Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ando ponderar em construir uma moradia e estou a pensar contratar um arquiteto que ninguém gosta de trabalhar com ele( empreiteiros e donos da obra) por ser muito exigente, argumentar que a obra é dele e que terá que ser como ele quer. Como sou trabalhador liberal e tenho mt tempo livre,poderei acompanhar a obra mas não tenho conhecimentos. Irei optar por contratar o bruto da construção até ao telhado e depois adjudicar o resto dos trabalhos, bem como a compra da maioria do material aplicar! Acham que faço bem contratar um arquiteto exigente e de quem todos se queixam e Como é que poderei salvaguardar me de dissabores com o mesmo. Ainda não estabeleci qualquer contacto mas apurei que cobra cerca de 10000 euros com tudo! O que é que será tudo?
  2.  # 2

    Colocado por: Kazuza148O que é que será tudo?

    Isso tem que lhe perguntar a ele.

    Colocado por: Kazuza148Acham que faço bem contratar um arquiteto exigente e de quem todos se queixam

    Não!
    O profissional que for que não consegue manter uma boa relação de trabalho com os diversos intervenientes, é um mau profissional.
    Ainda que seja um excelente "desenhador" continua a ser um mau profissional.

    Colocado por: Kazuza148argumentar que a obra é dele e que terá que ser como ele quer

    Isto demonstra que é um péssimo profissional.
    Não passa de um artista. Esses sim, os artistas, podem fazer o que lhes dá na real gana porque as obras são deles.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  3.  # 3

    E se falasse com os clientes? Será que ficaram satisfeitos com o resultado?
  4.  # 4

    Colocado por: PalhavaE se falasse com os clientes? Será que ficaram satisfeitos com o resultado?

    Um arquiteto que se sobrepõe à vontade do cliente.Esse sim, não contratava!!!
    Concordam com este comentário: eu, jorgferr, nunorocha, i.seabra, LeaR
  5.  # 5

    Se tiver uma carteira sem fundo presumo que não vá ter problemas e vá ficar uma coisa à maneira. Se o dinheiro escasseia lembre-se que esse tipo de arquitecto quer é uma coisa jeitosa no portefólio.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    • hsi
    • 18 abril 2018

     # 6

    Boas,

    Tem é que ver é quanto é que vai cobrar ao arquiteto para você ficar com uma casa ao gosto dele... :):)

    Gostos não se discutem e bem ou mal, os profissionais têm que ir ao encontro do cliente e não ao contrário; claro que certamente haverá limites de parte a parte.
  6.  # 7

    A casa será para ficar ao nosso gosto e com os materiais escolhidos por nós, seremos firmes nisso. Se não tivesse tempo possivelmente ira seguir o conselho do arquiteto a nivel das opções de material e aí sairia mais caro. Mas como sabemos o que queremos e já fizemos remodelaçoes profundas 2 moradias acho que serão os aplicadores do material (empreiteiros) a chatearem se. Nós procuramos alguém que acompanhem bem a obra e faça cumprir o estipulado.
  7.  # 8

    Colocado por: Kazuza148Ando ponderar em construir uma moradia e estou a pensar contratar um arquiteto que ninguém gosta de trabalhar com ele( empreiteiros e donos da obra) por ser muito exigente, argumentar que a obra é dele e que terá que ser como ele quer.


    não sei o que lhe dizer Kazuza. existem mais arquitectos por ai, não seria melhor prudente ver o portefólio de mais arquitectos?

    o facto de um arquitecto ser exigente, não é uma coisa má, no meu ponto de vista até é uma coisa boa. certamente que é por ser exigente que os empreiteiros podem não gostar de trabalhar com ele. o que os empreiteiros gostam é de trabalhar sem ninguém a os incomodar.

    mas não acho normal os donos da obra também não gostarem de trabalhar com ele e ele passar por cima das opiniões dos donos da obra para fazer valer a sua opinião. pode e deve argumentar para tentar demover o dono da obra de um ponto de vista que para ele é errado. exemplo extremo, colocar um wc a abrir directamente para o meio da sala. Mas se o dono da obra quer o wc nesse sitio o arquitecto ou faz ou abandona o projecto.
  8.  # 9

    Colocado por: Kazuza148Nós procuramos alguém que acompanhem bem a obra e faça cumprir o estipulado.

    Para isso é que a lei o obriga a contratar um fiscal.
    Este técnico deve ser independente da equipa projetista
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 10

    É fugir de arquitetos que gostam de brilhar com o dinheiro dos clientes.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 11

    Haver muitas queixas pode nem ser mau, podem ser outros técnicos ou fornecedores a queixar-se do grau de exigência/mania.

    Por outro lado, se até os clientes se queixam, basicamente é você a ver a sua vida daqui por uns meses... só se queixa quem tem razões de queixa... agora, se os empreiteiros se queixam mas os clientes gostaram, em princípio não deve haver problemas de maior.
    • LeaR
    • 18 abril 2018

     # 12

    Basicamente o que ele diz é:
    "se eu acho que a casa fica mais bonitinha com este pormenor, ou este design, ou esta disposição, eu é que mando porque eu é que sou o arquitecto! vocês têm sugestões? Pois fiquem com elas..."

    Uma coisa é sugerir, outra coisa é exigir.
  11.  # 13

    Colocado por: J.FernandesÉ fugir de arquitetos que gostam de brilhar com o dinheiro dos clientes.
    espera l]a.. vamos brilhar com o qu|e ent\ao??

    o arquitecto ser exigente parece/me a mim uma coisa boa, que ele seja exigente com o trabalho dos empreiteiros tambem me parece uma coisa muito boa.. eles assim n\ao fazem das deles.. a relacao com os cliente.. bem.. pode ser a seu gosto, vc tera de ver se gosta do trabalho dele, se gostar forca, parece uma boa opcao.
  12.  # 14

    Meus caros, este ponto para mim é de relevante importância pois é bom que os DO percebam que TODOS os envolvidos nas diversas fases da construção têm (ou devem ter) uma palavra a dizer.
    Ao longo da minha curtissima experiência profissional já me deparei com projectos bastante interessantes e já reuni com diversos Arquitectos.
    Posso dizer com toda a segurança que com a grande maioria aprendi e ensinei, trocaram-se ideias, experiências e até se testaram novas ideias. Até hoje, somente por uma vez me deparei com um Arq. do género descrito no post de introdução deste tópico e posso afiançar que quando a "exigência" e a "cagança" do "quero posso e mando" andam de mãos dadas, regra geral as coisas não correm bem.
    É preciso saber fazer a destrinça entre um profissional exigente TÉCNICAMENTE e um profissional exigente ESTÉTICAMENTE. É que, se a estética é discutivel, ou indiscutivel pois gostos não se discutem, a arte técnica é conveniente que seja deixada ao critério do profissional aplicador ou mais que não seja, convem que o Arq. ao menos esteja disposto a debater ideias e tenha abertura de espirito para perceber que certas ideias ficam muito bem no papel e um desastre na prática.
    Resumindo, há que tentar perceber a verdadeira definição de "exigente"...
    Concordam com este comentário: Skinkx
  13.  # 15

    Colocado por: antonylemosespera l]a.. vamos brilhar com o qu|e ent\ao??

    o arquitecto ser exigente parece/me a mim uma coisa boa, que ele seja exigente com o trabalho dos empreiteiros tambem me parece uma coisa muito boa.. eles assim n\ao fazem das deles.. a relacao com os cliente.. bem.. pode ser a seu gosto, vc tera de ver se gosta do trabalho dele, se gostar forca, parece uma boa opcao.

    Eu sei bem a que é me estou a referir: são uns tipos que se julgam umas estrelas, que no decorrer de uma construção acham que o dono de obra não pode, por exemplo, trocar a madeira do piso por outra que acham que ficará melhor, ou que não pode trocar o cerâmico do wc por um mais barato porque acham que isso vai desvirtuar o projeto deles, ou que tem que se colocar exatamente aqueles puxadores das portas que correspondem às condições técnicas e que só se encontram numa empresa alemã de encomenda, por um balúrdio, etc, etc. É isto que é querer brilhar com o dinheiro dos outros, para depois ter boas fotos para as revistas de arquitetura.

    Aqui na zona do Porto, há uns artistas desses que conheço que fizeram a vida negra a alguns donos de obra. Quando alguém me pede que recomende alguém para um projeto de arquitetura, faço questão de recomendar a máxima distância deles. É o dono de obra que sofre não é o empreiteiro.
  14.  # 16

    Muitos arquitectos desenham as casas, não para os clientes, mas para ficarem bonitas no seu portfolio e sites.

    Desses arquitectos é de fugir na minha oipinião.

    Conheço casos que foram um autêntico pesadelo, por exemplo alguem que queria uma casa de desenho clássico, telhaho inclinado em telha e beirado português, mas o arquitecto desenhou-lhe uma casa ultra-moderna de telhado plano. Esta casa iria ter uma certa visibilidade na cidade.

    O dono de obra rejeitou o projecto, depois de muita guerra, o dono de obra acabou por pagar ao arquitecto uma espécie de indmnização para ele se afastar, e contratar outro, o que efectivamente aconteceu.

    Neste caso o dono de obra até tinha meios finaceiros...
  15.  # 17

    o dono de obra acabou por pagar ao arquitecto uma espécie de indmnização para ele se afastar
    pagou porque quis. Penso eu que se o arqº não soube seguir o programa e não queria atender ao pedido não devia ter pegado no projecto. ao que o cliente não tinha nada que pagar.
 
0.0233 seg. NEW