Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá bom dia, queria saber se alguém me consegue esclarecer quanto a este assunto . Sou inquilina, estou nesta casa há 3anos, agora que engravidei e fiquei sem trabalho a minha senhoria decidiu aumentar me a renda mais 90€, gostava de saber se é possível um aumento tão grande , e caso não aceite esse aumento tenho um mês para sair .. será possível ?? Obrigada
  2.  # 2

    supostamente o aumento de rendas só pode ser feito conforme o coeficiente de actualização, que é de 1.0112%, ou seja perto de 11€ para uma renda de 1000€. Logo, esse aumento não é possível

    Também só pode ser actualizado uma vez por ano.

    Adicionalmente "No entanto o aviso por carta não garante o aumento automático da renda, uma vez que o inquilino pode recusar a proposta de aumento da renda, devido por exemplo a uma situação de carência financeira comprovada.", se está sem trabalho, parece-me uma boa razão para não aceitar o aumento de renda, mas sobre isto já não tenho a certeza se tem direito.
  3.  # 3

    Colocado por: Lilianaa, agora que engravidei e fiquei sem trabalho a minha senhoria decidiu aumentar me a renda

    Isso é independente de um possível aumento da renda.


    Colocado por: Lilianaamais 90€, gostava de saber se é possível um aumento tão grande ,

    O que é que diz o contrato que assinaram? Qual o prazo do contrato? O que é que o contrato prevê relativamente a eventual renovação do mesmo?


    Colocado por: Lilianaacaso não aceite esse aumento tenho um mês para sair .. será possível ??

    Mais uma vez, dependerá do contrato ... mas um mês parece-me pouco.
  4.  # 4

    Colocado por: AnaC21"No entanto o aviso por carta não garante o aumento automático da renda, uma vez que o inquilino pode recusar a proposta de aumento da renda, devido por exemplo a uma situação de carência financeira comprovada.", se está sem trabalho, parece-me uma boa razão para não aceitar o aumento de renda, mas sobre isto já não tenho a certeza se tem direito.

    Num contrato recente, a alternativa é sair da casa.
    Concordam com este comentário: AnaC21
  5.  # 5

    Colocado por: JOCOR
    Num contrato recente, a alternativa é sair da casa.


    Tem razão, onde li nao especificava isso, só noutra página. De qualquer das formas, não pode subir 90€ só porque sim. No máximo pode opor-se à renovação e iniciar um novo contrato com esse valor.
  6.  # 6

    Provavelmente é o que está a acontecer. É a altura da renovação e a senhoria só aceita renovar com nova renda 90€ mais cara.
  7.  # 7

    Mas para um senhorio se opor à renovação de contrato não tem que apresentar um motivo tal como afirmado na página baixo?

    http://portal.uniplaces.com/pt-pt/rescindir-um-contrato-arrendamento/

    Aí, dizem que os motivos possíveis são:

    1. por necessidade do imóvel para habitação do próprio ou respetivos descendentes em primeiro grau

    2. ou na demolição ou realização de obras de remodelação ou restauro profundos que obriguem à desocupação do imóvel ou que tenham um custo de 25% do valor patrimonial do mesmo.

    Por isso me faz confusão como são sustentadas os casos de não renovação de que tanto se fala na comunicação social... O que me está a falhar?
  8.  # 8

    Colocado por: unclescroogeMas para um senhorio se opor à renovação de contrato não tem que apresentar um motivo

    Não. No fim do prazo de duração do contrato (desde que cumpra o prazo de prévio aviso - referido nesse artigo) o senhorio e/ou o inquilino podem opor-se à renovação do contrato, sem qualquer justificação.


    Colocado por: unclescroogeAí, dizem que os motivos possíveis são:

    1. por necessidade do imóvel para habitação do próprio ou respetivos descendentes em primeiro grau

    2. ou na demolição ou realização de obras de remodelação ou restauro profundos que obriguem à desocupação do imóvel ou que tenham um custo de 25% do valor patrimonial do mesmo.


    Isso é para a RESCISÃO, conforme lá indica.
    Rescisão é terminar um contrato antes do seu termo previsto nesse contrato.




    Colocado por: unclescroogeO que me está a falhar?

    Distraiu-se com os conceitos - RESCISÃO e "Renovação/oposição à renovação".
  9.  # 9

    A senhoria enviou me uma carta registada a cerca de um mês, no entanto a minha cunhada falou com a senhora onde ela disse que como estou nesta situação, sem trabalho e vou ter o meu filho daqui a uma semana a renda ficava o mesmo valor e tínhamos o tempo que quizessemos para sair, passado este mês ligou a dizer que temos que pagar os 100€ a mais, que tem que fazer um novo contrato .. existe algum sítio onde me possa dirigir para saber os meus direitos?? Se eu rejeitar fazer esse novo contrato e continuar a pagar o valor que sempre paguei até aqui ela pode por me fora de casa ?
      IMG_20180418_184351.jpg
  10.  # 10

    Por fora de casa não pode por. É tenho dúvidas que possa tira lá daí tendo um filho com menos de 5 anos. Consulte um advogado é a melhor solução
  11.  # 11

    Colocado por: PedroGomesPor fora de casa não pode por. É tenho dúvidas que possa tira lá daí tendo um filho com menos de 5 anos. Consulte um advogado é a melhor solução



    Se a senhoria se opuser a renovação do contrato não pode tira la de la por ter um filho com menos de 5 anos?
  12.  # 12

    Fale com um advogado pois disseram me algo do género mas não fui ver se era ou não verdade
  13.  # 13

    Não aceite um aumento tão grande. Como já disseram aqui, não corresponde à taxa aprovada e a carta a pedir aumentos também não pode ser enviada em qualquer altura.
    Diga-lhe isso mesmo e peça-lhe que respeite a lei.
    Ninguém a pode despejar sem justa causa e o facto de recusar um aumento desproporcionado não é razão válida.
    Se deixar de pagar, nem o facto de estar grávida a salva.
    Ela terá que respeitar a parte dela e a senhora, grávida ou não, também.
  14.  # 14

    Colocado por: JacintaNão aceite um aumento tão grande. Como já disseram aqui, não corresponde à taxa aprovada e a carta a pedir aumentos também não pode ser enviada em qualquer altura.
    Diga-lhe isso mesmo e peça-lhe que respeite a lei.
    Ninguém a pode despejar sem justa causa e o facto de recusar um aumento desproporcionado não é razão válida.
    Se deixar de pagar, nem o facto de estar grávida a salva.
    Ela terá que respeitar a parte dela e a senhora, grávida ou não, também.

    A ignorância é muito atrevida.

    O contrato termina e conforme ambos assinaram no início do contrato, a senhoria está a avisar a inquilina que o contrato terminou.

    Se depois quiserem fazer novo contrato esse pode ser por um valor 100, 200 ou 300 euros para cima ou para baixo, conforme aquilo que acordarem.
    O aumento dos 1,12% é apenas para os contratos que continuam em vigor.
  15.  # 15

    Muito me conta. Vivo fora do país e vou aprofundar isso com o advogado para a semana que vem.
    Tenho apartamentos arrendados na margem Sul e um na linha de Sintra.
    Não conhecia esse detalhe.
    Nunca aumentei e sempre renovei os contratos automaticamente.
    Os contratos que tenho dizem que têm uma duração de 3 anos, que começam tal dia e acabam tal dia e que podem ser prorrogados por períodos de um ano. Não falam que passados os 3 anos podem ser dissolvidos e substituídos por outros.
    É bom e interessante.
    Por vezes, é dialogando que se descobrem coisas.
    Depois direi.
  16.  # 16

    Colocado por: JacintaMuito me conta. Vivo fora do país e vou aprofundar isso com o advogado para a semana que vem.
    Tenho apartamentos arrendados na margem Sul e um na linha de Sintra.
    Não conhecia esse detalhe.
    Nunca aumentei e sempre renovei os contratos automaticamente.
    Os contratos que tenho dizem que têm uma duração de 3 anos, que começam tal dia e acabam tal dia e que podem ser prorrogados por períodos de um ano. Não falam que passados os 3 anos podem ser dissolvidos e substituídos por outros.
    É bom e interessante.
    Por vezes, é dialogando que se descobrem coisas.
    Depois direi.
    poder podem. Agora resta saber se os inquilinos têm capacidade para tal aumento e depois corre o risco de perder um bom pagador e colocar aí um caloteiro e para ganhar mais 50 ou 100€ não vai ter mais prejuízo do que benefício
    Concordam com este comentário: Jacinta, jorgferr, AnaC21
 
0.0192 seg. NEW