fixa ou %%%?
  20.  # 20

    O valor de um imóvel é aquele que estiverem dispostos a dar por ele, não há perito que valha. Os valores de imóveis semelhantes no mesmo local pode dar uma ideia, mas há tantas variáveis que alteram o valor.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daydreamer
 
0.0255 seg. NEW